quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Burocrático, São Paulo estreia com vitória na Libertadores

Share |

Por Gabriel Seixas

O São Paulo foi o primeiro clube brasileiro a vencer na fase de grupos desta edição da Copa Libertadores. O time de Ricardo Gomes não demonstrou um futebol empolgante, porém foi o suficiente para vencer o time misto do Monterrey, do México, por 2 a 0. O grande destaque do jogo foi o atacante Washington, que marcou os dois gols da partida. Há de se destacar a reestreia de Cicinho com a camisa tricolor: ele entrou no 2º tempo e atuou por 15 minutos.

Ricardo Gomes teve alguns problemas para escalar o São Paulo, sobretudo na zaga. Renato Silva, Xandão e Miranda, os únicos zagueiros disponíveis para a partida, foram titulares. Cléber Santana foi titular no meio-campo, e Marcelinho Paraíba foi deslocado para o ataque, na intenção de suprir a ausência de Dagoberto (que fez muita falta no jogo de hoje). Do outro lado, um Monterrey até certo ponto descompromissado com a partida: sete titulares foram poupados, fator determinante para a fraca atuação do time mexicano no jogo de hoje. A ausência de alguns titulares abriu espaço para a estreia de Val Baiano pelo Monterrey, mas o atacante que se destacou no Barueri em 2009 pouco fez.

O São Paulo precisou de 12 minutos para abrir o placar no Morumbi. Marcelinho Paraíba deu um passe em profundidade na esquerda para Jorge Wagner, que cruzou para Washington. Na tentativa de cortar a bola, Cervantes, do Monterrey, mandou contra o próprio gol. Washington saiu comemorando, e ganhou o gol para si.

O mesmo Washington teve uma chance de ampliar aos 18, mas errou uma tentativa de encobrir o goleiro Ortiz. Depois disso, o que se viu foi um festival de inoperância e passes errados dos dois times. Sobraram vaias no Morumbi no intervalo.

Na volta para o 2º tempo, o São Paulo continuava tendo as melhores chances, mas sem jogar bem. Rogério Ceni quase marcou o segundo gol em cobrança de falta, mas Ortiz espalmou a bola, que tinha destino certo. Pouco depois foi a vez de Hernanes (que foi um dos melhores do time) assustar Ortiz, num chute que passou perto do gol.

O técnico do Monterrey, Victor Manuel Vucetich, percebendo a apatia do time, fez duas alterações: Santana e Martinez, ambos atacantes, substituíram Val Baiano e o meia Arellano. Ricardo Gomes respondeu aos 28 minutos, quando finalmente ouviu os apelos da torcida e colocou Cicinho em campo, no lugar de Richarlyson.

Dois minutos depois, veio o segundo gol tricolor. Hernanes cobrou escanteio, Jorge Wagner desviou de cabeça e Washington, com o gol vazio, empurrou pras redes. Bastou ao São Paulo segurar a vitória até o final, o que não foi uma missão tão difícil.

O resultado permite ao tricolor comemorar a liderança do grupo, ao lado do Once Caldas, que venceu o Nacional-PAR também por 2 a 0. Coincidência ou não, o próximo desafio do São Paulo na Libertadores é o Once Caldas, no dia 25 de Fevereiro, na Colômbia. Bem antes disso, já neste sábado de carnaval, o tricolor encara o Ituano, pelo Campeonato Paulista.

Nenhum comentário: