domingo, 28 de outubro de 2007

Santos é o único que pode tirar titulo do São Paulo

Share |

Por Saimon Nouh


O Santos venceu o Goiás por 3x0 na noite deste sábado na Vila Belmiro, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com esse bom resultado, o time santista adiou o título do São Paulo, que neste domingo venceu o Sport por 2x1. O Santos subiu para 55 pontos, na segunda posição, e ainda segue com poucas chances matemáticas de ser campeão. Mais importante que isso para a equipe de Vanderlei Luxemburgo é que a permanência no G-4 está garantida. Os gols santistas foram marcados por Pedrinho, Rodrigo Tabata e Vítor Júnior, todos os três no segundo tempo. Já o Goiás continua com 41 pontos, na 16ª posição em igualdade com o Corinthians, que soma 41 e está na zona do rebaixamento, em 17º lugar. Com isso, além de adiar o título tricolor, o Santos ajudou indiretamente o rival do Parque São Jorge que neste domingo venceu o Figueirense em casa por 2x1.

O time de Luxemburgo entrou em campo precisando vencer para continuar com chances matemáticas de título e, principalmente, para não sair da zona de classificação à Copa Libertadores, o que poderia ocorrer se o time perdesse o jogo. Insatisfeito com a atuação da equipe na derrota para o Figueirense na última rodada por 1x0, o técnico promoveu alterações. A principal delas foi a entrada de Rodrigo Tabata na equipe titular. O Goiás, por sua vez, precisava dos três pontos para se distanciar da zona do rebaixamento e ao mesmo tempo sonhar com a Sul-Americana. A aposta da equipe do Centro-Oeste era Paulo Baier, que completou 33 anos durante a semana e passa por um bom momento no futebol. Na ultima rodada fez 3 gols contra o Fluminense. Logo aos nove minutos, o volante Adoniran sentiu uma lesão e teve que ser substituído por Adriano. Apoiado pela torcida e sob forte calor, o Santos dominou o primeiro tempo, apesar da falta de objetividade. Enquanto isso, o Goiás se fechou na defesa e pouco se arriscou no ataque.

No intervalo, o meia sérvio Petkovic, que teve uma atuação discreta na etapa inicial, deu lugar a Pedrinho, sequer relacionado para o banco de reservas nas duas últimas rodadas por opção de Luxemburgo. Nem mesmo o treinador esperava um resultado tão rápido. No primeiro minuto, o meia bateu cruzado e abriu o placar para alegria dos santistas. Foi o nono gol de Pedrinho na competição. O técnico Márcio Araújo, do Goiás, que já havia substituído Cristiano por Wendel, no intervalo, colocou Luiz Henrique e Fabiano nos lugares de Paulo Henrique e Rinaldo, respectivamente, aos 15min do segundo tempo. O Goiás melhorou. Mas a sorte do comandante esmeraldino não estava tão calibrada como a de Luxemburgo. Em sua primeira investida no ataque, Luiz Henrique carimbou o travessão. Rodrigo Tabata, aos 29min, e Vítor Júnior, aos 36min, ainda ampliaram para o time da casa. Depois disse nenhuma chance boa de gol e terminou 3x0.

Tricolor praticamente garante o título

Share |

Por Leonardo Martins


O título de campeão brasileiro é questão de dias, só um milagre enorme tira o título do São Paulo. Esta condição foi adquirida na tarde de hoje com a vitória sobre o Sport no Recife por 2 a 1.

O jogo começou com o São Paulo querendo garantir a vitória nos primeiros minutos do jogo, o tricolor partiu para cima dos pernambucanos, com marcação adiantada e criando muitas chances. O Sport estava acuado em campo e não atacava. O São Paulo criou chances com Aloísio e Dagoberto, mas foram para fora. O zagueiro Breno também errou uma chance ao chutar por cima do gol. O tricolor sofreu uma baixa importante no inicio do jogo, o ótimo zagueiro Alex Silva saiu machucado e entrou André Dias. O Sport foi aos poucos indo ao ataque mas sem levar sustos ao gol de Rogério Ceni. O gol do São Paulo foi marcado pelo goleiro artilheiro, Ceni, ao cobrar uma linda falta na entrada da área, aos 27 minutos. Logo depois, Durval derrubou Aloísio na área e foi marcado pênalti, era a chance do São Paulo se tranqüilizar, mas na cobrança, o goleiro Magrão defendeu o pênalti de Rogério Ceni.

Na volta do intervalo, o Sport mudou tirando o volante Bia e colocando o atacante Ânderson. Com essa mudança, o Sport começou a etapa em cima do São Paulo, mas novamente, a marcação do São Paulo foi mais eficiente e não deu chances aos pernambucanos. O São Paulo ampliou o placar aos 17 minutos, em uma bela jogada do ataque são-paulino que Aloísio chutou e marcou. O Sport teve um pênalti a favor, dois minutos depois, Leandro derrubou Dutra na área e Da Silva cobrou com perfeição, dando esperanças de empate ao Sport. O Sport foi para cima com tudo, mas a marcação eficiente do tricolor não deixou a vitória escapar. Os jogadores do São Paulo comemoraram a vitória no Recife como se já tivessem conquistado o título matematicamente.

O São Paulo está a um empate do Pentacampeonato Brasileiro e esse título pode ser conquistado já nesta quarta-feira, quando o clube paulista recebe o lanterna América no Morumbi. O Sport se aproximou da zona de rebaixamento em 15º com 43 pontos e na próxima rodada vai a Porto Alegre enfrentar o Inter em um confronto direto.

Cruzeiro vacila mais uma vez em casa

Share |

Por Leonardo Martins


Na noite deste sábado, Cruzeiro e Atlético-PR fizeram mais um jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro em Belo Horizonte. Em um jogo disputado, as duas equipes empataram por 1 a 1. Pior para os mineiros, que desperdiçaram mais uma chance de se permanecer no G4.

O jogo começou com os mineiros indo para cima, principalmente com as novas caras que Dorival lançou, Guilherme e Kerlon. O Cruzeiro fazia praticamente um 4-3-3 com os dois garotos nas pontas. O Atlético foi para o jogo com 3 zagueiros e usando os alas Michel e Jancarlos como boas saídas para o ataque. O Cruzeiro ficou preso a ótima marcação dos paranaenses no meio e não criava chances, só foi criar a 1ª chance aos 20 minutos mas sem sucesso. A proposta paranaense era de jogar no contra-ataque, aproveitando a saída dos alas e a velocidade do colombiano Ferreira, mas atacava pouco, não assustando o goleiro Fábio. O Cruzeiro foi melhorando e chegou ao gol com 41 minutos, Leandro Domingues recebeu de Kerlon e chutou cruzado na entrada da área.

O 2º tempo veio e o Atlético foi para cima buscando o empate, mas a sua atitude em campo era a mesma, esperando algum erro cruzeirense. O Cruzeiro procurava liquidar o jogo mas encontrava as mesmas dificuldades do 1º tempo. Dorival colocou os ex-titulares, Wagner e Roni, nos lugares de Kerlon e Alecsandro, respectivamente, com as mexidas o time ganhou mais velocidade e criou mais chances. Em uma delas, Guilherme ficou cara-a-cara com o goleiro Viáfra mas chutou em cima dele. E como diz o ditado, “Quem não faz, leva”, o Atlético chegou ao gol de empate. Aos 34 minutos, Charles cobrou falta e Ramires deu uma bobeada e Ferreira roubou a bola dele e foi correndo, driblou o goleiro Fábio e chutou para o gol vazio. O Cruzeiro ainda tentou o gol da vitória na base do desespero mas sem sucesso e a partida terminou no empate.

Festa Interiorana na Série B Carioca

Share |
Por Matheus Mandy

Cinco dos oito times da fase final, são do interior do estado

Terminou neste sábado, a segunda fase do Campeonato Carioca da Série B. Seis equipes se juntaram aos já classificados Macaé e Mesquita, e estão na briga pelas cinco vagas na elite do estado.

Grupo E
Pelo grupo E, o Macaé poupou meio time e mesmo assim arrancou um empate com a equipe do Tigres, que ainda brigava pela vaga. A vaga ficou com o Duque de Caxias, que precisava apenas de um empate para se classificar. Enfrentou o já eliminado e decepção do grupo, Goytacaz e avançou para a terceira fase.

Macaé 2x2 Tigres
Duque de Caxias 0x0 Goytacaz

1º Macaé 16Pts
2º Duque de Caxias 10Pts
3º Tigres 7Pts
4º Goytacaz 1Pt

Grupo F
O já classificado Mesquita, jogou em casa com o time reserva e foi derrotado pelo Independente de Macaé, que precisava da vitória para avançar. São Cristóvão e Villa Rio que brigavam pela vaga e tinham apenas que vencer para avançar, empataram na Rua Vieira de Mello e foram eliminados.

Mesquita 0x1 Independente
São Cristóvão 2x2 Villa Rio

1º Mesquita 11Pts
2º Independente 8Pts
3º Villa Rio 7Pts
4º São Cristóvão 5Pts

Grupo G
O único time da capital na fase final, veio desse grupo. Jogando em casa, o Olaria enfrentou o Cardoso Moreira e venceu por 1 a 0. Em Araruama, o Guanabara goleou o Bonsucesso por 3 a 0 e eliminou o time da baixada. Como Cardoso Moreira e Guanabara ficaram empatados no número de pontos, a decisão foi para o saldo de gols. A equipe de Cardoso Moreira levou a melhor e avançou.

Guanabara 3x0 Bonsucesso
Olaria 1x0 Cardoso Moreira

1º Olaria 10Pts
2º Cardoso Moreira 8Pts 2Sg
3º Guanabara 8Pts 0Sg
4º Bonsucesso 7Pts

Grupo H
O interior dominou a chave mais equilibrada e emocionante dessa fase. Jogando em Cambuci, o Floresta empatou com CFZ e se classificou. Também em casa, o Resende recebeu a recém-rebaixada Portuguesa, e conseguiu um empate no último minuto, que acabou rendendo a classificação para o time interiorano.

Resende 1x1 Portuguesa
Floresta 2x2 CFZ

1º Floresta 9Pts 3Sg
2º Resende 9Pts 0Sg
3º Portuguesa 7Pts
4º CFZ 6Pts

Terceira Fase
Na terceira fase, oito equipes estarão divididas em dois grupos de quatro clubes. Os dois primeiros avançam para o quadrangular decisivo do torneio e já garantem vaga na elite do estado. A quinta vaga do acesso, será decidida em outro quadrangular, onde as equipes eliminadas na terceira fase disputarão a tão sonhada vaga.

Das oito equipes classificadas, apenas uma é da capital, o Olaria. Mesquita e Duque de Caxias representam a Baixada Fluminense. O interior será representado por nada mais, nada menos do que cinco equipes: Floresta de Cambuci, Macaé e Independente de Macaé, Resende e Cardoso Moreira.

Tabela da Terceira Fase

Grupo I
Independente, Macaé, Cardoso Moreira e Floresta

Grupo J
Resende, Mesquita, Duque de Caxias e Olaria
A Rodada – Todos os jogos na quarta-feira às 16hrs

Grupo I
Em Macaé, Independente x Macaé irão fazer o clássico da rodada no estádio Expedicionário. No municipal de Cardoso Moreira, o time local recebe o Floresta.

Grupo J
Em Resende, no Estádio do Trabalhador, o time da casa recebe o Mesquita. Na baixada Fluminense, o Duque de Caxias recebe o Olaria no estádio Telê Santana.