terça-feira, 21 de agosto de 2007

Pré-Olimpico de Basquete: começa o sonho de Pequim

Share |

Por Leonardo Martins e Saimon Nouh


Nesta quarta-feira começa, na cidade norte-americana de Las Vegas, o Pré-Olímpico de Basquete Masculino, conhecido também como Copa América. Mas o nome Pré-Olímpico é mais usado devido as vagas que esse torneio dá as Olimpíadas e é a única competição classificatória para o torneio olímpico no continente americano. Serão 10 seleções em busca de apenas 2 vagas para Pequim.

A fórmula de disputa do pré-olímpico é um pouco diferente da que estamos acostumados, mas é semelhante com a que ocorre nos mundiais de basquete e vôlei. Na primeira fase, os times se enfrentam dentro de cada grupo. Os quatro melhores passam para a segunda fase e levam os pontos (exceto do jogo contra o time eliminado). Na segunda fase, cada equipe enfrenta os quatro classificados do outro grupo. Os dois melhores de cada chave avançam às semifinais.

O Brasil é um dos favoritos, ao lado de Estados Unidos, Argentina e também da seleção de Porto Rico, vice-campeã Pan-americana. O Brasil entra nesta competição com uma geração fortíssima, contando com jogadores que jogam na NBA, como o Armador Leandrinho (Phoeniz Suns) e o pivô Nenê (Denver Nuggets) e essa geração pretende retomar o basquete brasileiro ao caminho olímpico, já que nas duas últimas Olimpíadas, o Brasil não esteve presente. A Argentina chega ao pré-olímpico como atual campeã olímpica, mas não conta com sua principal estrela, o ala Manu Ginobili, que foi campeão da NBA com o San Antonio Spurs, que não quis jogar por imposição do clube. Outra força desse pré-olímpico são os Estados Unidos, que contam com várias estrelas da NBA, como Carmelo Anthony, companheiro de Nenê no Nuggets e Lebron James, maior nome que disputa o Pré-olímpico; O México, Canadá e Venezuela estão um pouco abaixo das outras seleções e podem surpreender. Já Panamá, Uruguai e Ilhas Virgens esperam surpreender e pegar pelo menos uma repescagem.

Confira abaixo os horários da primeira rodada:

22/08 16h30min Uruguai x Panamá (Grupo 1)
22/08 19h00min Porto Rico x México (Grupo 1)
22/08 21h30min Brasil x Canadá (Grupo 2)
22/08 00h00min Estados Unidos x Venezuela (Grupo 2)

Muitos gols na oitava rodada da Copa FPF

Share |

Por Saimon Nouh


Neste fim de semana terminou a oitava rodada da Copa FPF. Foram 37 gols em 12 jogos e muita festa em Jundiaí. Vamos aos grupos:


Grupo 1


Na sexta-feira Olímpia x Bandeirante abriram o segundo turno da Copa FPF. O jogo começou muito bom e logo com 12 minutos o Bandeirante abriu 2x0, com gols de Luciano Gigante cobrando falta e Carlos Henrique. Aos 18, Nena de cabeça diminuiu para o Olímpia. O jogo ficou lento depois disso e apenas aos 43 minutos do segundo tempo saiu o gol. Rafael Silva marcou de cabeça e empatou. Fim de jogo, 2x2.Em jogo que valia a liderança do Grupo 1, Linense x Marilia B fizeram um jogo de poucas chances de gol. O gol da vitória do MAC foi marcado por Jackson logo que a bola rolou para a segunda etapa. Com a vitória o Marilia B assumiu a liderança do Grupo 1 com 13 pontos. No jogo que encerrou a rodada do Grupo 1, Mirassol x Noroeste B não saíram do 0x0. Os dois seguem brigando para passar a próxima fase. O Rio Preto folgou na rodada.


Grupo 2


Em Ribeirão Preto, o Botafogo foi derrotado em casa pelo time do Mogi Mirim. No primeiro tempo os visitantes abriram 2x0 com gols de Robinho e Gil. No segundo tempo Wesley marcou para o Botafogo. O gol não evitou a derrota por 2x1. Em Catanduvas houve um grande jogo. Osny abriu o placar para a Ferroviária. Fabinho empatou e virou para a Catanduvense. Mais ma vez Osny marcou para a Ferroviária. 2x2 só no primeiro tempo. No segundo tempo, a Catanduvense voltou mais ligada e Fabinho marcou mais dois gols e chegou a quatro na partida. Final, 4x2 Catanduvense. Outro grande jogo do grupo ocorreu em Piracicaba. O XV de Piracicaba abriu 3 pontos de vantagem e lidera o Grupo 2. No domingo, o time venceu por 4x3 o Sertãozinho B. Rafael Bento, Rogerinho, Marquinhos e Ricardo Araújo fizeram
para o XV. Já Fabiano Souza, Ávilar (contra) e Emilio marcaram para o lanterna Sertãozinho. O União São João, de Araras folgou na rodada.


Grupo 3

Em jogo de times B o Guarani bateu o Barueri por 1x0. O gol foi marcado por Anderson aos 8 minutos da segunda etapa. Após cruzamento ele cabeceou firme e deu a vitória ao Guarani, que lidera mais do que nunca o Grupo 3. Já o Palmeiras B segue decepcionando. O time apenas empatou com a União Barbarense em 1x1. Tuti fez o gol da Barbarense, já Eliézer marcou para
o Palmeiras que tenta chegar no G4, para tentar a classificação. Em Jundiaí o melhor jogo da rodada. Paulista B 5x5 Ituano B. Mas o mais interessante não foi o placar e sim os dois gols olímpicos que Luiz Henrique do Paulista fez. O jogador ainda fez outro gol no jogo. Os outros gols
do Paulista foram de André e Willian. Rafael Alves (2), Geninho, Fabinho e Jonathan fizeram para o Ituano B. O vice-líder Atlético Sorocaba folgou na rodada.


Grupo 4

O Corinthians bateu o Bragantino por 1x0 e deixou a lanterna para o próprio time de Bragança Paulista. O gol da vitória saiu da cabeça de Alysson no primeiro tempo. Em Guaratinguetá outro placar mínimo. Os donos da casa bateram o Juventus por 1x0 com gol do atacante Nenê no primeiro tempo. O Guará segue na liderança seguido pelo Juventus. Em Mogi, também ouve placar mínimo. O União Mogi bateu o São Bernardo por 1x0. O gol foi marcado por Hugo aos 30 minutos da segunda etapa. Com a vitória o União Mogi chegou ao G4 e tirou o São José que folgou na rodada.

Mundial Sub-17: Brasil goleia outro adversário e se classifica para a próxima fase

Share |

Por Leonardo Martins

Em partida realizada na manhã desta terça feira, na cidade sul-coreana de Jeju, o Brasil realizou a sua segunda partida no Mundial Sub-17. Como na estréia, o Brasil não teve dificuldades para passar pela Coréia do Norte, onde goleou por 6 a 1 e se classificando para as oitavas de final da competição.

Mais uma vez o Brasil começou arrasador o jogo, aos 4 minutos, o lateral e capitão Fábio abriu o placar de ombro. No ataque seguinte, aos 6, Alex Teixeira invadiu e chutou rasteiro fazendo o segundo. O terceiro veio novamente com Fábio, que parecia um replay do primeiro, e isso só aos 8 minutos de jogo. O quarto gol veio com o atacante Maicon aproveitando o rebote na trave do chute de Lulinha. Após o quarto gol, o Brasil relaxou em campo e no final do primeiro tempo, os norte-coreanos fizeram o gol de honra com Li Bom.

O Brasil voltou para a etapa final imprimindo um ritmo forte, aos 3 minutos, o Brasil fez o quinto gol através de Giuliano. A partir daí, a equipe brasileira não forçou o ritmo, administrando o resultado e tocando a bola. Porém, a partida ainda guardaria um golaço e esse golaço veio com Choco, que carregou a bola desde a intermediária brasileira e chutou da entrada da área, fechando mais uma goleada da seleção no Mundial.

No outro jogo do grupo B, o grupo do Brasil, a Inglaterra goleou a Nova Zelândia por 5 a 0. Brasil e Inglaterra decidem o 1º lugar do grupo na sexta-feira. A classificação do grupo B está assim: 1º Brasil – 6 pontos; 2º Inglaterra – 4 pontos; 3º Coréia do Norte – 1 ponto e 4º Nova Zelândia – 0 pontos.

Naval e Belenenses empatam em fechamento da rodada da Superliga

Share |



Por Gabriel Seixas



Naval e Belenenses, complementando a rodada de abertura da Superliga, empataram em 1 a 1, num confronto que pegou fogo apenas no final da partida.
A melhor – e talvez única – chance de perigo do primeiro tempo foi do brasileiro Marcelinho, pelo Naval, que invadiu a área e bateu forte, para bela defesa de Costinha. A equipe de Francisco Chaló tinha as maiores ações da partida, e por pouco não voltou para o intervalo com um resultado positivo. Jorge Jesus, técnico do Belenenses, não gostava do que via. Uma equipe apática em campo, e a superioridade do adversário refletia nos números (10 chutes a gol do Naval, contra apenas dois do Belenenses).
Percebendo a apatia de sua equipe, além de que João Paulo Oliveira estava jogando muito isolado na frente, Jesus colocou Mendonça para fazer companhia a João, retornando assim ao 4-4-2 em linha, tradicional da equipe e esquema usado na temporada passada.
Mesmo assim, a equipe de Chaló era superior, e Marcelinho perdeu outra boa chance de ampliar.
Já que o ditado diz que ‘quem não faz, leva’ a equipe do Belenenses levou bem ao pé da letra.
Fernando cobrou falta com violência e marcou um golaço, inaugurando o placar para o Belenenses. Só que, no final da partida, Paulão aproveita levantamento na área e empata, dando números finais ao jogo.
A equipe visitante, além de Marcelinho, contou com o brasileiro Rodrigo Alvim, ex-Grêmio, Corinthians e Paraná.




Hoje a noite, uma matéria especial sobre a Premier League e a Ligue 1, campeonatos que ganharão destaque aqui no Esporte é Vida.

Série C – Complemento da terceira rodada

Share |



Por Gabriel Seixas



A Série C teve a sua terceira rodada finalizada neste domingo. Vamos aos jogos de todos os grupos:

Grupo 17

Não deu zebra: Tuna Luso e Imperatriz, jogando em casa, não deram chances para os adversários.
Começando pela equipe paraense, que recebeu o Sampaio Corrêa e passeou: 4x0. Destaque para o atacante Cléo, que marcou duas vezes e já soma cinco gols na competição.
Já o Imperatriz derrotou o Rio Branco, em casa, por 2x0. O Cavalo de Aço teve como destaque o meia Cristiano, que fez o primeiro gol – logo no início do jogo – e serviu Ricardo para fazer o segundo.

Grupo 18

O Grupo 18 já se desenha a favor de dois clubes: Barras e Fast, que somam 7 pontos cada, contra nenhum de Nacional e Ananindeua (que tem um jogo a menos). A equipe piauiense recebeu o Naça e venceu por 2x1. Didi Potiguar e Tiago abriram 2x0, enquanto o meia Tinha, ex-Princesa dos Solimões, descontou aos 38 da segunda etapa. Já o Fast venceu o Ananindeua em jogo de viradas e muitos gols: Soares, logo no início da partida, aproveitou confusão na área e abriu o placar para a Tartaruga. Delmo empatou a partida, e Ronimar, em bela cobrança de falta, virou o jogo. Dudu e Torro – este no 2º tempo – viraram o jogo, fazendo 3 a 2 Ananindeua. Fininho, aos 12 minutos, e Bazinho (que entrou no segundo tempo) aos 27, fizeram os gols da terceira virada da partida, e da vitória do Fast.

Grupo 19

No grupo 19, os lanternas Atlético-PB e Linhares-ES jogaram em Cajazeiras. A equipe da casa venceu por 3 a 0, contando com dois gols de Marcelo Santos. Marcelo Silva fez o gol que complementou a vitória da equipe da Paraíba.
No confronto dos líderes, o Bahia continua a sua caminhada rumo a Série B, e mantém a invencibilidade na competição. O tricolor venceu o Nacional de Patos por 2x0, com gols de Eduardo, logo aos 10 do 1º tempo, e de Nonato cobrando pênalti, liquidando a fatura.

Grupo 20

O Hulk continua a sua caminhada rumo a Série B! Se, para a campanha da equipe faltava uma atuação convincente, o jogo contra o ABC foi mais do que especial. A equipe alagoana, em casa, derrotou o time potiguar por 4 a 1, e manteve a invencibilidade na Série C. Fábio Costa, que marcou duas vezes, e Alexssandro, destaque do time nos últimos jogos e fez um anteontem, foram os principais responsáveis pela vitória. Aldálio marcou o outro gol, enquanto Nego, de falta, descontou para o ABC.
Já o Porto, em casa, foi derrotado para o surpreendente Confiança por 1 a 0. O gol foi marcado pelo atacante grandalhão Guga, aproveitando confusão na área.

Grupo 21

As equipes da casa fizeram o seu dever, e tanto América, quanto Itumbiara, saíram com a vitória. O Diabo vermelho venceu por goleada o Atlético Goianiense, ainda no 1º tempo. Santiago, Zada e André Gomes marcaram em 32 minutos de partida.
Já o Itumbiara economizou nos gols contra o Volta Redonda e venceu pelo placar mínimo, em partida realizada no JK. O gol foi marcado por Ricardo Boiadeiro.

Grupo 22

Decepcionando a empolgante torcida que compareceu ao estádio de Catalão, o CRAC ficou apenas no empate com o Guarani, sem gols. A equipe da casa não contou com a mesma inspiração de Danilo Santos, nos últimos jogos, enquanto o Guarani jogou boa parte a partida fechado na defesa.
Já o Vila Nova visitou o Rio Claro em São Paulo, e saiu com a vitória, e de quebra, a liderança do grupo. A equipe venceu por 2 a 0, com gols de Wando, e do artilheiro Túlio.

Grupo 23

A Roma Apucarana, uma das equipes até então invictas na competição, recebeu o Bragantino e foi derrotada, por 2x1. Rodrigo colocou a equipe paranista na frente, enquanto Somália e Vanderlei – novamente marcando um gol decisivo pelo Braga – fizeram os gols da vitória, e da liderança da equipe do interior paulista.
Já o Democrata segue com a sua derradeira no campeonato e, buscando somar seu primeiro ponto no campeonato, foi derrotado pelo Esportivo por 2 a 1. O experiente Zulu fez o gol da vitória da equipe de Bento Gonçalves.

Grupo 24

Com gol de Massaro, na metade do segundo tempo, a Ulbra derrotou o Águia Negra fora de casa e agora soma 6 pontos no Grupo 24. A equipe, que havia vencido e perdido de 5x0 nas últimas rodadas anteriores, se recuperou na competição, e espera não oscilar tanto na competição.
Já o Joinville recebeu o Villa Nova e ambos fizeram um jogo decepcionante, empatando em 0x0. O Leão mineiro comemorou o ponto ganho fora de casa, enquanto o JEC deixa escapar dois pontos quase garantidos. O detalhe é que a equipe do Joinville jogou boa parte da partida com dois jogadores a mais, já que André e Paulo César foram expulsos pelo Villa.

Série A – Balanço das outras partidas

Share |



Por Gabriel Seixas




Confira, agora, uma”geral” na primeira rodada do returno do Brasileirão, que além dos jogos que já comentamos, tivemos a vitória do Palmeiras no Palestra Itália, e o empate do líder São Paulo no Morumbi.

Grêmio 2 x 0 Paraná

Em jogo realizado anteontem, no Olímpico, o Grêmio derrotou o Paraná por 2x0. O tricolor gaúcho continua a sua ascensão no campeonato, enquanto o Paraná segue a sua derradeira e já está muito próximo da zona do rebaixamento, em 15º. Pra quem já foi líder do campeonato em algumas rodadas, o tricolor paranista vem mesmo numa péssima fase.
Os gremistas foram superiores em toda a partida, anulando a principal jogada paranista, com Josiel, que há muito tempo, não faz uma partida brilhante, tampouco marca gols.
No duelo de tricolores, o gaúcho saiu na frente, com gol de Diego Souza, aproveitando cruzamento de Carlos Eduardo. Por sinal, as principais jogadas gremistas saíam dos pés do camisa 11, mostrando que é mesmo um jogador diferenciado.
O segundo saiu numa pancada de Anderson Pico, lateral-esquerdo da base que chutou de pé direito (Pico é ambidestro), e marcou um verdadeiro golaço, sem chances para Flávio. No fim, o Grêmio ficou com 10 em campo, após a expulsão infantil de Diego Souza, que recebeu dois amarelos por duas simulações em casa tempo.
Vitória esta que marcou as estréias de Martin Hidalgo e Marcel (pela primeira vez como titular) na equipe gaúcha. Marcel deu maior movimentação ao ataque, e apesar de não ter marcado gol, foi importante em vários fatores. Já o peruano não rendeu tudo aquilo que a torcida esperava – ou não esperava – e mostrou o futebol dos tempos de Inter. O Grêmio agora é sexto colocado, e volta a sonhar com o G-4 da competição.
Além da equipe paranista estar muito distante do Grupo dos 4 melhores, o técnico Gilson Kleina pediu demissão sem ter vencido uma partida sequer.




Atlético Paranaense 1 x 1 Figueirense

Jogar com o calor da torcida, numa agitação ao seu favor, ganhar motivação em campo e conhecer o estádio como ninguém. Tudo isso é muito bom, não é? Para o Atlético, não. Mantendo a sina de não conseguir resultados positivos na Arena da Baixada neste Brasileirão, o Furacão decepcionou mais uma vez e empatou com o Figueira em 1x1.
Apesar disso, que marcou primeiro foi a equipe paranaense. Ramon cobrou falta, e aproveitou um frangaço de Wilson para abrir o placar para o Atlético.
As duas equipes faziam uma partida ruim, sem grandes emoções e lampejos de boas jogadas. Numa delas, Alexandre sofreu pênalti. Na cobrança, Chicão empatou a partida, deslocando Viáfara, e encerrando a partida. O Atlético é 16º, podendo entrar na zona do rebaixamento ainda na próxima rodada. O Figueirense se mantém na posição intermediária da tabela, em 14º.
Já que a partida não correspondeu o esperado, um fato negativo acabou chamando a atenção na partida. Um rojão, acertado pela torcida atleticana, é atirado no estádio e explode perto do goleiro Viáfara, que sentiu fortes dores no ouvido, mas felizmente, logo voltou a partida. Outro detalhe importante foi que, com o empate, o técnico do Furacão, Antônio Lopes, foi demitido. Ney Franco é um nome que ganha força na imprensa paranaense.


Juventude 2 x 2 Corinthians

Tendo a chance de aliviar a sua situação no campeonato, o Juventude, mesmo com o apoio da torcida do Alfredo Jaconi, ficou apenas no empate com o Corinthians.
E o torcedor não teve nem tempo de avaliar o comportamento da equipe. Logo aos 27 segundos, Gustavo Nery, com um lançamento primoroso, alcança Finazzi, que não perdoa e faz 1 a 0 Corinthians.
A equipe da serra gaúcha tentava o gol de todas as maneiras, mas parava na sólida defesa do Timão. Até que Wescley, ex-Corinthians, domina a bola um pouco a frente do meio-campo, arrisca um chute despretensioso. A bola encontra o goleiro Felipe, que é traído pelo quique da bola e engole um peru, deixando a partida empatada.
Só que, ainda antes do intervalo, Rosinei toca lateralmente para Gustavo Nery, que recebeu a bola no estilo ‘me chuta’, e o lateral acertou uma pancada, sem chances para Michel Alves.
Falando em Michel Alves, o goleiro do Ju teve muito, muito trabalho no segundo tempo. O Corinthians não ampliou o placar por boas defesas do camisa 1 da equipe gaúcha.
Se a defesa fazia a parte dela, faltava o ataque marcar gols. E, após confusão na área, Tadeu acerta um chute dentro da pequena área que vai na trave. Na volta, Fábio Baiano ajeita e enche o pé, empatando a partida, para delírio da torcida. Ou melhor: Para alívio dela.


Palmeiras 2 x 1 Flamengo

Em jogo realizado ontem a tarde, o Palmeiras acaba com a sina de não vencer no Palestra Itália e derrota o Flamengo por 2x1. Com a vitória, o Verdão entra no grupo dos 4 classificados para a Libertadores, enquanto o Flamengo se mantém na zona do rebaixamento.
A equipe palmeirense tinha o desfalque do craque Jorge Valdivia, suspenso. Em seu lugar, Caio entrou no meio-campo. Pelo Flamengo, várias ausências: Juan e Roger, expulsos na última partida, foram substituídos por Egídio e Paulo Sérgio. Leonardo Moura e Renato Augusto, machucados, deram lugar a Luizinho e Léo Lima, respectivamente.
Com as mudanças, as equipes pouco criavam no início da partida. O Palmeiras contava com o apoio dos volantes, tanto Francis pela direita, e principalmente Martinez pela esquerda. Já o Flamengo contava com algum lampejo de Ibson no meio-campo, já que Léo Lima estava apagado na partida.
O gol saiu logo aos 12 minutos. Luiz Henrique fez boa jogada pela esquerda e cruzou forte para Caio abrir o placar. Só que a reação do Flamengo veio dois minutos depois. Maxi Biancucchi, em nova jogada pela ponta – desta vez, a direita de ataque do Flamengo – serviu Paulo Sérgio, que só fez tocar para o gol, tirando Cavallieri do lance e empatando a partida.
As equipes não tinham criatividade na hora de criar jogadas e finalizar. O Palmeiras apostava nos seus dois volantes abertos pelos lados, mas Joel, percebendo isto, colocou os volantes do Flamengo (Cristian e Rômulo) marcando lateralmente, anulando estas jogadas.
Já o Flamengo anulava as suas próprias jogadas de ataque, sem mesmo a marcação palmeirense. Léo Lima estava totalmente apagado na partida, fazendo com que Paulo Sérgio e Maxi Biancucchi recuassem e armassem as jogadas para si próprio.
O segundo tempo começou e a figura da partida continuou a mesma. Tentando mudar isto, Joel colocou o atacante Obina no lugar do inoperante Léo Lima.
A substituição não surtiu efeito e o Palmeiras acabou marcando o segundo. Numa falha clamorosa do lateral Luizinho, Leandro rouba a bola, toca para Dininho, que cruza para Gustavo marcar o gol. Detalhe: Assistência e gol dos zagueiros do Palmeiras.
Joel Santana, tentando corrigir a sua alteração anterior, colocou o meia Toró, para recompor o setor do meio-campo e auxiliar o sobrecarregado ibson na marcação, no lugar de Paulo Sérgio. A situação da partida não se alterou, e o Palmeiras saiu tranquilamente com a vitória.


Botafogo 1 x 1 Internacional

Apesar do esforço para dar um ponto final na má fase do Botafogo no Brasileirão, não foi dessa vez que o Fogão saiu com a vitória. Mesmo jogando em casa, e com o apoio constante do torcedor, o alvinegro da estrela solitária empatou com o Internacional em 1x1.
Mas poderia ser pior. Logo aos 2 minutos, o lateral Ceará aproveitou bobeira da zaga e chutou na diagonal direita, rasteira, sem chances para Max (que, por sinal, falhou no gol). A rotatividade dos goleiros do Botafogo continua, e pelo visto, um novo camisa 1 deverá chegar a General Severiano.
O alvinegro não contava com a sua maior estrela, que não vem brilhando nos últimos jogos: Dodô, suspenso. André Lima o substituiu na partida.
O Inter se fechava no meio-campo, e armava uma barreira com Magal, Edinho e Guiñazu na meia cancha. Já o Botafogo procurava jogar em velocidade, principalmente com Jorge Henrique pela esquerda, ou aproveitando a bola aérea.
André Lima, ainda no primeiro tempo, empatou a partida, após confusão na área.
O Botafogo, até o final da partida, teve chances claríssimas de virar a partida. Numa delas, Joilson chutou forte, e a bola bateu nas duas traves. A bola voltou limpa para Jorge Henrique, que cara-a-cara com Clêmer, chutou... Pra fora! Tem coisas que só acontecem com o Botafogo...


Goiás 0 x 0 São Paulo

O Goiás, intimidado em receber o líder do campeonato em casa (São Paulo), não fez seu dever dentro de seus domínios e ficou apenas no empate sem gols, distanciando-se da zona da Libertadores.
O São Paulo voltou com duas mudanças: Richarlyson, suspenso, deu lugar a Jadílson. Já Dagoberto foi barrado, dando vaga a Aloisio.
O principal destaque da partida foi o goleiro Harlei, que fez defesas importantes e garantiu o zero a zero. Já o Goiás ameaçou pouco, mas trazendo alguma esperança para sua torcida, como na cabeçada de Leonardo, que parou na trave.