quarta-feira, 3 de março de 2010

Seleções pelo mundo: Amistosos Pré-Copa

Share |
Por Gabriel Seixas

Muitas seleções entraram em campo nesta quarta-feira visando mais um teste preparatório para a Copa do Mundo (ou simplesmente um amistoso qualquer para quem não está lá), que inicia em pouco mais de 3 meses. E o Esporte É Vida preparou uma cobertura especial dos jogos, que dentre outras seleções, tiveram Costa do Marfim e Portugal em campo, ambas rivais do Brasil na fase de grupos da Copa. E nenhuma delas convenceu. Confira!

Visando esquecer o fiasco na Copa Africana de Nações, a Costa do Marfim encarou a Coreia do Sul. Sem técnico, os marfinenses foram surpreendidos, e acabaram derrotados por 2 a 0. Portugal recebeu a China, e ao contrário da Costa do Marfim, venceu por 2 a 0. Mas o resultado não satisfez os torcedores em Coimbra, que vaiaram os lusos, e pior, chegaram a gritar ‘olé’ a cada troca de passes da seleção chinesa. Os gols foram marcados por Hugo Almeida, e Liedson, que substituiu o próprio Almeida no jogo.

Outras potências também entraram em campo. No caso do jogo entre França e Espanha, foram duas se enfrentando. E sem se intimidar em atuar no Stade de France, a Fúria aplicou 2 a 0 nos mandantes – foi a 42ª vitória dos espanhois nos últimos 45 jogos. David Villa, o atacante isolado da Espanha no esquema montado pelo técnico Del Bosque, e Sergio Ramos fizeram os gols. A Itália recebeu a boa seleção de Camarões e não saiu do zero. A Inglaterra, com dificuldades, bateu o Egito por 3 a 1. Os egípcios marcaram primeiro, com Zidan, mas no segundo tempo, Crouch entrou em campo e decidiu a parada: marcou dois gols, e no intervalo deles, Wright-Phillips ainda fez outro.

Outro grande duelo, talvez o melhor do dia, foi entre Alemanha e Argentina. Desordenados, os alemães não apresentaram um bom futebol, e foram derrotados por 1 a 0. O artilheiro Higuaín, que vive grande fase, fez o gol da vitória dos comandados de Maradona. A Holanda venceu os Estados Unidos por 2 a 1, com gols de Kuyt e Huntelaar. No finalzinho, Bocanegra descontou para os americanos. Já a África do Sul, anfitriã da Copa, protagonizou um grande vexame: em casa, ficou no 1 a 1 com a inofensiva Namíbia. Lembrando que Parreira é o técnico dos sul-africanos, e provavelmente não gostou do que viu.

Kranjcar, meia do Tottenham, fez o único gol do jogo em que a Croácia venceu a Bélgica. Já o artilheiro Elmander foi o autor do tento da magra vitória da Suécia sobre País de Gales, 1 a 0. O Uruguai bateu de virada a Suíça por 3 a 1. Inler colocou os suíços na frente, mas aí entrou em ação o poderoso ataque da Celeste: Forlán e Luis Suarez viraram o jogo, e no finzinho, Cavani fechou a conta.

Outra seleção que merece destaque é a Sérvia, que sapecou 3 a 0 na Argélia. Pantelic, Kuzmanovic e Tosic marcaram os gols. Já a Bósnia, que não vai a Copa, derrotou Gana de virada por 2 a 1. Muntari abriu o placar para Gana, mas Pjanic e Ibisevic marcaram o jogo de uma das seleções que viraram sensação nos últimos tempos.

Outra seleção que vai a Copa que foi surpreendida foi a Grécia, derrotada por Senegal pelo placar de 2 a 0, a exemplo de Honduras, que perdeu da Turquia por 2 a 0, e da Dinamarca, que sofreu com os desfalques e perdeu da Áustria por 2 a 1.

A Eslovênia, que também vai ao Mundial, despachou Catar por 4 a 1. A “quase xará” Eslováquia perdeu para a Noruega, em casa, por 1 a 0. Em confrontos interessantes de seleções que não estão na Copa, a Escócia venceu a República Tcheca por 1 a 0 e a Rússia só empatou com a Hungria em 1 a 1.

Outros resultados:

Macedônia 2x1 Montenegro
Angola 1x1 Letônia
Nigéria 5x2 Congo
Chipre 0x0 Islândia
Polônia 2x0 Bulgária
Malta 1x2 Finlândia
Romênia 0x2 Israel
Albânia 1x0 Irlanda do Norte