sábado, 14 de novembro de 2009

Série B – Complemento da 36ª rodada com equilíbrio nas duas pontas da tabela

Share |

Por Gabriel Seixas

Neste sábado, sete partidas completaram a antepenúltima rodada da Série B. Quem esperava outro time além do Vasco garantido na primeira divisão com antecedência se decepcionou. O Guarani teve a chance, afinal, só precisava vencer para conquistar o feito. Mas o adversário era o Ceará, 3º colocado, fora de casa. O jogo foi polêmico. Léo Mineiro marcou para o Bugre, mas também no finzinho do primeiro tempo, Anderson empatou, num gol que gerou polêmica, mas foi legal. Depois de uma longa paralisação devido a queda de energia (mais de uma hora e meia), as duas equipes voltaram a campo. E Léo Mineiro recolocou o Guarani na frente. Porém, João Marcos empatou no finzinho e deu números finais ao jogo. O Guarani, vice-líder com 66 pontos, só precisa de um empate na próxima rodada para garantir o acesso. O Ceará permanece em 3º, com dois pontos a menos.

No jogo da outra equipe que completa o G-4, o Atlético Goianiense visitou o Ipatinga e perdeu por 1 a 0. Os goianos passaram aperto na partida, mesmo porque tiveram o zagueiro Antônio Carlos expulso ainda no primeiro tempo. Então, na etapa final, Amílton marcou um bonito gol para o Tigre, num ótimo chute de fora da área. Mesmo perdendo, o time continua entre os quatro primeiros, com dois pontos a mais que o Figueirense, quinto colocado.

O Figueirense sustentou suas mínimas chances de acesso ao vencer o Bragantino, em casa, por 2 a 1, de virada. Emerson colocou o Braga na frente no segundo tempo, mas dois minutos depois, João Paulo marcou contra e empatou. Aos 37 minutos, a missão de fazer o gol da vitória ficou por conta do artilheiro Rafael Coelho, que fez seu 17º gol na competição, tornando-se artilheiro isolado. O Figueira está em 5º lugar, com 60 pontos, a dois pontos do G-4.

Na briga contra o rebaixamento, o Brasiliense entrou no Z-4 com a humilhante derrota para o já rebaixado ABC por 6 a 2. Júnior Negão foi o destaque do jogo, marcando três gols. João Paulo, com dois, e Gabriel completaram a surpreendente goleada. Fábio Júnior e Júlio César, cobrando pênalti, fizeram os gols dos candangos, que há algumas rodadas estavam estáveis no meio da tabela, e agora amargam o perigo de ser rebaixado.

Quem venceu e ganhou moral foi o Bahia, com a vitória fora de casa sobre a Ponte Preta, por 3 a 1. Jael, Beto e Paulo Isidoro marcaram para o tricolor, enquanto Reis descontou pros paulistas. Outro que venceu e minimizou suas chances de rebaixamento foi o Vila Nova, que fez 2 a 1 no Fortaleza, e de quebra, afundou ainda mais os cearenses, que estão virtualmente rebaixados. Ricardinho e Otacílio marcaram com Vila, enquanto Rogerinho fez o de honra do tricolor.

Completando a rodada, São Caetano e Juventude fizeram um jogo fraquíssimo e não saíram do zero. Enquanto os paulistas só cumprem tabela na competição, o Ju ainda tenta escapar de vez do rebaixamento. Os gaúchos ocupam a 14ª posição, com 44 pontos.

Classificação (após 36 rodadas):

1º Vasco – 76
2º Guarani – 66
3º Ceará – 64
4º Atlético/GO – 62

5º Figueirense – 60
6º Portuguesa – 58
7º Ponte Preta – 52
8º Paraná – 51
9º Bragantino – 50
10º Vila Nova – 48 (14 vitórias)
11º São Caetano – 48 (13 vitórias, saldo 12)
12º Duque de Caxias – 48 (13 vitórias, saldo -4)
13º Bahia – 45 (12 vitórias)
14º Ipatinga – 45 (11 vitórias)
15º Juventude – 44
16º América-RN – 42 (12 vitórias, saldo -13, 48 gols marcados)
17º Brasiliense – 42 (12 vitórias, saldo -13, 41 gols marcados)
18º Fortaleza – 37
19º ABC – 35
20º Campinense – 33

Nenhum comentário: