terça-feira, 21 de agosto de 2007

Pré-Olimpico de Basquete: começa o sonho de Pequim

Share |

Por Leonardo Martins e Saimon Nouh


Nesta quarta-feira começa, na cidade norte-americana de Las Vegas, o Pré-Olímpico de Basquete Masculino, conhecido também como Copa América. Mas o nome Pré-Olímpico é mais usado devido as vagas que esse torneio dá as Olimpíadas e é a única competição classificatória para o torneio olímpico no continente americano. Serão 10 seleções em busca de apenas 2 vagas para Pequim.

A fórmula de disputa do pré-olímpico é um pouco diferente da que estamos acostumados, mas é semelhante com a que ocorre nos mundiais de basquete e vôlei. Na primeira fase, os times se enfrentam dentro de cada grupo. Os quatro melhores passam para a segunda fase e levam os pontos (exceto do jogo contra o time eliminado). Na segunda fase, cada equipe enfrenta os quatro classificados do outro grupo. Os dois melhores de cada chave avançam às semifinais.

O Brasil é um dos favoritos, ao lado de Estados Unidos, Argentina e também da seleção de Porto Rico, vice-campeã Pan-americana. O Brasil entra nesta competição com uma geração fortíssima, contando com jogadores que jogam na NBA, como o Armador Leandrinho (Phoeniz Suns) e o pivô Nenê (Denver Nuggets) e essa geração pretende retomar o basquete brasileiro ao caminho olímpico, já que nas duas últimas Olimpíadas, o Brasil não esteve presente. A Argentina chega ao pré-olímpico como atual campeã olímpica, mas não conta com sua principal estrela, o ala Manu Ginobili, que foi campeão da NBA com o San Antonio Spurs, que não quis jogar por imposição do clube. Outra força desse pré-olímpico são os Estados Unidos, que contam com várias estrelas da NBA, como Carmelo Anthony, companheiro de Nenê no Nuggets e Lebron James, maior nome que disputa o Pré-olímpico; O México, Canadá e Venezuela estão um pouco abaixo das outras seleções e podem surpreender. Já Panamá, Uruguai e Ilhas Virgens esperam surpreender e pegar pelo menos uma repescagem.

Confira abaixo os horários da primeira rodada:

22/08 16h30min Uruguai x Panamá (Grupo 1)
22/08 19h00min Porto Rico x México (Grupo 1)
22/08 21h30min Brasil x Canadá (Grupo 2)
22/08 00h00min Estados Unidos x Venezuela (Grupo 2)

Nenhum comentário: