sábado, 14 de novembro de 2009

Eliminatórias Africanas – Muita emoção e mais duas seleções na Copa

Share |

Por Gabriel Seixas

Era pra ter sido o "encerramento" das eliminatórias africanas para a Copa (que de fato não seria hoje, pois Mali e Gana se enfrentam amanhã, mas só para cumprir tabela), afinal, a expectativa era de que as últimas três vagas para o torneio fossem preenchidas. Mas o Egito não deixou: venceu a Argélia por 2 a 0, empatou com os argelinos nos critérios de desempate e forçaram um jogo extra que será disputado na quarta-feira, no Sudão, por estas mesmas seleções. Foi um jogo memorável: vencendo por 1 a 0, os egípcios precisavam marcar pelo menos mais um gol para forçar um playoff, e só conseguiu furar a retranca argelina aos 50 do segundo tempo, com Meteab. Nos outros confrontos, também com alguns contornos de dramaticidade, a Nigéria conseguiu se garantir na Copa, eliminando a Tunísia, que jogou fora a classificação ao perder para Moçambique. Tranquilidade mesmo só de Camarões, que bateu o Marrocos por 2 a 0 e também estará na Copa do ano que vem. Confira um resumo de todos os grupos das eliminatórias africanas, e mais um especial sobre Bahrein e Nova Zelândia, que disputaram uma repescagem também neste sábado valendo vaga pra Copa. Melhor para os neozelandeses, que venceram por 1 a 0 e voltam ao Mundial após 28 anos.

Grupo A

Dependendo apenas de si para se classificar para a Copa do Mundo, Camarões fez seu papel e derrotou Marrocos, fora de casa, por 2 a 0. Os comandados de Paul Le Guen garantiram sua quarta vitória consecutiva com um gol em cada tempo, justamente da dupla de ataque camaronesa: Webó e o artilheiro Eto’o.

Torcendo por um tropeço de Camarões, Gabão foi visitar Togo com a missão de vencer para manter vivas as esperanças de se classificar para sua primeira Copa do Mundo. Mas com a vitória tranquila dos Leões Indomáveis no outro jogo, Gabão desanimou e acabou perdendo por 1 a 0. O gol dos togoleses foi marcado por Ayité, que entrou no segundo tempo.

Classificação Final:

1º Camarões - 13
2º Gabão - 9
3º Togo - 8
4º Marrocos - 3

Grupo B

O improvável aconteceu. A Nigéria está classificada para a Copa do Mundo de 2010! Precisando não só vencer, como torcer por tropeço da Tunísia, os nigerianos conseguiram a façanha. Primeiro, fizeram sua parte e derrotaram o Quênia por 3 a 2, fora de casa. E não foi fácil. Aos 16 minutos, Oliech fez para Quênia. Mas, na segunda etapa, Oba-Oba Martins, que entrou durante o jogo, e Yakubu viraram o placar. E pra quem pensou que a vitória estava selada, o queniano Wetende empatou novamente. Mas, a sete minutos do fim, Martins marcou seu segundo gol no jogo, o terceiro da Nigéria, e o da classificação de sua seleção à Copa do Mundo do ano que vem.

Mas a classificação da Nigéria também se deve a Moçambique, afinal, mesmo eliminados, conseguiram derrotar a empolgada Tunísia, em casa, por 1 a 0. Dependendo apenas de si para garantir a classificação, os tunisianos jogaram com tranquilidade, mas foram castigados duplamente aos 38 minutos do segundo tempo: Neste mesmo minuto no outro jogo, Martins fazia 3 a 2 para a Nigéria, enquanto neste, Dario fez o gol da vitória de Moçambique, tirando a classificação praticamente certa dos tunisianos para a Copa.

Classificação Final:

1º Nigéria - 12
2º Tunísia - 11
3º Moçambique - 7
4º Quênia - 3

Grupo C

No confronto direto valendo uma vaga pra Copa, Egito e Argélia se enfrentaram na Cidade do Cairo. Os egípcios tinham uma missão difícil, mas não impossível: vencer os argelinos por 3 gols de diferença para se classificar antecipadamente. Uma vitória por apenas um gol não bastava, pois a Argélia levaria vantagem no saldo de gols. Vitória por 2 gols forçaria um jogo extra, numa espécie de playoff. Precisando vencer, os egípcios começaram a todo vapor: com 2 minutos de jogo, Amr Zaki abriu o placar. A partir daí, o Egito se lançou a frente buscando os gols que lhe faltavam. A Argélia se defendeu, curiosamente segurando a derrota pelo placar mínimo, que lhe dava a vaga. Mas foi o Egito que marcou novamente, de forma heróica aos 50 do segundo tempo, com Meteab, que entrou no segundo tempo. Com isso, as duas equipes se enfrentarão, nesta quarta-feira no Sudão, no jogo extra para definir o último africano que irá a Copa. Seguramente, foi um dos melhores jogos do sábado, que foi decidido apenas no minuto final. Ou melhor, que adiou a decisão para quarta-feira. Haja coração! De fato, uma partida memorável.

Completando o grupo, as eliminadas Ruanda e Zâmbia se enfrentaram, e empataram em 0 a 0, num jogo pobre de nível técnico e emoção. Enquanto Zâmbia terminou com cinco pontos no grupo, em 3º, Ruanda amargou a lanterna, com apenas dois pontos ganhos.

Classificação:

1º Argélia - 13
Egito - 13
3º Zâmbia - 5
4º Ruanda - 2

Grupo D

A primeira seleção africana a se classificar para a Copa do Mundo, Gana (depois da anfitriã África do Sul, é claro) fará seu confronto contra Mali apenas no domingo, mas o jogo serve apenas para cumprir tabela. No outro confronto do grupo, os eliminados Sudão e Benin se enfrentaram. Benin confirmou o favoritismo, venceu por 2 a 1, e de quebra, roubou provisoriamente a vice-liderança de Mali. Oyotomossi, de pênalti, abriu o placar para Benin. Mas ainda no primeiro tempo, Ishag, também de pênalti, empatou para o Sudão. Porém, na segunda etapa, Boco selou a vitória.

Classificação (Mali x Gana se enfrentam no domingo):

1º Gana - 12
2º Benin - 10
3º Mali - 8
4º Sudão - 1

Grupo E

A Costa do Marfim, que já havia garantido presença na Copa do Mundo, aproveitou o jogo contra Guiné, em casa, para aproveitar jogadores que não estavam atuando com frequência. O resultado foi gratificante: um convincente 3 a 0, e invencibilidade mantida nos seis jogos disputados no Grupo E. O meia-atacante Gervinho, do Lille, foi o destaque da partida marcando dois gols. Tiéne completou a vitória.

No outro jogo, Burkina Fasso venceu Malaui por 1 a 0 e consagrou a sua ótima campanha, apesar da não-qualificação para a Copa, conquistando 12 dos 18 pontos conquistados (a Nigéria, por exemplo, se garantiu na Copa conquistando o mesmo número de pontos). O gol da vitória foi de Dagano, artilheiro da equipe.

Classificação Final:

1º Costa do Marfim - 16
2º Burkina Fasso - 12
3º Malaui - 4
4º Guiné - 3

Curtinha Especial:

A Nova Zelândia também se garantiu na Copa do Mundo ao vencer o Bahrein, em casa, por 1 a 0, no jogo de volta da repescagem. Esta será a segunda participação dos neozelandeses em uma Copa (a primeira foi há 28 anos), mas dessa vez os torcedores parecem ter incorporado o espírito de sua seleção: foram mais de 35 mil torcedores para acompanhar o ótimo jogo contra o Bahrein neste sábado. As duas equipes entraram em campo precisando vencer, já que o primeiro jogo, em Bahrein, não saiu do zero. Os donos da casa se impuseram, e empurrados pela torcida, marcaram no finzinho do primeiro tempo com Fallon. E a partida ganhou contornos de dramaticidade quando o Bahrein teve um pênalti a seu favor, aos 6 da segunda etapa. Mas o goleiro Paston defendeu o penal cobrado por Adnan, e garantiu a classificação.

Nenhum comentário: