quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Eliminatórias da Copa - Giro no Mundo

Share |

Por Saimon Nouh


70 seleções entraram em campo nesta quarta-feira, em mais um dia de Eliminatórias da Copa. E mais três garantiram presença no Mundial 2010: Inglaterra, Espanha e Paraguai. Confira o resumo dos jogos:

ÁFRICA
A Eliminatória Africana teve apenas uma partida realizada nesse meio de semana. Pelo grupo 1, Camarões e Gabão se enfrentaram em jogo atrasado. O jogo valia a liderança do grupo, e os donos da casa saíram na frente com Jean II Makoun, do Lyon. No segundo tempo Gabão partiu pra cima colocando o bom atacante Cousin, no lugar do jovem Aubameyang do Milan. Mas quem brilhou foi Eto’o que fez o segundo gol camaronês. Já nos descontos, Gabão diminuiu com Cousin, mas Camarões venceu por 2x1.

4 de 6 Rodadas
1º Camarões 7pts
2º Gabão 6pts
3º Togo 5pts
4º Marrocos 3pts

ÁSIA
A Arábia Saudita recebeu o Bahrein no jogo de volta da repescagem. No ultimo sábado as seleções não saíram do 0x0, portanto quem vencesse se classificaria para a repescagem final contra a Nova Zelândia. O empate com gols era do Bahrein. Logo no começo a Arábia marcou com Al-Shamrani. No fim do primeiro tempo o Bahrein empatou com Okwunwanne. O resultado garantia o Bahrein, mas aos 45 minutos a Arábia marcou com Al-Montashari. O Bahrein foi para cima e aos 48 minutos, Latif empatou de cabeça após cobrança de escanteio. O empate garante o Bahrein na repescagem contra a Nova Zelândia.

AMÉRICA DO NORTE
Abrindo a oitava rodada da competição, os Estados Unidos visitaram a seleção de Trinidad & Tobago. E os americanos saíram vencedores pelo placar mínimo, gol do meia Clark.

Na Cidade do México, os donos da casa suaram mas venceram a seleção de Honduras, até então líder. O gol da vitória só saiu aos 30 minutos da etapa final, com o experiente Blanco, cobrando pênalti duvidoso.

Já que a rodada era de placares mínimos, El Salvador bateu a Costa Rica também por 1x0. Corrales fez o gol nos acréscimos. O gol faz com que El Salvador sonhe com uma vaga na repescagem.

8 de 10 Rodadas
1º Estados Unidos 16pts
2º México 15pts
3º Honduras 13pts
4º Costa Rica 12pts
5º El Salvador 8pts
6º Trinidad & Tobago 5pts

AMÉRICA DO SUL
Na altitude de La Paz, a seleção da Bolívia recebeu o Equador. E esperava surpreender como fez contra a Argentina. Não deu certo e apanhou feio. Edison Mendez, ex-PSV e atual LDU fez 1x0. Luis Valencia do Manchester United fez o segundo gol. O atacante Benitez ampliou e matou o jogo no começo do segundo tempo. No finalzinho a Bolívia descontou com Yecerot mas ficou 3x1.

O Uruguai em casa manteve vivo suas chances de classificação para a Copa. Indo para cima desde o começo do jogo, Luis Suarez fez 1x0 Uruguai logo aos 6 minutos. O jogo ficou truncado e duas expulsões ocorreram. Valdez do Uruguai e Gutierrez da Colômbia. Com dez pra cada lado a Colômbia chegou ao empate. O lateral Armero do Palmeiras cruzou e Martinez empatou, após falha ridícula do botafoguense Castillo. Necessitando vencer o Uruguai virou sem seguida, com o zagueiro Scotti, que entrou no primeiro tempo. No final do jogo, Eguren ainda fez o terceiro gol do Uruguai.

Fechando a rodada, a Venezuela acendeu mais suas chances de disputar uma Copa. Em casa, o time grená venceu o Peru por 3x1. Destaque para Fedor, autor de dois gols. Vargas fez o terceiro, após uma seqüência de duas bolas na trave da Venezuela. O Peru só marcou com um gol contra venezuelano de Fuenmayor.

A derrota da Argentina para o Paraguai, e a vitória do Brasil sobre o Chile, ganharam matéria especial no blog.

16 de 18 Rodadas
1º Brasil 33pts
2º Paraguai 30pts
3º Chile 27pts
4º Equador 23pts
5º Argentina 22pts
6º Uruguai 21pts
7º Venezuela 21pts
8º Colômbia 20pts
9º Bolívia 12pts
10º Peru 10pts

EUROPA
Grupo 1
- Malta e Suécia abriram os jogos do dia no grupo 1. A Suécia precisando vencer jogou muito mal o primeiro tempo em Malta. No segundo tempo a seleção melhorou, mas só venceu com gol contra de Malta no fim do jogo, feito por Azzopardi.
- Querendo vencer para se distanciar na ponta, a Dinamarca não passou de um empate com a Albânia. Bendtner do Arsenal fez 1x0, mas Bogdani empatou o jogo e complicou a Dinamarca no grupo.
- Outra que quer entregar a paçoca é a seleção húngara. Depois de perder em casa para a Suécia, nova derrota em casa, para Portugal agora. Deco cobrou falta e Pepe em jogada de brasileiros fez o gol da vitória portuguesa.

1º Dinamarca 18pts (8j)
2º Suécia 15pts (8j)
3º Portugal 13pts (8j)
4º Hungria 13pts (8j)
5º Albânia 7pts (9j)
6º Malta 1pt (9j)

Grupo 2
- Israel manteve chances de classificação ao golear Luxemburgo por 7x0. O atacante Barda foi o artilheiro do jogo com quatro gols. Bem Sahar ex-Chelsea fez dois. Baruchyan e Golan fizeram um gol e fecharam a goleada de Israel.
- Na Moldávia, a Grécia decepcionou e empatou por 1x1 com os donos da casa. O atacante Gekas fez 1x0 para os gregos. A vitória deixaria a Grécia na ponta, mas nos acréscimos a Moldávia empata com Andronic.
- Fechando o grupo, Letônia e Suíça também empataram. Alexander Frei fez 1x0 para os suíços. No segundo tempo a Letônia chegou a empatar e virar com Cauna e Astafjevs. Há dez minutos do fim, Derdiyok do Leverkusen igualou o jogo em 2x2.

1º Suíça 17pts (8j)
2º Grécia 14pts (8j)
3º Letônia 14pts (8j)
4º Israel 12pts (8j)
5º Luxemburgo 5pts (8j)
6º Moldávia 3pts (8j)

Grupo 3
- Depois de fazer 8 gols em 7 jogos, a Republica Tcheca fez logo 7 em San Marino, 7x0. Milan Baros do Galatasaray fez quatro gols, Sverkos fez dois e Necid fez outro.
- A Eslovênia praticamente acabou com as chances de classificação da Polônia ao aplicar 3x0 nos poloneses. Dedic, Novakovic e Birsa fizeram os gols que deixam a Eslovênia perto da repescagem.
- Fora de casa a Eslováquia praticamente confirmou sua vaga. Fez 2x0 na Irlanda do Norte, gols de Sestak e Holosko. Os eslovacos estão há um empate da Copa do Mundo. Porém os jogos serão só no mês que vem.

1º Eslováquia 19pts (8j)
2º Eslovênia 14pts (8j)
3º Irlanda do Norte 14pts (9j)
4º Republica Tcheca 12pts (8j)
5º Polônia 11pts (8j)
6º San Marino 0pts (9j)

Grupo 4
- Em jogo de eliminados, Liechtenstein e Finlândia empataram por 1x1. Litmanen de pênalti fez 1x0 Finlândia. Um minuto depois os donos da casa empataram com Polverino.
- Fora de casa a Rússia segue sua perseguição à Alemanha. Os russos venceram o País de Gales por 3x1. Após jogada de Arshavin, Semshov fez 1x0 Russia. No segundo tempo Gales empatou com Collins. O zagueiro do CSKA Ignashevich fez 2x1, e nos acréscimos a Rússia matou o jogo com Pavlyuchenko.
- A Alemanha goleou o Azerbaijão por 4x0 e manteve a ponta do Grupo 4. Ballack de pênalti abriu o placar. O artilheiro Klose fez dois gols martando o jogo. Lukas Podolski ainda fez o quarto, fechando a conta.

1º Alemanha 22pts (8j)
2º Rússia 21pts (8j)
3º Finlândia 14pts (8j)
4º País de Gales 11pts (8j)
5º Liechtenstein 2pts (8j)
6º Azerbaijão 1pt (8j)

Grupo 5
- Depois de tomar 5 da Espanha, a Bélgica segue decadente. A derrota da vez foi para a Armênia em Yerevan. Gohai e Hovsepyan fizeram 2x0 para a Armênia. O zagueiro do Bayern van Buyten diminuiu nos acréscimos para os belgas.
- Bósnia e Turquia se enfrentaram na Bósnia. Os turcos jogavam a sobrevivência, enquanto que os bósnios jogavam para vencer e garantir a vaga na repescagem. No comecinho, Emre fez 1x0 Turquia. Salihovic empatou no primeiro tempo e o jogo ficou mesmo 1x1.
- A Espanha bateu a Estônia e se garantiu na Copa. Fabregas, Cazorla e Mata fizera, os gols da fúria que foi a terceira seleção européia a se classificar, depois de Holanda e Inglaterra.

1º Espanha 24pts (8j)
2º Bósnia 16pts (8j)
3º Turquia 12pts (8j)
4º Bélgica 7pts (8j)
5º Estônia 5pts (8j)
6º Armênia 4pts (8j)

Grupo 6
- A Ucrânia foi até Minsk enfrentar a Bielo Russia. Empatou em 0x0 e se complicou no grupo. Com o fraco empate em 0x0, a Ucrânia aparece em terceiro no grupo, mas terá de vencer a Inglaterra em casa para ir à repescagem.
- No jogo dos lanternas, Andorra em casa foi atropelada pelo Cazaquistão, 3x1. Sonejee fez o gol de Andorra, mas o Cazaquistão já vencia por 3 gols, feitos por Khizhnichenko duas vezes e Baltiyev.
- Precisando vencer para garantir a vaga direta na Copa, a Inglaterra goleou a Croácia por 5x1. Gerrard fez dois gols de cabeça, Lampard também fez dois e Rooney fez o outro. O brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva descontou para a Croácia.

1º Inglaterra 24pts (8j)
2º Croácia 17pts (9j)
3º Ucrânia 15pts (8j)
4º Bielo Rússia 10pts (8j)
5º Cazaquistão 6pts (8j)
6º Andorra 0pts (9j)

Grupo 7
- A seleção de Ilhas Faroe conseguiu sua primeira vitória nessas eliminatórias. A derrota tirou as poucas chances da Lituânia de ir para a repescagem. Olsen e Hansen fizeram os gols históricos de Faroe, que até então em 7 jogos havia feito dois gols. Danilevicius fez para os lituanos, mas não deu para empatar.
- Outro seleção que dá adeus a disputa de uma vaga é a Romênia. A seleção que esteve na ultima Eurocopa vacilou e empatou em casa com a Áustria. Bucur fez 1x0 mas Schiemer empatou no fim do jogo.
- Jogando na Sérvia, os sérvios jogavam pelos três pontos contra a França. A vitoria deixaria a seleção já garantida na Copa. No inicio do jogo, o goleiro Lloris fez pênalti e foi expulso. Mandanda entrou no lugar do fraco Gignac (que não tem condições nenhuma para ser titular) e Milijas converteu o pênalti. A França apenas empatou, com Henry. Com o empate a França se complica e deve mesmo ir à repescagem.

1º Sérvia 19pts (8j)
2º França 15pts (8j)
3º Áustria 11pts (8j)
4º Lituânia 9pts (8j)
5º Romênia 9pts (8j)
6º Ilhas Faroe 4pts (8j)

Grupo 8
- Em jogo que já não valia nada, Montenegro e Chipre empataram por 1x1. Mirko Vucinic da Roma abriu o placar de pênalti. O Chipre empatou com Okkas e o jogo ficou assim.
- A Itália se aproximou mais da Copa ao bater a Bulgária por 2x0. Pirlo fez boa jogada e Fabio Grosso fez 1x0 Azzurra. O atacante da Juventus Iaquinta ampliou o marcador e matou o jogo.

1º Itália 20pts (8j)
2º Irlanda 16pts (8j)
3º Bulgária 11pts (8j)
4º Chipre 6pts (8j)
5º Montenegro 5pts (8j)
6º Geórgia 3pts (8j)

Grupo 9 (Encerrado)
- A Holanda manteve os 100% de aproveitamento ao bater a Escócia fora de casa por 1x0, gol do jovem Elia do Hamburgo. Com a derrota a Escócia acabou eliminada no confronto direto.
- Eliminada pela Noruega, que venceu a Macedônia por 2x1.Helstad e Riise abriram 2x0. Grncarov diminuiu para a Macedônia que assustou e quase empatou sem seguida. Com a vitória e o tropeço escocês, a Noruega jogará a repescagem.

1º Holanda 24pts
2º Noruega 10pts
3º Escócia 10pts
4º Macedônia 7pts
5º Islândia 5pts

Brasil goleia com time misto

Share |

Por Leonardo Martins


Em jogo que fechou a 16ª rodada das Eliminatórias, o já classificado Brasil enfrentou a Seleção Chilena em Salvador. Mesmo com inúmeros desfalques, a equipe brasileira venceu bem os chilenos por 4 a 2 e fez a festa dos baianos.

O Brasil entrou com um time misto, já que 4 titulares estavam suspensos. Lúcio, Kaká, Robinho e Luis Fabiano, estes foram substituídos por Miranda, Júlio Baptista, Nilmar e Adriano. Além disto, Dunga promoveu uma alteração de ordem tática, colocou o filho da terra, Daniel Alves, no lugar de Elano no meio-campo. Já pelo lado Chileno, como uma vitória os colocava na copa, Marcelo “El Loco” Bielsa colocou 3 atacantes na equipe, os mesmos da partida contra a Venezuela.

Quando a bola rolou, o Brasil foi logo dominando as ações e aproveitando a fragilidade da zaga chilena, os atacantes reservas mostraram vontade que querem arranjar uma vaga na África. Daniel Alves não decepcionava os conterrâneos e mostrava um belo futebol. Com estes ingredientes, a torcida empurrou o time e as chances vieram. Aos 7, Luisão cabeceou, mas Matias Fernandez salvou em cima da linha. O próprio Matias assustou Júlio César em um chute que foi defendido pelo arqueiro brasileiro.

Mas o gol brasileiro era questão de tempo e ele veio aos 31. Daniel Alves, um dos destaques da partida, cruzou, Adriano não chegou, mas Nilmar completou de primeira, um bonito gol. Era o inicio do show do ex-colorado. 1 a 0 Brasil.

Do lado chileno se destacava o atacante Alex Sanchez, atuando pela direita, infernizava André Santos que tinha inúmeras dificuldades para marcá-lo. Aos 39, Sanchez cruzou e Fernandez completou para o gol, mas parou em Júlio César que fez uma ótima defesa. Dois minutos depois, a fragilidade da defesa chilena apareceu novamente. Nilmar roubou a bola na entrada da área chilena, o camisa 11 tocou para Daniel Alves, o baiano achou Júlio Baptista que tocou no canto esquerdo de Bravo para marcar o segundo.

Antes do intervalo, André Santos voltou a ter dificuldades com Sanchez pela esquerda e acabou cometendo pênalti. Bem cobrado por Suazo e trouxe emoção para a segunda etapa. 2 a 1 Brasil.

Bielsa voltou para a segunda etapa com uma modificação na equipe. Cereceda entrou no lugar de Vidal. Felipe Melo, que vinha mal na partida, tratou de complicar as coisas para os brasileiros. O volante acertou um pontapé em Sanchez (sempre ele) e foi expulso.

Com a vantagem no número de jogadores, o Chile passou a dominar o jogo e o time chileno empatou. Matias Fernandez cruzou da esquerda e Suazo apareceu livre para completar de primeira. 2 a 2.

O Chile passou a buscar a virada, mas sem criar chances efetivas, o jogo ficou fraco. O técnico Dunga demorou a corrigir o sistema de marcação. A torcida palmeirense matou a saudade de “El Mago” Valdívia que entrou no lugar de Suazo. O Mago entrou muito bem fazendo boas jogadas, mas não ajudou na virada do Chile. Dunga finalmente corrigiu a marcação ao colocar Sandro no lugar de Júlio Baptista. No mesmo momento, o Imperador Adriano saiu para dar entrada a Diego Tardelli.

Com estas alterações, o Brasil voltou ao domínio da partida e logo desempatou a partida. Aos 29, Maicon cruzou para Nilmar completar de cabeça para o gol. 3 a 2 Brasil. Dois minutos mais tarde, a dupla voltou a funcionar. Maicon apareceu como surpresa e chutou, o goleiro Bravo deu rebote e o ex-colorado voltou a balançar as redes. 3º gol dele na partida e 4º do Brasil na partida.

O Chile com esses gols levados se abateu em campo e a vaga ficou para a próxima partida. Já o Brasil fez a festa da torcida que encheu o estádio de Pituaçu com um belo futebol. Fim de jogo 4 a 2 Brasil.

O Brasil tem tudo para garantir o 1° lugar nas Eliminatórias é líder isolado com 33 pontos e na próxima rodada vai a altitude de La Paz enfrentar a Bolívia. O Chile está próximo a vaga no mundial com 27 pontos e na 3ª colocação. A vaga pode ser confirmada em casa diante do Equador.

As outras partidas das Eliminatórias Sul-Americanas e as outras Eliminatórias pelo mundo virão em outro texto ainda hoje no Esporte é Vida.

Paraguai vence e está na Copa; Argentina se complica

Share |

Por Gabriel Seixas

Paraguai e Argentina fizeram aquilo que era esperado: um jogaço! Ambos os times precisavam da vitória, afinal, a Argentina vivia (e vive) situação dramática, beirando a zona da repescagem, enquanto os paraguaios precisavam apenas de uma vitória para carimbar sua vaga para a próxima Copa. E os mandantes não deram bobeira, venceram pelo placar mínimo e confirmaram a segunda vaga antecipada do continente sul-americano para a Copa na África. O gol da classificação foi de Haedo Valdéz, do Borussia Dortmund. A seleção rojiblanca continua na vice-liderança com 30 pontos, agora jogando apenas para cumprir tabela nas Eliminatórias, enquanto os albicelestes estão em 5º, com 22 pontos, garantindo apenas uma vaga na repescagem.

Mudanças para sonhar com a Copa

Pelo lado paraguaio, Gerardo Martino promoveu apenas uma mudança em relação a equipe que venceu a Bolívia na rodada passada. O lateral Aureliano Torres ganhou a vaga de Morel e iniciou a partida. No gol, Justo Villar ameaçou ficar de fora com uma lesão no joelho. Bobadilla era o substituto imediato, mas ele teve que se contentar em ficar mais uma vez no banco, pois o titular se recuperou a tempo. O destaque do time, Roque Santa Cruz, foi desfalque logo na convocação. E Cabañas e Haedo Valdéz não deixaram que o artilheiro fizesse falta.

Do lado argentino, muitos problemas e um clima tenso. Maradona vivia a expectativa de uma atitude diferente da sua seleção depois da derrota em casa para o Brasil, e por isso, promoveu quatro mudanças, sendo três por questão técnica. Romero substituiu Andújar no gol, fazendo sua estreia pela seleção. Na defesa, o lateral-esquerdo Papa ganhou a vaga de seu companheiro de Vélez Sarsfield, Otamendi, passando assim Gabriel Heinze para a zaga. No meio-campo, Maxi Rodriguez cedeu vaga a Gago – mostrando que Maradona estava mesmo preocupado com o sistema defensivo. Quem perdeu vaga, mas dessa vez por lesão, foi Tévez. Agüero foi o titular.

Primeiro tempo perfeito...para os paraguaios

O Paraguai se impôs no Defensores del Chaco desde o início do jogo, sem deixar a Argentina jogar. Logo aos sete minutos, Haedo Valdéz mostrava suas caras, acertando a trave do goleiro Romero, que ainda desviou na bola. Valdéz estava com fome de jogo, e aos 23 minutos, deu bom passe para Santana entrar sozinho na área. Ele tocou na saída de Romero e, novamente, carimbou a trave.

Os paraguaios envolviam os argentinos de uma forma impressionante. As subidas de Aureliano Torres, pela esquerda, eram um terror para Maradona & cia. Cabañas e Valdéz mostravam sintonia no ataque, e na defesa, uma equipe sólida, jogando de maneira eficiente. Os argentinos estavam perdidos, sem nenhum lampejo. Messi e Agüero frustraram os torcedores, fazendo uma apresentação muito abaixo do nível de ambos. Sobrou para Romero lá atrás, que logo levou seu “gol de estreia” pela seleção.

Diga-se de passagem, o gol foi resultado de uma linda jogada de Cabañas, carrasco do Flamengo no ano passado. Ele tabelou com Riveros na intermediária e deu passe açucarado para Haedo Valdéz, na esquerda. O atacante chutou cruzado, e Romero foi buscar a bola no fundo das redes.

A Argentina ameaçou uma reação, sem sucesso. Apenas um lampejo de Gago, que cruzou para Agüero, de cabeça, mandar a bola rente ao gol de Villar. E foi só.

Com 11 já estava difícil. Com 10...

Na segunda etapa, a Argentina sofreu um duro baque logo aos sete minutos. O experiente Verón reclamou de uma falta com o árbitro brasileiro Sálvio Spinola e acabou recebendo o segundo amarelo. Irritado, o argentino teve de deixar o jogo mais cedo.

Então, o Paraguai apenas administrou o jogo até o fim da partida. O time soube se postar na defesa e deu poucos espaços para a Argentina trabalhar. Aliás, já com os experientes Palermo e Schiavi em campo, os hermanos criaram a única – e última – oportunidade clara de gol em busca do empate. Palermo escorou cruzamento e cabeceou curto para Schiavi, que livre na área, furou. Foi um balde de água fria para os esperançosos torcedores argentinos que compareceram em pequeno número, e viram uma apresentação sem nenhum brilhantismo da equipe. Já os paraguaios saíram satisfeitíssimos, com a sua terceira Copa seguida garantida.