terça-feira, 21 de agosto de 2007

Série A – Balanço das outras partidas

Share |



Por Gabriel Seixas




Confira, agora, uma”geral” na primeira rodada do returno do Brasileirão, que além dos jogos que já comentamos, tivemos a vitória do Palmeiras no Palestra Itália, e o empate do líder São Paulo no Morumbi.

Grêmio 2 x 0 Paraná

Em jogo realizado anteontem, no Olímpico, o Grêmio derrotou o Paraná por 2x0. O tricolor gaúcho continua a sua ascensão no campeonato, enquanto o Paraná segue a sua derradeira e já está muito próximo da zona do rebaixamento, em 15º. Pra quem já foi líder do campeonato em algumas rodadas, o tricolor paranista vem mesmo numa péssima fase.
Os gremistas foram superiores em toda a partida, anulando a principal jogada paranista, com Josiel, que há muito tempo, não faz uma partida brilhante, tampouco marca gols.
No duelo de tricolores, o gaúcho saiu na frente, com gol de Diego Souza, aproveitando cruzamento de Carlos Eduardo. Por sinal, as principais jogadas gremistas saíam dos pés do camisa 11, mostrando que é mesmo um jogador diferenciado.
O segundo saiu numa pancada de Anderson Pico, lateral-esquerdo da base que chutou de pé direito (Pico é ambidestro), e marcou um verdadeiro golaço, sem chances para Flávio. No fim, o Grêmio ficou com 10 em campo, após a expulsão infantil de Diego Souza, que recebeu dois amarelos por duas simulações em casa tempo.
Vitória esta que marcou as estréias de Martin Hidalgo e Marcel (pela primeira vez como titular) na equipe gaúcha. Marcel deu maior movimentação ao ataque, e apesar de não ter marcado gol, foi importante em vários fatores. Já o peruano não rendeu tudo aquilo que a torcida esperava – ou não esperava – e mostrou o futebol dos tempos de Inter. O Grêmio agora é sexto colocado, e volta a sonhar com o G-4 da competição.
Além da equipe paranista estar muito distante do Grupo dos 4 melhores, o técnico Gilson Kleina pediu demissão sem ter vencido uma partida sequer.




Atlético Paranaense 1 x 1 Figueirense

Jogar com o calor da torcida, numa agitação ao seu favor, ganhar motivação em campo e conhecer o estádio como ninguém. Tudo isso é muito bom, não é? Para o Atlético, não. Mantendo a sina de não conseguir resultados positivos na Arena da Baixada neste Brasileirão, o Furacão decepcionou mais uma vez e empatou com o Figueira em 1x1.
Apesar disso, que marcou primeiro foi a equipe paranaense. Ramon cobrou falta, e aproveitou um frangaço de Wilson para abrir o placar para o Atlético.
As duas equipes faziam uma partida ruim, sem grandes emoções e lampejos de boas jogadas. Numa delas, Alexandre sofreu pênalti. Na cobrança, Chicão empatou a partida, deslocando Viáfara, e encerrando a partida. O Atlético é 16º, podendo entrar na zona do rebaixamento ainda na próxima rodada. O Figueirense se mantém na posição intermediária da tabela, em 14º.
Já que a partida não correspondeu o esperado, um fato negativo acabou chamando a atenção na partida. Um rojão, acertado pela torcida atleticana, é atirado no estádio e explode perto do goleiro Viáfara, que sentiu fortes dores no ouvido, mas felizmente, logo voltou a partida. Outro detalhe importante foi que, com o empate, o técnico do Furacão, Antônio Lopes, foi demitido. Ney Franco é um nome que ganha força na imprensa paranaense.


Juventude 2 x 2 Corinthians

Tendo a chance de aliviar a sua situação no campeonato, o Juventude, mesmo com o apoio da torcida do Alfredo Jaconi, ficou apenas no empate com o Corinthians.
E o torcedor não teve nem tempo de avaliar o comportamento da equipe. Logo aos 27 segundos, Gustavo Nery, com um lançamento primoroso, alcança Finazzi, que não perdoa e faz 1 a 0 Corinthians.
A equipe da serra gaúcha tentava o gol de todas as maneiras, mas parava na sólida defesa do Timão. Até que Wescley, ex-Corinthians, domina a bola um pouco a frente do meio-campo, arrisca um chute despretensioso. A bola encontra o goleiro Felipe, que é traído pelo quique da bola e engole um peru, deixando a partida empatada.
Só que, ainda antes do intervalo, Rosinei toca lateralmente para Gustavo Nery, que recebeu a bola no estilo ‘me chuta’, e o lateral acertou uma pancada, sem chances para Michel Alves.
Falando em Michel Alves, o goleiro do Ju teve muito, muito trabalho no segundo tempo. O Corinthians não ampliou o placar por boas defesas do camisa 1 da equipe gaúcha.
Se a defesa fazia a parte dela, faltava o ataque marcar gols. E, após confusão na área, Tadeu acerta um chute dentro da pequena área que vai na trave. Na volta, Fábio Baiano ajeita e enche o pé, empatando a partida, para delírio da torcida. Ou melhor: Para alívio dela.


Palmeiras 2 x 1 Flamengo

Em jogo realizado ontem a tarde, o Palmeiras acaba com a sina de não vencer no Palestra Itália e derrota o Flamengo por 2x1. Com a vitória, o Verdão entra no grupo dos 4 classificados para a Libertadores, enquanto o Flamengo se mantém na zona do rebaixamento.
A equipe palmeirense tinha o desfalque do craque Jorge Valdivia, suspenso. Em seu lugar, Caio entrou no meio-campo. Pelo Flamengo, várias ausências: Juan e Roger, expulsos na última partida, foram substituídos por Egídio e Paulo Sérgio. Leonardo Moura e Renato Augusto, machucados, deram lugar a Luizinho e Léo Lima, respectivamente.
Com as mudanças, as equipes pouco criavam no início da partida. O Palmeiras contava com o apoio dos volantes, tanto Francis pela direita, e principalmente Martinez pela esquerda. Já o Flamengo contava com algum lampejo de Ibson no meio-campo, já que Léo Lima estava apagado na partida.
O gol saiu logo aos 12 minutos. Luiz Henrique fez boa jogada pela esquerda e cruzou forte para Caio abrir o placar. Só que a reação do Flamengo veio dois minutos depois. Maxi Biancucchi, em nova jogada pela ponta – desta vez, a direita de ataque do Flamengo – serviu Paulo Sérgio, que só fez tocar para o gol, tirando Cavallieri do lance e empatando a partida.
As equipes não tinham criatividade na hora de criar jogadas e finalizar. O Palmeiras apostava nos seus dois volantes abertos pelos lados, mas Joel, percebendo isto, colocou os volantes do Flamengo (Cristian e Rômulo) marcando lateralmente, anulando estas jogadas.
Já o Flamengo anulava as suas próprias jogadas de ataque, sem mesmo a marcação palmeirense. Léo Lima estava totalmente apagado na partida, fazendo com que Paulo Sérgio e Maxi Biancucchi recuassem e armassem as jogadas para si próprio.
O segundo tempo começou e a figura da partida continuou a mesma. Tentando mudar isto, Joel colocou o atacante Obina no lugar do inoperante Léo Lima.
A substituição não surtiu efeito e o Palmeiras acabou marcando o segundo. Numa falha clamorosa do lateral Luizinho, Leandro rouba a bola, toca para Dininho, que cruza para Gustavo marcar o gol. Detalhe: Assistência e gol dos zagueiros do Palmeiras.
Joel Santana, tentando corrigir a sua alteração anterior, colocou o meia Toró, para recompor o setor do meio-campo e auxiliar o sobrecarregado ibson na marcação, no lugar de Paulo Sérgio. A situação da partida não se alterou, e o Palmeiras saiu tranquilamente com a vitória.


Botafogo 1 x 1 Internacional

Apesar do esforço para dar um ponto final na má fase do Botafogo no Brasileirão, não foi dessa vez que o Fogão saiu com a vitória. Mesmo jogando em casa, e com o apoio constante do torcedor, o alvinegro da estrela solitária empatou com o Internacional em 1x1.
Mas poderia ser pior. Logo aos 2 minutos, o lateral Ceará aproveitou bobeira da zaga e chutou na diagonal direita, rasteira, sem chances para Max (que, por sinal, falhou no gol). A rotatividade dos goleiros do Botafogo continua, e pelo visto, um novo camisa 1 deverá chegar a General Severiano.
O alvinegro não contava com a sua maior estrela, que não vem brilhando nos últimos jogos: Dodô, suspenso. André Lima o substituiu na partida.
O Inter se fechava no meio-campo, e armava uma barreira com Magal, Edinho e Guiñazu na meia cancha. Já o Botafogo procurava jogar em velocidade, principalmente com Jorge Henrique pela esquerda, ou aproveitando a bola aérea.
André Lima, ainda no primeiro tempo, empatou a partida, após confusão na área.
O Botafogo, até o final da partida, teve chances claríssimas de virar a partida. Numa delas, Joilson chutou forte, e a bola bateu nas duas traves. A bola voltou limpa para Jorge Henrique, que cara-a-cara com Clêmer, chutou... Pra fora! Tem coisas que só acontecem com o Botafogo...


Goiás 0 x 0 São Paulo

O Goiás, intimidado em receber o líder do campeonato em casa (São Paulo), não fez seu dever dentro de seus domínios e ficou apenas no empate sem gols, distanciando-se da zona da Libertadores.
O São Paulo voltou com duas mudanças: Richarlyson, suspenso, deu lugar a Jadílson. Já Dagoberto foi barrado, dando vaga a Aloisio.
O principal destaque da partida foi o goleiro Harlei, que fez defesas importantes e garantiu o zero a zero. Já o Goiás ameaçou pouco, mas trazendo alguma esperança para sua torcida, como na cabeçada de Leonardo, que parou na trave.

Nenhum comentário: