quinta-feira, 16 de abril de 2009

Grêmio vence e garante o 1º lugar

Share |

Por Leonardo Martins


Ainda sem técnico efetivo, o Grêmio foi ao Chile enfrentar o Universidad de Chile pelo grupo 7 da Libertadores. Os gaúchos aproveitaram as chances que criaram e venceram por 2 a 0, garantindo o 1º lugar da chave.

Pouco importa que não tenha sido merecido. Se o Grêmio jogou mal no primeiro tempo e conseguiu sair na frente mesmo assim, azar do Universidad de Chile e de sua fanática torcida, que quase lotou o Estádio Nacional. O time gaúcho foi pressionado, pouco criou, não foi vazado por detalhes, mas alcançou aquilo que faltou a La U na etapa inicial. Fez o gol.

E fez com Léo, a figura mais importante dos primeiros 45 minutos, para o bem e para o mal. O defensor exagerou nas faltas, mereceu ser expulso pelo árbitro Carlos Amarilla e cometeu erros que poderiam ter custado caro. Em vez de punido, ganhou o maior dos presentes. Foi aos 31 minutos, em uma rara investida tricolor ao ataque. Souza cobrou falta na área para Jonas desviar de cabeça, de costas. A bola bateu no travessão do goleiro Pinto. No rebote, Léo, também de cabeça, fez o gol.

Os gremistas explodiram em alegria no estádio enquanto o zagueiro, após ser abraçado pelos colegas, atravessou o campo e ergueu os braços ao céu. Dentro da crença dele, o atleta não tinha dúvidas de que havia sido abençoado.

Foi um momento de alívio, uma exceção em um período de constantes perigos para o gol de Victor. O goleirão precisou agir para não ver sua rede balançar. Com oito minutos, Hernández bateu cruzado. O camisa 1 tricolor espalmou.

Bom goleiro também tem sorte. Com 23 minutos, Léo deu um bico na bola, mas ela estourou em Cuevas e voltou contra o gol gaúcho. Victor só teve uma alternativa: torcer. E deu certo. Ele viu a trave balançar com a bolada que ela recebeu.

Depois do gol, o Grêmio melhorou um pouco e passou a apostar nos contra-ataques, especialmente com a velocidade de Jonas. O atacante pediu pênalti aos 34 minutos, mas a arbitragem mandou o jogo seguir.

Sabe-se lá o que seria do Grêmio sem Victor. O goleiro voltou a praticar sua especialidade no segundo tempo: milagres. Com quatro minutos, ele deixou um estádio inteiro boquiaberto. González concluiu com força, certeiro. Seria gol se o Tricolor não tivesse um goleiraço. O arqueiro caiu rápido, com todo o reflexo do mundo, para espalmar a escanteio.

Mais seis minutos, mais destaque para Victor. Aos dez, Cuevas mandou o chute de fora da área. A bola mirou o ângulo do goleiro e decidiu que entraria lá. Mas Victor não deixou. O voo virou defesa, e a defesa virou salvação. Era a noite do Grêmio.

Mas faltava um detalhe para a torcida tricolor ficar feliz de vez. Um detalhe nascido na Argentina, de cabelos longos, número 16 às costas. Aos 20 minutos, Souza fez linda jogada pelo meio, deixou dois adversários a ver navios e mandou para Maxi López. O gringo entrou na área em diagonal e desviou do goleiro Pinto. Golaço.

Aí foi só controlar. La U perdeu fôlego, se descoordenou e ainda ficou sem o atacante Olivera, expulso após se enroscar com William Thiego. Herrera perdeu gol feito. Souza ameaçou novamente de longe. O terceiro gol esteve perto, mas não saiu. Pouco importa. O Grêmio seguiu na boa até o final para, sob o olhar da Cordilheira dos Andes, embolsar mais três pontos no estádio onde o Brasil foi bicampeão mundial de futebol em 1962.

O Grêmio garantiu a 1ª colocação da chave com uma rodada de antecipação, agora a equipe busca o 1º lugar geral da fase, para ter chances disto, precisa vencer o Boyaca Chico em Porto Alegre.

Outros jogos
Grupo 2
Deportivo Táchira-VEN 2x1 Guarani-PAR
Grupo 4
América de Cali-COL 0x0 Defensor Sporting-URU


Grupo 5
Deportivo Quito-EQU 3x1 Universitário Sucre-BOL

Grupo 6
Caracas-VEN 1x0 Everton-CHI
Chivas-MEX 0x0 Lanús-ARG
Grupo 7
Boyaca Chicó-COL 2x1 Aurora-BOL

Com reservas, Tricolor paulista perde na Colômbia

Share |

Por Leonardo Martins


Pensando nas semifinais do Paulista e já classificado na Libertadores, o São Paulo foi a Colômbia disputar um jogo contra o Independiente Medellín com os reservas. Em um jogo disputado, o tricolor perdeu por 2 a 1.

Os colombianos começaram o jogo em cima do Tricolor e, aproveitando do desentrosamento da equipe brasileira, logo fizeram o 1º. Aos 15, Restrepo tocou para Castillo fuzilar Bosco.

O São Paulo encontrava inúmeras dificuldades para vencer a barreira imposta pela marcação colombiana e dava espaços para a equipe vermelha atacar. Aos 25, o Independiente marcou o segundo com Castillo novamente, a bola desviou em Rodrigo antes de entrar e matou Bosco.

Com 2 a 0 contra, os brasileiros continuaram tentando reagir na partida e tomavam sufoco dos colombianos. Mas, em rápido contra-ataque, André Lima tabelou com Dagoberto e chutou forte no canto para diminuir o marcador, aos 39. Uma esperança de melhora do resultado surgiu ao tricolor para a segunda etapa.

Muricy Ramalho fez uma mudança na lateral: colocou Wellington no lugar de Wagner Diniz. Mais organizado, o São Paulo voltou melhor para o segundo tempo e passou a criar mais. O Independiente ainda tinha mais a posse de bola, mas já não dominava o time paulista.

André Lima chegou a balançar a rede aos 20 minutos, mas o árbitro marcou impedimento do atacante, que era o que mais arriscava pelo Tricolor. Bosco não precisou fazer qualquer defesa, pois o Independiente parou de atacar. O resultado era importante para o time da casa, que a partir da metade da etapa final, passou a segurar o placar.

Muricy deu a última cartada pelo gol de empate ao colocar em campo o meia Oscar. O jovem, de 18 anos, ficou com a vaga de Eduardo Costa, tornando a equipe ainda mais ofensiva. O garoto fez uma boa jogada aos 46, tocando para Dagoberto, que não concluiu bem. E o Tricolor amargou a derrota fora de casa, a primeira na Libertadores.

Mesmo com a derrota, o Tricolor continua em 1º no grupo 4 da Libertadores com 10 pontos e na última rodada, enfrenta o América de Cali no Morumbi.

Sport segura empate em São Paulo

Share |

Por Leonardo Martins


Na noite desta quarta-feira, em São Paulo, Palmeiras e Sport fizeram o segundo confronto brasileio pelo grupo 1 da Libertadores. Os rubro-negros ficaram com um a menos durante o segundo tempo, mesmo assim, conseguiram segurar o empate em um gol. O resultado foi péssimo para as pretensões verdes.

Como era de se esperar, os donos da casa partiram para cima desde o inicio do jogo e os visitantes ficaram na defesa e tentando aproveitar os contra-ataques, como é a especialidade desta equipe.

O 1º lance importante da partida já foi polemico. Aos 12 minutos, o juiz marcou pênalti, erradamente, para o Palmeiras, erradamente, pois a bola bateu na barriga de César, mas o juiz achou que tivesse batido no braço do jogador rubro-negro. Keirrison, que nada tinha a ver com a história, foi lá e converteu o pênalti. 1 a 0 Palmeiras e prenuncio de vitória fácil, certo?

Bom a história seria certa até os 45 minutos, porque o Porco era superior em campo e tinha uma boa marcação, inibindo os poucos ataques pernambucanos, mas neste minuto, Wilson, primeiro, foi o herói e, depois, o vilão. Herói, porque ele aproveitou confusão na área e marcou o gol de empate, mas na comemoração ele levantou a camisa e, como já tinha cartão amarelo, foi expulso.

Animado com o fato de ter um jogador a mais em campo, o Verdão iniciou uma pressão terrível na segunda etapa, e o Sport, mais recuado que na 1ª etapa, se segurava em campo. Porem, os atacantes palmeirenses tinham dificuldades de furar a barreira pernambucana.

E quando conseguiam, esbarrava na ótima atuação do goleiro Magrão. Aos 21, Keirrison bateu falta que o goleiro defendeu, no rebote, Danilo, livre de marcação, exigiu uma defesa sensacional de Magrão. A noite não era palmeirense mesmo.

Luxemburgo levou seu time mais para frente ao colocar Marquinhos e Ortigoza. Já o Sport, ainda para aproveitar contra-ataques, tirou o cansado Paulo Baier para colocar o veloz Fumagalli.

A pressão palmeirense continuava, a essa altura do jogo, já desorganizada, pois a vitória era fundamental. Mas Magrão continuava salvando os nordestinos. Aos 33, o goleiro fez outra defesa espetacular em um chute de Ortigoza. E o Sport conseguiu um ótimo resultado em terras paulistanas.

O Leão continua em 2º lugar no grupo 1 com 7 pontos e na semana que vem, enfrenta o líder Colo-Colo na Ilha. Já o Palmeiras vem em 3º com 4 e na próxima semana, recebe a LDU no Palestra.