quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Cruzeiro perde na Argentina

Share |

Por Leonardo Martins

Depois de passar pela Pré-Libertadores, o Cruzeiro estreou na fase de grupos da competição Sul-Americana e de cara um jogo difícil, o Vélez na Argentina. E, de novo, as expulsões atrapalharam a equipe azul de Minas, conseqüência disto foi a derrota por 2 a 0.

O Cruzeiro contou com a equipe titular, mas só dois minutos. Este foi o tempo do selecionável Gilberto ser expulso, exageradamente, após dividida com o ex-corintiano Sebá. Foi a segunda expulsão do camisa 10 nesta edição da Libertadores.

Com um a menos e apresentando falhas na marcação, o Cruzeiro viu sua situação piorar com o gol argentino. Aos 6, Somoza cruzou para o artilheiro “El Tanque” Silva completar para o gol. 1 a 0 Velez e começaria a noite infeliz para o time azul.

Como uma boa partida entre brasileiros e argentinos, não faltou catimba por parte dos argentinos. A Raposa sofria com os pontapés dos jogadores do Vélez e o juiz uruguaio Martín Vasquez era conivente e só dava amarelo aos jogadores. No campo de jogo, o Cruzeiro só assustou em uma cabeçada de Kleber. O Vélez quase ampliou na 1ª etapa, López chutou e Fábio buscou no canto. O resto foi um jogo amarrado.

Para piorar a noite cruzeirense em Buenos Aires, Gil levou o segundo amarelo e também foi expulso. A saída agora era evitar uma goleada, já que o time estava com 2 a menos no jogo. Para recompor a zaga, Adilson Batista tirou Diego Renan para a entrada de Thiago Heleno.

No segundo tempo, o jogo ficou mais calmo e morno. Os brasileiros não conseguiam atacar e só ficavam tentando segurar os hermanos. Até conseguiam, principalmente depois da entrada de Pedro Ken no lugar de Thiago Ribeiro, mas a chance de empate era quase nula.

Os argentinos acalmaram a pressão e quando chegavam sempre erravam as chances. Só aos 32 que não teve como segurar e o time argentino marcou o segundo. Moralez, melhor jogador em campo, cruzou e Martinez completou para o gol. 2 a 0 Velez e 1ª derrota azul na Libertadores deste ano.

O Cruzeiro tem que se recuperar no Grupo 7 e a chance para isto será no dia 24 deste mês, quando a Raposa recebe o Colo-Colo do Chile no Mineirão. O Vélez vai a Venezuela enfrentar o Deportivo Itália.

Outros resultados:

Pré-Libertadores

Universidad Católica-CHI 3x2 Colón-ARG – P: 5x3
Universidad Católica no Grupo do Flamengo

Emelec-EQU 2x1 Newell’s Old Boys-ARG
Emelec no grupo do Internacional

Grupo 2
Nacional-PAR 0x2 Once Caldas-COL

Grupo 3
Bolívar-BOL 1x3 Alianza Lima-PER

Grupo 4
Lanús-ARG 0x2 Libertad-PAR

Grupo 5
Cerro-URU 2x0 Deportivo Quito-EQU

Grupo 6
Banfield-ARG 2x1 Monarcas Morelia-MEX

Copa do Brasil – jogos da 1ª semana

Share |
Por Leonardo Martins

A Copa do Brasil foi aberta nesta quarta-feira com 14 jogos de ida pela 1ª fase. Algumas surpresas aconteceram e já tem confronto definido pela 2ª fase. Vamos ao resumo da rodada.

Uma das surpresas foi o São Raimundo do Pará. O ganhador da 4ª divisão de 2009 jogou em Santarém contra o Botafogo e ganhou por 1 a 0, abrindo importante vantagem para a volta no Rio. A outra equipe carioca a estrear ontem foi o Vasco, atuando com reservas em João Pessoa, a equipe cruzmaltina venceu o Sousa por 2 a 1, de virada. O Palmeiras foi a Teresina e, com grande público no Albertão, venceu o Flamengo local por 1 a 0 e não evitou o jogo de volta em São Paulo.

Quem evitou o jogo de volta foi o Grêmio, foi a Rondonópolis e venceu o Araguaia por 3 a 1, com mais dois gols de Borges, que já pinta como artilheiro da competição. E já temos um confronto definido pela segunda fase da Copa do Brasil, o Bahia, que derrotou o Vitória-ES por 2 a 0, vai enfrentar o Atlético-GO, que venceu o Assu-RN por 3 a 0.

Quem era para estar classificado era o Fortaleza, fez 2 a 0 no Tigres do Rio, placar que evitava o jogo de volta, mas os cariocas empataram em 2 a 2 e teremos o jogo de volta. Outro empate em 2 gols aconteceu em Rondônia, onde o Atlético-PR empatou com o Vilhena.

Outros resultados:
Votoraty-SP 4s0 Treze-PB
Corinthians-PR 1x0 Juventude-RS
Cerâmica-RS 1x1 Paraná-PR
Potyguar CN-RN 0x0 Paysandu-PA
São Domingos-SE 1x1 Sampaio Correa-MA
JV Lideral-MA 1x1 Ponte Preta-SP

A Copa do Brasil volta no dia 24 com as outras estréias e alguns jogos de volta.

Burocrático, São Paulo estreia com vitória na Libertadores

Share |

Por Gabriel Seixas

O São Paulo foi o primeiro clube brasileiro a vencer na fase de grupos desta edição da Copa Libertadores. O time de Ricardo Gomes não demonstrou um futebol empolgante, porém foi o suficiente para vencer o time misto do Monterrey, do México, por 2 a 0. O grande destaque do jogo foi o atacante Washington, que marcou os dois gols da partida. Há de se destacar a reestreia de Cicinho com a camisa tricolor: ele entrou no 2º tempo e atuou por 15 minutos.

Ricardo Gomes teve alguns problemas para escalar o São Paulo, sobretudo na zaga. Renato Silva, Xandão e Miranda, os únicos zagueiros disponíveis para a partida, foram titulares. Cléber Santana foi titular no meio-campo, e Marcelinho Paraíba foi deslocado para o ataque, na intenção de suprir a ausência de Dagoberto (que fez muita falta no jogo de hoje). Do outro lado, um Monterrey até certo ponto descompromissado com a partida: sete titulares foram poupados, fator determinante para a fraca atuação do time mexicano no jogo de hoje. A ausência de alguns titulares abriu espaço para a estreia de Val Baiano pelo Monterrey, mas o atacante que se destacou no Barueri em 2009 pouco fez.

O São Paulo precisou de 12 minutos para abrir o placar no Morumbi. Marcelinho Paraíba deu um passe em profundidade na esquerda para Jorge Wagner, que cruzou para Washington. Na tentativa de cortar a bola, Cervantes, do Monterrey, mandou contra o próprio gol. Washington saiu comemorando, e ganhou o gol para si.

O mesmo Washington teve uma chance de ampliar aos 18, mas errou uma tentativa de encobrir o goleiro Ortiz. Depois disso, o que se viu foi um festival de inoperância e passes errados dos dois times. Sobraram vaias no Morumbi no intervalo.

Na volta para o 2º tempo, o São Paulo continuava tendo as melhores chances, mas sem jogar bem. Rogério Ceni quase marcou o segundo gol em cobrança de falta, mas Ortiz espalmou a bola, que tinha destino certo. Pouco depois foi a vez de Hernanes (que foi um dos melhores do time) assustar Ortiz, num chute que passou perto do gol.

O técnico do Monterrey, Victor Manuel Vucetich, percebendo a apatia do time, fez duas alterações: Santana e Martinez, ambos atacantes, substituíram Val Baiano e o meia Arellano. Ricardo Gomes respondeu aos 28 minutos, quando finalmente ouviu os apelos da torcida e colocou Cicinho em campo, no lugar de Richarlyson.

Dois minutos depois, veio o segundo gol tricolor. Hernanes cobrou escanteio, Jorge Wagner desviou de cabeça e Washington, com o gol vazio, empurrou pras redes. Bastou ao São Paulo segurar a vitória até o final, o que não foi uma missão tão difícil.

O resultado permite ao tricolor comemorar a liderança do grupo, ao lado do Once Caldas, que venceu o Nacional-PAR também por 2 a 0. Coincidência ou não, o próximo desafio do São Paulo na Libertadores é o Once Caldas, no dia 25 de Fevereiro, na Colômbia. Bem antes disso, já neste sábado de carnaval, o tricolor encara o Ituano, pelo Campeonato Paulista.