sábado, 17 de outubro de 2009

Série B – 30ª rodada – Vasco, Guarani e Ceará disparam; Bahia se complica

Share |

Por Gabriel Seixas

Ao final da 30ª rodada da Série B, algumas coisas já começam a ficar evidenciadas na tabela. Uma delas é o acesso praticamente garantido de Vasco e Guarani, mais líderes do que nunca. O Ceará também começa a se firmar no G-4 e pintar como favorito a uma das quatro vagas. Além deles, outros três times continuam fortes na briga: o Figueirense, que entrou no G-4 nesta rodada, o Atlético-GO, em má fase, e agora a Portuguesa, que conseguiu uma ótima reação na tabela. Enquanto isso, na parte de baixo, um dos maiores times do Nordeste, o Bahia, vive situação dramática. Há vários jogos sem vencer, o tricolor caiu nesta rodada para 18º, com apenas 32 pontos. O Fortaleza também está na parte de baixo, e corre sérios riscos de cair. Confira um breve resumo dos 10 jogos que agitaram a rodada:

Vasco 4x1 Vila Nova

O Vasco teve dificuldades, mas aproveitou a fragilidade do adversário, e com uma pitada de sorte, goleou o Vila Nova por 4 a 1. Pressionado, o time vascaíno entrou com obrigação de vencer, mas parecia pouco intimidado. Nilton, de voleio, fez um belo gol com poucos minutos de início. Mas logo uma desatenção da zaga resultou no gol de Nena para os goianos. O time foi pro intervalo empatando, e voltou com dificuldades para sair pro jogo. Mas, num lance de sorte, Amaral cruzou da esquerda e acabou encobrindo o goleiro, fazendo 2 a 1. Aí ficou fácil: O zagueiro Titi e o artilheiro da segundona, Élton, completaram a goleada que mantém o Vasco na ponta da Série B, com 60 pontos, um a mais que o Guarani. O Vila continua ameaçado na parte de baixo, em 14º com 36 pontos, e dá pinta de que vai brigar até a última rodada contra o descenso.

Guarani 2x1 Duque de Caxias

Uma ótima atuação do atacante Fabinho levou o Guarani a vitória sobre o Duque de Caxias, em casa, por 2 a 1. Se no primeiro tempo o Bugre não conseguiu marcar, mesmo jogando melhor, na segunda etapa os paulistas furaram a retranca do Duque. Começando por um golaço de Fabinho, que acertou o ângulo do goleiro aos 26 minutos. No segundo gol, Fabinho achou Léo Mineiro na área, que dominou e bateu para fazer seu primeiro gol com a camisa do Guarani. No fim, Leandro Chaves acertou um belo chute e diminuiu para os cariocas. Só não conseguiu diminuir a tristeza do time que está em 13º com 37 pontos, e já começa a perder a gordura que conseguiu para a zona do rebaixamento. O Guarani está a um ponto do líder Vasco, e praticamente consolidou o acesso.

Campinense 2x3 Ponte Preta

Pode-se dizer que deu zebra no estádio Amigão. O Campinense, que costuma somar pontos quando joga em casa, não segurou o ímpeto da Ponte Preta e perdeu por 3 a 2. Pior: vai dormir a rodada na lanterna da competição. Os paraibanos começaram marcando antes do primeiro minuto, com Fábio Júnior, de cabeça. Mas o centroavante Finazzi não demorou para empatar, fazendo seu primeiro gol com a camisa da Ponte na sua reestreia, e o centésimo da Macaca na temporada. O lateral Vicente, em bonito chute de fora da área, virou. Finazzi ampliou, sendo que tudo isso foi só no primeiro tempo. Na etapa final, o artilheiro Edmundo recolocou o Campinense no jogo, mas os paraibanos não tiveram forças para empatar. A Ponte quebrou um tabu de quatro meses sem vencer fora de casa na Série B, mas permanece em 9º, com 43 pontos.

Figueirense 3x1 Juventude

O Figueirense venceu mais uma, e finalmente alcançou o G-4. A vítima foi o Juventude, que fora de casa, teve de se contentar com uma derrota por 3 a 1. Enquanto os catarinenses agora estão em quinto, com 51 pontos, os gaúchos tem apenas 34 pontos, em 15º lugar e estão muito próximos da zona de rebaixamento. Pra variar, o destaque do Figueira foi o atacante Schwenck. Com 33 minutos, ele deixou o time com uma vantagem de 2 a 0. Marcos Denner descontou para o Ju, aos 40 minutos, mas pouco depois, Fernandes deixou o Figueirense em boa vantagem novamente. O segundo tempo foi fraco, e mesmo na base do abafa, o Juventude não criou muita coisa para reagir, e o placar ficou nisso.

São Caetano 3x0 ABC

No Anacleto Campanella, a superioridade técnica do São Caetano sobre o ABC ficou ainda mais evidenciada. Os paulistas, mesmo com uma exibição pouco inspirada, venceram com tranquilidade por 3 a 0. O primeiro gol, e único do primeiro tempo, saiu aos 24 minutos. Xuxa cobrou escanteio, o zagueiro Anderson Marques dominou na coxa, e sem deixar a bola cair no chão, chutou de primeira pro fundo do gol. O segundo tempo foi do artilheiro Washington. Com dois gols de cabeça, ele deixou o Azulão com uma vantagem de 3 a 0. Os potiguares, que haviam apostado no tudo ou nada, até tiveram chances para descontar, mas pararam na zaga paulista. Apesar do resultado, o São Caetano permanece em 7º, com os mesmos 45 pontos da 6ª colocada, Portuguesa. O ABC permanece zona do rebaixamento, com apenas 31 pontos em penúltimo, fadado ao rebaixamento.

Bragantino 3x0 Bahia

O Bragantino complicou ainda mais a situação do Bahia na Série B. Uma atuação impecável do time paulista deu uma vitória tranquila por 3 a 0, jogando em casa. Em 17 minutos, o Braga já estava vencendo por 2 a 0: Da Silva, de cabeça, aos 8, e Lúcio aos 17, cobrando falta, fizeram os primeiros gols. Na etapa final, Diego Macedo fechou o caixão dos baianos, que estão em 18º com 32 pontos, e com sérios riscos de terminarem o ano rebaixados. O Braga agora está em 8º com 43 pontos, a oito pontos do G-4. Em oito rodadas restantes, ainda é possível.

América-RN 2x1 Fortaleza

Em Natal, um jogo emocionante de duas equipes que brigam contra o rebaixamento. Melhor para o América, que de virada, venceu o Fortaleza por 2 a 1. Os cearenses começaram surpreendendo, e com uma proposta de contra-ataques, marcaram com Dedé. No início da etapa final, o artilheiro Lúcio aproveitou cobrança de escanteio para empatar. Dois minutos depois, Somália fez o gol da vitória potiguar. Com 41 minutos a serem jogados, o América tomou sufoco, mas sustentou a vitória. Com a vitória, o time saiu da zona de rebaixamento, e agora está em 16º com 33 pontos. Adivinha quem entrou no Z-4? O derrotado Fortaleza, em 17º com 32 pontos.

Ceará 2x1 Brasiliense

O Ceará está praticamente na Série A do ano que vem. O vice-líder do segundo turno e 3º colocado na classificação geral sofreu, mas venceu o Brasiliense por 2 a 1. O jogo parecia sob controle quando Misael, aos oito minutos, aproveitou cruzamento de Boiadeiro pela direita e abriu o placar. A vantagem foi administrada até os 38 da etapa final, quando num lance de sorte, o Brasiliense empatou. Após lançamento do meio de campo, o zagueiro cearense Anderson tentou um recuo de cabeça para o goleiro, mas como este estava adiantado, a bola acabou morrendo no fundo das redes. Gol contra. A vitória foi decidida na base do abafa, quando em novo cruzamento de Boiadeiro, o lendário Sérgio Alves, que entrou no lugar de Wellington Amorim, desviou de cabeça e deu a vitória aos cearenses, que somam agora 56 pontos, seis a mais que o 5º colocado, Atlético Goianiense.

Atlético-GO 0x1 Portuguesa

No confronto de duas equipes que brigam pelo acesso a Série A, a Portuguesa conseguiu uma vitória suada sobre o Atlético, fora de casa, por 1 a 0. O jogo foi amarrado até os minutos finais, com leve superioridade dos goianos. Destaque para um pênalti perdido pelo volante Róbston, bem defendido pelo goleiro Muriel, da Portuguesa. O castigo veio aos 46 minutos da etapa final, quando Marco Antônio cobrou falta pra área, a bola passou por toda a zaga e morreu no fundo das redes de Márcio. Com o resultado, a Lusa retomou sua briga pela primeirona, agora em 6º lugar com 48 pontos. O Atlético, por sua vez, saiu do G-4, e agora está em 5º com 50 pontos.

Ipatinga 1x1 Paraná

No jogo da noite que completou a 30ª rodada, Ipatinga e Paraná empataram por 1 a 1 e permanecem no meio da tabela. Os mineiros começaram aproveitando o mando de campo, e marcaram logo aos 19 do primeiro tempo com Diego Silva. No segundo tempo, o armador Rafinha empatou para o Paraná, e o jogo ficou nisso. O Ipatinga agora tem 40 pontos em 10º lugar, enquanto os paranaenses tem um ponto e uma posição a menos.

Classificação (após 30 rodadas):

1º Vasco – 60
2º Guarani – 59
3º Ceará – 56
4º Figueirense – 51

5º Atlético/GO – 50
6º Portuguesa – 48
7º São Caetano – 45
8º Bragantino – 43 (12 vitórias)
9º Ponte Preta – 43 (11 vitórias)
10º Ipatinga – 40
11º Paraná – 39
12º Brasiliense – 38
13º Duque de Caxias – 37
14º Vila Nova – 36
15º Juventude – 34
16º América-RN – 33
17º Fortaleza – 32 (9 vitórias)
18º Bahia – 32 (8 vitórias)
19º ABC – 31
20º Campinense – 30

Libertadores Feminina: Santos goleia Formas Íntimas e está na final

Share |

Por Gabriel Seixas

As sereias da vila deram mais um show nesta primeira edição da Copa Libertadores Feminina. Desta vez em jogo válido pela semifinal, em novo palco – o estádio do Pacaembu, que substituiu a Vila Belmiro e o precário estádio de Guarujá nesta semi -, goleou as colombianas do Formas Íntimas por 5 a 0. Cristiane, duas vezes, foi a goleadora da partida. Com 15 gols em toda a competição, a atacante santista vai desfalcar o Peixe na final. Tudo porque, quando marcou o quinto e último gol da partida, ela subiu no alambrado para comemorar com a torcida. Resultado: recebeu o segundo cartão amarelo e terminou expulsa. Marta também protagonizou seu show particular, marcando um gol e encantando a torcida com seus dribles desconcertantes. Maurine e Aline completaram a festa do Santos, que agora encara as paraguaias do Universidad Autonoma na final.

Como de praxe, as santistas começaram muito superiores as adversárias. As meninas do Formas Íntimas mostraram que “em formas”, só mesmo o nome. Apesar de chegarem como uma das adversárias mais perigosas para o Santos na competição, as colombianas impuseram pouca, ou nenhuma pressão. Então, as santistas fizeram seu primeiro gol logo aos cinco minutos: Marta cobrou escanteio, Aline desviou e Maurine completou, de cabeça, pras redes da goleira Sepulveda.

Não demorou muito para o Santos aumentar. Aos 11, Cristiane arriscou da intermediária, e a goleira colombiana aceitou. E quando o ponteiro marcava apenas 23 minutos, já estava 3 a 0. Em nova cobrança de escanteio, Aline desviou novamente, mas desta vez direto para o gol. Estava fácil.

Marta, que já havia perdido outras oportunidades, coroou seu ótimo primeiro tempo com um gol no último minuto. A camisa 10 arrancou, passou por três adversárias, pela goleira e mandou pras redes. Golaço! 4 a 0 fora o baile do Santos no primeiro tempo.

Na etapa final, as santistas puxaram o freio, mas continuavam com amplo domínio da partida. E só não ampliaram ainda mais a goleada porque a goleira Sepulveda impediu com ótimas defesas, salvando a equipe do Formas Íntimas, que pouco assustou a goleira santista Andréia.

Após uma série de defesas milagrosas, Sepulveda não evitou o quinto gol. Cristiane aproveitou bom cruzamento de Marta, e de cabeça, pra variar, marcou o 5º do Peixe. Bem, vencer por 4 a 0 ou 5 a 0 não faria tanta diferença. Mas, na hora da comemoração, acabou fazendo. Cristiane subiu no alambrado para comemorar com a torcida que compareceu em bom número ao Pacaembu. Quando desceu, ficou desolada: recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulsa. A artilheira isolada da Libertadores não jogará a final contra a Universidad Autonoma, time paraguaio que venceu o Everton do Chile na outra semifinal por 1 a 0, e assim como as santistas, também chegam invictas para a grande final. Promessa de um grande jogo neste domingo, as 11h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro.