sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Europa – Futebol no meio de semana

Share |


Por Gabriel Seixas


O continente europeu, além da Liga dos Campeões – já citada aqui no blog –, também contou com a disputa de partidas importantes em campeonatos nacionais e pela Copa da UEFA neste meio de semana. Confira o balanço dos jogos que agitaram a Quarta e a Quinta-Feira do velho continente – uma boa pedida, já que o Brasileirão foi encerrado neste domingo.

Ligue 1 – Jogo adiado da 6ª rodada
Toulouse 1x1 Nancy

No Municipal de Toulouse, o Nancy se valeu da boa campanha fora de casa para visitar o Toulouse, que além de colecionar resultados negativos jogando com sua torcida a favor -ainda que a campanha, em geral, seja ruim – não vencia há oito jogos contabilizando todos os compromissos na temporada. Apesar da pressão inicial do Nancy, não demorou para que os violetas abrissem o placar: Em contra-ataque rápido puxado por Mansaré, o atacante lançou o sueco Johan Elmander – destaque principal da equipe -, que invadiu a área, driblou o goleiro e fez 1 a 0.
Logo no início da segunda etapa, o goleiro Douchez puxou o atacante Marc-Antoine Fortuné na área e foi expulso, deixando o Toulouse com dez. Já com o goleiro Riou em campo, na vaga do atacante Bergougnoux, os violetas também perderam o técnico Elie Baup, expulso por reclamação. Antes disso, ele havia tirado Elmander para a entrada do criticado Constant. Baup pecou pelos erros em geral na partida e acabou oferecendo espaços na equipe para que o Nancy empatasse, com o meia Chris Malonga.

Campeonato Espanhol – Jogo adiado da 2ª rodada
Osasuna 1x1 Sevilla

Em jogo adiado ainda pela segunda rodada da “La Liga”, o Osasuna recebeu o Sevilla e ficou apenas no empate em 1 a 1. Ambas as equipes, em posições inconfortáveis na tabela, precisavam da vitória a qualquer custo. Quem se deu melhor foi o time mandante: O meia Jaroslav Plasil aproveitou cruzamento e, dentro da área, abriu o placar para o Osasuna. O Sevilla, sem o ótimo atacante Frédéric Kanouté – porém dispondo de Luis Fabiano no ataque -, empatou a partida com Jesús Navas, aproveitando assistência do brasileiro Adriano. Com os resultados, o Sevilla é apenas o 12º com 16 pontos, enquanto o Osasuna, com a mesma posição, vem uma posição atrás.

Premier League – Jogo adiado da 2ª rodada
Newcastle 1x1 Arsenal

Desfalcado de diversos jogadores, o Arsenal visitou o Newcastle e manteve a invencibilidade, empatando em 1 a 1. O gol dos gunners não demorou a sair: O francês Lassana Diarra lançou o togolês Adebayor na área. O atacante, com a bola no ar, ajeitou no peito e bateu de primeira, marcando um golaço. O gol de empate do Newcastle veio apenas no segundo tempo. Em erro na saída de bola de Cesc Fabregas – que não costuma errar tanto pelo Arsenal, quanto pela seleção espanhola -, Taylor aproveitou cruzamento da ponta direita e corta-luz de Martins para empatar o jogo. Com o resultado, o Arsenal manteve a liderança com 37 pontos – quatro a frente do Manchester United -, enquanto o Newcastle é apenas o 11º, com 19 pontos.

Calcio – Jogos adiados da 12ª rodada
Internazionale 3x0 Lazio

Em noite de gala dos brasileiros, e principalmente da dupla de ataque formada por David Suazo e Zlatan Ibrahimovic, a Internazionale goleou a Lazio por 3 a 0 e manteve a campanha irretocável na competição, com 34 pontos em 14 jogos – também invicta no Calcio. O primeiro gol saiu em pênalti sofrido por Ibrahimovic: Ele mesmo bateu e deslocou o goleiro, marcando 1 a 0 Inter. O segundo foi marcado ainda no primeiro tempo, com toque brasileiro. Jiménez, grande revelação da equipe nerazurri, cobrou escanteio e Maicon concluiu de frente pro gol, marcando o segundo da Inter. O terceiro veio no segundo tempo: O argentino Cambiasso acertou um lindo lançamento para Suazo – que garantiu a titularidade nos últimos jogos e não vem decepcionando -, que dominou na área e marcou o terceiro, fechando a conta.

Roma 2x0 Cagliari

Totti? De Rossi? Mancini? Que nada. O brasileiro Rodrigo Taddei foi o nome do jogo e, com dois gols, ajudou a Roma a manter a vice-liderança, vencendo o Cagliari por 2 a 0. O primeiro gol saiu em falta cobrada por Pizarro, que encontrou Taddei na área. O brasileiro cabeceou com estilo e abriu o placar para a Roma. O segundo também veio com o ex-palmeirense, que aproveitou conclusão errada de Mancini e marcou um bonito gol, fechando a conta. A vitória consolidou o time na vice-liderança com 31 pontos, enquanto o Cagliari segue no seu calvário e é apenas o 19º, com 10 pontos.

Copa da UEFA – 4ª rodada

Grupo A

O Everton garantiu a classificação antecipada na quarta rodada da Copa da UEFA. Porém, nem tudo foi fácil para os ingleses: Não se abatendo com o pênalti perdido por Mikel Arteta, os ingleses venceram por 1 a 0 o Zenit, com gol de Cahill. Com isso, além da classificação, o Everton também garantiu a liderança do grupo, com 9 pontos. Do outro lado, o Zenit – que folga na rodada que vem – depende de um tropeço do Nürnberg ou do AZ Alkmaar para se classificar.
O outro jogo do grupo foi justamente entre as duas equipes que o Zenit precisa secar na próxima rodada. Quem levou a melhor foi o Nürnberg, que derrotou o AZ por 2 a 1, de virada. O nome do jogo foi o eslovaco Marek Mintal, que marcou os dois gols da vitória. Descontou para os holandeses o meia Demy de Zeeuw, que também serve a seleção. Com isso, holandeses e alemães são 3º e 4º, respectivamente, com 4 pontos.
Quem folgou? Larisa, da Grécia, que já está eliminado com nenhum ponto, na lanterna do grupo.

Grupo B

Panathinaikos e Atlético de Madrid venceram pelo mesmo placar nos dois jogos do Grupo B, e de quebra, garantiram classificação antecipada para a fase seguinte. Os gregos derrotaram o Lokomotiv Moscow por 2 a 0, com dois gols de Dimitris Salpingidis. Com isso, a equipe manteve a liderança com 9 pontos, enquanto os russos estão eliminados, na quarta posição com apenas dois pontos - folga na rodada seguinte.
Já o Atlético de Madrid, fora de casa, derrotou o
FC København por 2 a 0. Os gols da vitória foram marcados por Simão, após boa trama com Luis García, e pelo argentino Sergio Agüero, que fez jogada individual e driblou o goleiro antes de concluir. Com isso, os espanhóis são vice-líderes com 7 pontos, enquanto os dinamarqueses estão em terceiro com três pontos, e só precisam de um empate contra o Aberdeen para garantir vaga.
Quem folgou? Aberdeen (lanterna do grupo com um ponto), que necessita de uma vitória sobre o Copenhagen para se classificar.

Grupo C

A rodada que foi boa para os espanhóis no Grupo B, também foi boa no Grupo C. O Villarreal, assim como o Atlético Madrid, garantiu vaga antecipada ao vencer o já eliminado Elfsborg por 2 a 0. Ambos os gols foram marcados por Tomasson: O primeiro teve participação fundamental de Nihat, que criou ótima jogada pela ponta direita e serviu o dinamarquês, que concluiu a gol. O segundo foi fruto de um erro infantil da jogada sueca, que não contava com a esperteza de Tomasson para fazer o segundo. O atacante também perdeu um pênalti – o que não impediu a classificação antecipada do submarino amarelo, líder com 7 pontos. Os suecos estão eliminados, na lanterna com apenas um ponto.
Já o AEK está muito próximo de repetir o feito do Villarreal. Os gregos derrotaram o Mlada Boleslav, fora de casa, por 1 a 0, com gol de Tamandani Nsaliwa. Com isso, o AEK é terceiro com 5 pontos, e precisa vencer o Villarreal para se classificar – ou empatar o jogo e torcer para que o Boleslav não vença. Os tchecos ocupam a quarta posição com três pontos, e precisa vencer a Fiorentina fora de casa para se classificar.
Quem folgou? A italiana Fiorentina, que só precisa de um empate para se classificar.

Grupo D

O Grupo D praticamente já se encaminhou para seu desfecho. Hamburgo e Basel se classificaram antecipadamente, enquanto o Brann só por um milagre fica de fora da fase seguinte. O Basel, em casa, derrotou o Brann por 1 a 0 e garantiu a classificação. O gol único do jogo foi marcado por Carlitos (homônimo do famoso do Manchester United), que garantiu a equipe na vice-liderança com 7 pontos. O Brann é terceiro com quatro pontos, e apesar de folgar na rodada que vem, também deve se classificar – isto porque Dínamo Zagreb e Rennes, nas duas posições abaixo, têm apenas um ponto.
Já o Hamburgo garantiu nos três minutos finais a classificação contra o Dínamo Zagreb, com uma vitória por 2 a 0. Aos 43 do segundo tempo, o meia Rafael van der Vaart derbateu falta e o holandês De Jong concluiu, abrindo o placar. No minuto final, Trochowski cobrou pênalti e aumentou a vantagem, garantindo os alemães na liderança com nove pontos. O Zagreb está em quarto com 1 ponto, e precisa vencer o Rennes fora de casa por três gols de diferença para se garantir – missão quase impossível.
Quem folgou? O francês Rennes, que precisa vencer por quatro gols de diferença (!!!) o Dínamo Zagreb para se classificar.

Grupo E

O Grupo E já está antecipadamente definido. Spartak Moscow, Zürich e Bayer Leverkusen garantiram a classificação, deixando Sparta Praga e Toulouse pra trás. A rodada foi marcada por vitória de russos e alemães, ambas por 1 a 0. Começando pelo Spartak, que contou com gol de Yegor Titov para vencer o Zürich. Ambos garantiram a classificação antecipada: Os russos são líderes com sete pontos, enquanto os suíços vêm uma posição atrás, com seis pontos.
Já o Leverkusen teve mais dificuldades e venceu o Sparta Praga por 1 a 0, em casa. Após ver o volante Ramelow expulso, os alemães marcaram o gol solitário com Manuel Friedrich, que valeu a classificação do Leverkusen, em 3º lugar com seis pontos. O Sparta vem uma posição atrás com quatro, mas como folgam na rodada que vem, estão eliminados antecipadamente.
Quem folgou? O francês Toulouse, que além de estar eliminado, também se consolidou na lanterna do grupo, em último sem nenhum ponto.

Grupo F

Dentre os oito grupos que compõem a Copa da UEFA, o Grupo F é sem dúvida, o mais indefinido. Nem o líder da chave, o Bolton, garantiu vaga antecipada. A rodada, que teve a folga do favoritíssimo Bayern München, teve o empate entre Aris e Braga, por 1 a 1. Os portugueses saíram na frente com Roland Linz, sensação neste início de temporada. O empate veio com o zagueiro brasileiro Ronaldo Guiaro, ex-Santos. Com isso, o Aris ocupa a vice-liderança com 5 pontos, e precisa vencer o Bayern para se classificar – ou na pior das hipóteses, empatar com os alemães e torcer pra que o Braga não vença. Por sua vez, os portugueses estão em 4º com três pontos, e além de vencer o já eliminado Estrela Vermelha, torce para que o jogo entre Bayern München e Aris tenha um vencedor – ou, no caso de um empate, precisa vencer por dois gols de diferença.
Fora de casa, o Bolton venceu o Estrela Vermelha por 1 a 0 e ficou muito próximo da vaga antecipada para a fase seguinte. Os ingleses contaram com gol de Gavin McCann para chegar a liderança com seis pontos. Já que a equipe folga na rodada seguinte, torce para que o Braga não vença o Estrela Vermelha – ou, na pior das hipóteses, vencer por 1 a 0. Os sérvios estão eliminados, na lanterna com nenhum ponto.
Quem folgou? O superfavorito Bayern München, na terceira posição com cinco pontos – precisa apenas de uma vitória em casa sobre o Aris para se classificar.

Grupo G

O Grupo G, ao contrário do anterior, se encaminha para um desfecho dos três classificados. Porém, apenas um se garantiu antecipadamente: O Tottenham, que folga na rodada que vem. Os ingleses empataram com o Anderlecht em 1 a 1 e garantiram a liderança com 7 pontos. Bart Goor abriu o placar para os belgas, enquanto o artilheiro Berbatov, de pênalti, garantiu a classificação dos Spurs. O Anderlecht, com cinco pontos, precisa vencer o Getafe fora de casa na rodada que vem – ou até mesmo empatar, mas torcendo para que o Hapoel Tel-Aviv não vença o seu compromisso.
No outro jogo do grupo, o AaB Aalborg recebeu o Getafe e foi surpreendido, com uma derrota por 2 a 1. Os espanhóis abriram 2 a 0 no marcador, com Pablo Hernández e Esteban Granero. Porém, o romeno Prica, que vez ou outra figura na seleção sueca, descontou para os dinamarqueses, que já estão eliminados em último, com apenas um ponto. O Getafe é vice-líder com seis pontos, e precisa apenas empatar com o Anderlecht para se classificar.
Quem folgou? Hapoel Tel-Aviv, que precisa vencer em casa o Aalborg e torcer para que o Anderlecht não vença o Getafe – em caso de empate, precisa tirar uma enorme diferença de saldo de gols (2 contra -3).

Grupo H

Em jogo de classificados, o Bordeaux recebeu o Helsingborg no Chaban-Delmas e saiu vitorioso, por 2 a 1. O gol inicial foi marcado por Chamakh – que desta vez não teve a companhia de Bellion no ataque, poupado. Quatro minutos depois, o rodado Henrik Larsson empatou para os suecos. Coube ao brasileiro Jussiê, no segundo tempo, marcar o gol da vitória dos girondins. O Bordeaux é o líder com nove pontos (três jogos e três vitórias), enquanto o Helsingborg ocupa a vice-liderança com sete pontos – ambos se classificaram.
Já o Panionios deixou emoções fortes para a última rodada, ao vencer o Áustria Vienna fora de casa, por 1 a 0. Os gregos contaram com o gol solitário de Ivica Majstorovic, e agora ocupam a terceira posição com 4 pontos. O Austria Vienna é o lanterna, sem pontos – três jogos e três derrotas. O Panionios só precisa vencer o Bordeaux em casa, na última rodada, para se classificar.
Quem folgou? Galatasaray, que precisa vencer o Austria Vienna e torce para que o Panionios não vença o Bordeaux.