quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Brasil goleia com time misto

Share |

Por Leonardo Martins


Em jogo que fechou a 16ª rodada das Eliminatórias, o já classificado Brasil enfrentou a Seleção Chilena em Salvador. Mesmo com inúmeros desfalques, a equipe brasileira venceu bem os chilenos por 4 a 2 e fez a festa dos baianos.

O Brasil entrou com um time misto, já que 4 titulares estavam suspensos. Lúcio, Kaká, Robinho e Luis Fabiano, estes foram substituídos por Miranda, Júlio Baptista, Nilmar e Adriano. Além disto, Dunga promoveu uma alteração de ordem tática, colocou o filho da terra, Daniel Alves, no lugar de Elano no meio-campo. Já pelo lado Chileno, como uma vitória os colocava na copa, Marcelo “El Loco” Bielsa colocou 3 atacantes na equipe, os mesmos da partida contra a Venezuela.

Quando a bola rolou, o Brasil foi logo dominando as ações e aproveitando a fragilidade da zaga chilena, os atacantes reservas mostraram vontade que querem arranjar uma vaga na África. Daniel Alves não decepcionava os conterrâneos e mostrava um belo futebol. Com estes ingredientes, a torcida empurrou o time e as chances vieram. Aos 7, Luisão cabeceou, mas Matias Fernandez salvou em cima da linha. O próprio Matias assustou Júlio César em um chute que foi defendido pelo arqueiro brasileiro.

Mas o gol brasileiro era questão de tempo e ele veio aos 31. Daniel Alves, um dos destaques da partida, cruzou, Adriano não chegou, mas Nilmar completou de primeira, um bonito gol. Era o inicio do show do ex-colorado. 1 a 0 Brasil.

Do lado chileno se destacava o atacante Alex Sanchez, atuando pela direita, infernizava André Santos que tinha inúmeras dificuldades para marcá-lo. Aos 39, Sanchez cruzou e Fernandez completou para o gol, mas parou em Júlio César que fez uma ótima defesa. Dois minutos depois, a fragilidade da defesa chilena apareceu novamente. Nilmar roubou a bola na entrada da área chilena, o camisa 11 tocou para Daniel Alves, o baiano achou Júlio Baptista que tocou no canto esquerdo de Bravo para marcar o segundo.

Antes do intervalo, André Santos voltou a ter dificuldades com Sanchez pela esquerda e acabou cometendo pênalti. Bem cobrado por Suazo e trouxe emoção para a segunda etapa. 2 a 1 Brasil.

Bielsa voltou para a segunda etapa com uma modificação na equipe. Cereceda entrou no lugar de Vidal. Felipe Melo, que vinha mal na partida, tratou de complicar as coisas para os brasileiros. O volante acertou um pontapé em Sanchez (sempre ele) e foi expulso.

Com a vantagem no número de jogadores, o Chile passou a dominar o jogo e o time chileno empatou. Matias Fernandez cruzou da esquerda e Suazo apareceu livre para completar de primeira. 2 a 2.

O Chile passou a buscar a virada, mas sem criar chances efetivas, o jogo ficou fraco. O técnico Dunga demorou a corrigir o sistema de marcação. A torcida palmeirense matou a saudade de “El Mago” Valdívia que entrou no lugar de Suazo. O Mago entrou muito bem fazendo boas jogadas, mas não ajudou na virada do Chile. Dunga finalmente corrigiu a marcação ao colocar Sandro no lugar de Júlio Baptista. No mesmo momento, o Imperador Adriano saiu para dar entrada a Diego Tardelli.

Com estas alterações, o Brasil voltou ao domínio da partida e logo desempatou a partida. Aos 29, Maicon cruzou para Nilmar completar de cabeça para o gol. 3 a 2 Brasil. Dois minutos mais tarde, a dupla voltou a funcionar. Maicon apareceu como surpresa e chutou, o goleiro Bravo deu rebote e o ex-colorado voltou a balançar as redes. 3º gol dele na partida e 4º do Brasil na partida.

O Chile com esses gols levados se abateu em campo e a vaga ficou para a próxima partida. Já o Brasil fez a festa da torcida que encheu o estádio de Pituaçu com um belo futebol. Fim de jogo 4 a 2 Brasil.

O Brasil tem tudo para garantir o 1° lugar nas Eliminatórias é líder isolado com 33 pontos e na próxima rodada vai a altitude de La Paz enfrentar a Bolívia. O Chile está próximo a vaga no mundial com 27 pontos e na 3ª colocação. A vaga pode ser confirmada em casa diante do Equador.

As outras partidas das Eliminatórias Sul-Americanas e as outras Eliminatórias pelo mundo virão em outro texto ainda hoje no Esporte é Vida.

Um comentário:

alba disse...

Editor, a cobertura das eliminatórias ficou excelente. Vamos esperar uma cobertura da copa do mundo melhor ainda.