sexta-feira, 24 de julho de 2009

Galo vence e se isola na liderança

Share |
Por Leonardo Martins

Mais uma vez com o Mineirão lotado (55 mil pessoas) o Atlético fechou a 13ª rodada do Campeonato Brasileiro ao enfrentar o desesperado Fluminense. Com muitas dificuldades e uma ótima atuação do goleiro Aranha, o Galo conseguiu uma importante vitória por 2 a 1 e se isolou na liderança.

O Flu reestreou pela 5ª vez o técnico Renato Gaúcho e por isso se motivou em campo, mostrando dificuldades ao líder. O Galo, por sua vez, não tinha o mesmo poder de ataque apresentado nos últimos jogos.

7Os cariocas surpreenderam os mineiros ao não ficar só na defesa. Mesmo com Fred isolado na frente, o tricolor criou boas chances com o artilheiro, aos 11 ele chutou para fora a 1ª chance do jogo.

Éder Luis tentava furar a marcação tricolor e conseguiu por duas vezes, na 1ª, chutou por cima e na segunda o goleiro Fernando Henrique defendeu com os pés. Fred voltou a assustar aos 34, Aranha fez o primeiro das grandes defesas dele no jogo. No fim do 1° tempo, um torcedor invadiu o gramado, mas foi contido pelos seguranças.

O priimeiro lance do primeiro tempo poderia ter mudado o resultado do jogo se Aranha não fosse o goleiro do Atlético. Antes de dois minutos, Fred recebeu cruzamento na área, desviou de cabeça, no cantinho, mas Aranha buscou bonito no chão. Era uma noite de inspiração dos goleiros. Aos seis, Júnior cobrou falta direto para o gol, mas Fernando Henrique estava atento para afastar o perigo. Aos nove, o Fluminense perdeu seu principal destaque até então. Fred cobrou falta de longe e sentiu uma lesão na virilha direita. Como não teve condições de continuar em campo, foi substituído por Kieza.

O Galo voltou a crescer e a pressionar, mas a abertura do placar veio num lance de sorte. Aos 14, Thiago Feltri arriscou de fora da área, a bola desviou na zaga e sobrou limpa para Serginho quase na pequena área. Meio sem jeito, o volante cabeceou, a bola quicou no gramado, pegou um efeito incrível e entrou. Gol chorado.

Em desvantagem, o Tricolou deu início ao bombardeio. Aranha deve ter ficado com as luvas quentes de tanto ser testado. Em três chutes seguidos, parou Conca, Tartá e Kieza. Fernando Henrique não teve o mesmo desafio e sofreu mais. Aos 20, Feltri cruzou na área, Luiz Alberto não conseguiu cortar, e Tardelli, matador que é, só escorou. Explosão alvinegra em um Mineirão com quase 50 mil torcedores. O camisa 9 chega a oito gols no Brasileirão e é vice-artilheiro.

A sorte de Aranha falhou por um minuto. Aos 34, ele espalmou chute rasteiro de longe, Tartá, que voltava de impedimento, aproveitou o rebote e cruzou para a pequena área. O atacante Kieza dividiu com o volante Renan, e a bola foi parar nas redes: 2 a 1. O gol deu esperanças aos tricolores e por pouco o empate não sai. Aos 45, Maicon acertou bela cabeçada, e Aranha, o nome do duelo, foi buscar. Festa do líder absoluto, e sinal de que Renato Gaúcho terá bastante trabalho pela frente.

O Flu agora enfrenta o outro mineiro, o Cruzeiro no Rio de Janeiro no domingo. O Galo volta ao Mineirão também no domingo para enfrentar o Goiás.

Outros jogos

Santo André 0x2 Cruzeiro
Kleber e Diego Renan

Avaí 1x0 Grêmio
Ferdinando
Flamengo 1x1 Barueri
Emerson; Val Baiano

Santos 1x0 Atlético-PR
Neymar

Náutico 2x2 Botafogo
Gilmar(2); Juninho e Reinaldo

Goiás 2x1 Palmeiras
Leo Lima e Bruno Meneghel; Diego Souza

Internacional 2x2 São Paulo
Alecsandro(2); Hernanes e Jean

Corinthians 2x1 Vitória
Jean e Dentinho; Apodi

Coritiba 1x1 Sport
Marcelinho Paraíba; Dutra

Classificação após 13 rodadas

1° Atlético-MG – 28pts
2° Palmeiras – 25pts
3° Internacional – 24pts
4° Corinthians – 23pts
5° Barueri – 22pts
6° Vitória – 21pts
7° Goiás – 20pts
8° Grêmio – 18pts
9° Santos – 17pts (-1SG)
10° Santo André – 17pts (-2SG)
11° Flamengo – 17pts (-3SG)
12° Avaí – 16pts
13° Coritiba – 15pts (4V)
14° São Paulo – 15pts (3V)
15° Cruzeiro – 13pts*
16° Sport – 12pts (3V e -3SG)
17° Atlético-PR – 12pts (3V e -10SG)
18° Botafogo – 12pts (2V)*
19° Fluminense – 10pts (-11SG)
20° Náutico – 10pts (-15SG)

*Um jogo a menos

Próxima rodada

Amanhã – 18h30
Grêmio x Santo André
Botafogo x Internacional
Atlético-PR x Avaí

Domingo – 16h
Corinthians x Palmeiras
Santos x Flamengo
Atlético-MG x Goiás
Sport x Náutico

18h30
Fluminense x Cruzeiro
Vitória x Coritiba
Barueri x São Paulo