quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Paraguai vence e está na Copa; Argentina se complica

Share |

Por Gabriel Seixas

Paraguai e Argentina fizeram aquilo que era esperado: um jogaço! Ambos os times precisavam da vitória, afinal, a Argentina vivia (e vive) situação dramática, beirando a zona da repescagem, enquanto os paraguaios precisavam apenas de uma vitória para carimbar sua vaga para a próxima Copa. E os mandantes não deram bobeira, venceram pelo placar mínimo e confirmaram a segunda vaga antecipada do continente sul-americano para a Copa na África. O gol da classificação foi de Haedo Valdéz, do Borussia Dortmund. A seleção rojiblanca continua na vice-liderança com 30 pontos, agora jogando apenas para cumprir tabela nas Eliminatórias, enquanto os albicelestes estão em 5º, com 22 pontos, garantindo apenas uma vaga na repescagem.

Mudanças para sonhar com a Copa

Pelo lado paraguaio, Gerardo Martino promoveu apenas uma mudança em relação a equipe que venceu a Bolívia na rodada passada. O lateral Aureliano Torres ganhou a vaga de Morel e iniciou a partida. No gol, Justo Villar ameaçou ficar de fora com uma lesão no joelho. Bobadilla era o substituto imediato, mas ele teve que se contentar em ficar mais uma vez no banco, pois o titular se recuperou a tempo. O destaque do time, Roque Santa Cruz, foi desfalque logo na convocação. E Cabañas e Haedo Valdéz não deixaram que o artilheiro fizesse falta.

Do lado argentino, muitos problemas e um clima tenso. Maradona vivia a expectativa de uma atitude diferente da sua seleção depois da derrota em casa para o Brasil, e por isso, promoveu quatro mudanças, sendo três por questão técnica. Romero substituiu Andújar no gol, fazendo sua estreia pela seleção. Na defesa, o lateral-esquerdo Papa ganhou a vaga de seu companheiro de Vélez Sarsfield, Otamendi, passando assim Gabriel Heinze para a zaga. No meio-campo, Maxi Rodriguez cedeu vaga a Gago – mostrando que Maradona estava mesmo preocupado com o sistema defensivo. Quem perdeu vaga, mas dessa vez por lesão, foi Tévez. Agüero foi o titular.

Primeiro tempo perfeito...para os paraguaios

O Paraguai se impôs no Defensores del Chaco desde o início do jogo, sem deixar a Argentina jogar. Logo aos sete minutos, Haedo Valdéz mostrava suas caras, acertando a trave do goleiro Romero, que ainda desviou na bola. Valdéz estava com fome de jogo, e aos 23 minutos, deu bom passe para Santana entrar sozinho na área. Ele tocou na saída de Romero e, novamente, carimbou a trave.

Os paraguaios envolviam os argentinos de uma forma impressionante. As subidas de Aureliano Torres, pela esquerda, eram um terror para Maradona & cia. Cabañas e Valdéz mostravam sintonia no ataque, e na defesa, uma equipe sólida, jogando de maneira eficiente. Os argentinos estavam perdidos, sem nenhum lampejo. Messi e Agüero frustraram os torcedores, fazendo uma apresentação muito abaixo do nível de ambos. Sobrou para Romero lá atrás, que logo levou seu “gol de estreia” pela seleção.

Diga-se de passagem, o gol foi resultado de uma linda jogada de Cabañas, carrasco do Flamengo no ano passado. Ele tabelou com Riveros na intermediária e deu passe açucarado para Haedo Valdéz, na esquerda. O atacante chutou cruzado, e Romero foi buscar a bola no fundo das redes.

A Argentina ameaçou uma reação, sem sucesso. Apenas um lampejo de Gago, que cruzou para Agüero, de cabeça, mandar a bola rente ao gol de Villar. E foi só.

Com 11 já estava difícil. Com 10...

Na segunda etapa, a Argentina sofreu um duro baque logo aos sete minutos. O experiente Verón reclamou de uma falta com o árbitro brasileiro Sálvio Spinola e acabou recebendo o segundo amarelo. Irritado, o argentino teve de deixar o jogo mais cedo.

Então, o Paraguai apenas administrou o jogo até o fim da partida. O time soube se postar na defesa e deu poucos espaços para a Argentina trabalhar. Aliás, já com os experientes Palermo e Schiavi em campo, os hermanos criaram a única – e última – oportunidade clara de gol em busca do empate. Palermo escorou cruzamento e cabeceou curto para Schiavi, que livre na área, furou. Foi um balde de água fria para os esperançosos torcedores argentinos que compareceram em pequeno número, e viram uma apresentação sem nenhum brilhantismo da equipe. Já os paraguaios saíram satisfeitíssimos, com a sua terceira Copa seguida garantida.

Um comentário:

alba disse...

Nada melhor do que ver a Argentina perder mais um jogo. E, claro, acompanhar a cobertura do jogo pelo blog.