segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Estaduais pelo Brasil – 31/01/11

Share |

 Por Leonardo Martins

O Campeonato Mineiro começou este fim de semana e os gigantes da capital começaram bem. O Galo começou a busca pelo Bicampeonato estadual em Montes Claros contra o novato Funorte, o time do norte de Minas saiu na frente, mas o Atlético virou em um pênalti contestado convertido por Diego Tardelli. Já o Cruzeiro teve dificuldades no primeiro tempo, mas no segundo, o time conseguiu um bom futebol e os três gols contra a Caldense apareceram. O América decepcionou a torcida ao apenas empatar em um gol com o Uberaba. O destaque foi a goleada do Guarani sobre o Ipatinga por 5 a 0 na volta da equipe de Divinópolis a elite.

O drama do Vasco continua no Carioca. O time cruzmaltino chegou a 4ª derrota seguida ao ser derrotado pelo rival e 100% Flamengo no Engenhão por 2 a 1. O destaque da vitória flamenguista foi o golaço de Thiago Neves que chapelou o goleiro Fernando Prass e fez seu primeiro gol com a camisa rubro-negra. O Vasco não tem chances de chegar as semifinais da Taça Guanabara.

No Grupo B, domínio continua com Fluminense e Botafogo. O Alvinegro venceu bem o Olaria por 3 a 1 com direito a um belo gol de Loco Abreu por cobertura. O Fluminense passou sufoco diante da Cabofriense ao tomar dois gols, mas o Flu contou com o artilheiro do estadual com 5 gols, Fred, que ontem marcou dois gols, para virar o jogo para 4 a 2 e continua com 100% de aproveitamento.

Rodada de clássicos no Paulista e os líderes venceram seus clássicos. O Santos venceu o São Paulo em tarde inspirada da dupla Elano e Maikon Leite, artilheiros do estadual com 5 gols, para vencer por 2 a 0.  O jogo foi bom e o Santos mereceu a vitória. O Peixe divide a liderança com o Palmeiras, que venceu a Portuguesa também por 2 a 0. O destaque da vitória foi o golaço do bom lateral Cicinho. Já o Corinthians, priorizando a Libertadores, jogou com os reservas contra o São Bernardo no ABC. Foi uma partida movimentada que teve a presença do ex-Presidente Lula e o empate em dois gols mostrou o equilíbrio do jogo. Outro destaque da rodada foi a goleada do surpreendente Americana por 5 a 1 sobre o Noroeste em Bauru.

Clássico também no Sul. O Grenal foi disputado em Rivera no Uruguai com os reservas de Inter e Grêmio. O Internacional saiu na frente com Guto, mas o Grêmio buscou a virada com Bruno Collaço e Lins. Foi um bom Grenal. O Tricolor está em segundo de sua chave assim como o Inter. A liderança das chaves está com a dupla de Caxias do Sul. O Caxias venceu bem o Veranópolis por 3 a 0 e o Juventude chegou a 4ª vitória seguida ao derrotar o Ypiranga por 2 a 0.

O surpreendente Cianorte lidera o Paranaense. O time do interior aumentou a crise do Paraná ao derrotá-lo por 2 a 0. O Paranito é o lanterna da competição com apenas um ponto ganho em quinze disputados. O Cianorte conseguiu a liderança graças ao tropeço do Coritiba sobre o Arapongas em 1 a 1, o time do interior marcou o gol de empate aos 47 do segundo tempo. O Atlético se recuperou da derrota na última rodada ao vencer o Roma por 4 a 2 com show de Paulo Baier que participou dos quatro gols do Furacão.

Clássico também em Pernambuco. O Santa Cruz teve sua sequencia de vitórias quebradas pelo rival Náutico que o derrotou por 3 a 1 nos Aflitos em um bom jogo. O Santa saiu na frente com Thiago Cunha, mas levou a virada com gols de Bruno Meneghel, Derley e Ricardo Xavier. O Tricolor perdeu a liderança para o Central que derrotou o rival Porto no clássico de Caruaru por 3 a 2.

No Cearense também teve clássico entre Fortaleza e Ceará. E o favoritismo do Vovô foi visto em campo na vitória por 2 a 1. O Alvinegro é líder do Cearense com boa vantagem sobre o segundo colocado, Tiradentes. O Tricolor é o 4º colocado.

Mais um clássico aconteceu em Goiás. O Goiás tirou a invencibilidade e os 100% do Atlético com a vitória por 1 a 0, gol de Marcelo Costa. O jogo foi movimentado e com chances para ambas equipes. O Dragão, mesmo com a derrota, continua na liderança. O Vila Nova derrotou o CRAC por 2 a 0 e está em segundo.