quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Vasco perde no jogo de ida da Sul-Americana e indícios de crise aumentam no clube

Share |

Por Gabriel Seixas


Crise em São Januário. Após as seguidas derrotas no Campeonato Brasileiro e o medo do rebaixamento – pra quem um dia sonhou com a Libertadores, uma situação lamentável -, o Vasco não conseguiu se reerguer na Sul-Americana e foi derrotado pelo América, no estádio Azteca, por 2 a 0. Os gols foram marcados pelo capitão Davino e pelo atacante López, ambos no segundo tempo. Agora, o Vasco conta com a força do”caldeirão” e a mística da virada para superar o América em seus domínios, no jogo da volta.

O Vasco parecia perder o jogo antes mesmo da bola rolar. Surpreendentemente, o técnico Celso Roth deixou Perdigão e Andrade no banco, escalando os seus “homens de confiança”, Amaral e Roberto Lopes – ambos questionados pela torcida. Outra surpresa foi a entrada de Alan Kardec no ataque, fazendo companhia a Leandro Amaral e deixando Conca isolado na armação de jogadas. Do outro lado, o América apostava nos contra-ataques puxados por Castromán e López, destaques da equipe, mas sentia a falta do artilheiro Cabañas, que desfalcou a equipe.

O jogo foi sofrível no primeiro tempo. Nenhuma chance clara de gol, e dois lances polêmicos: O primeiro, foi um suposto pênalti sofrido por Leandro Amaral. Do outro lado, a torcida também chiou por um penal em López, não marcado.

Ao contrário da segunda etapa, o jogo começou bastante corrido, e cheio de festa. O primeiro gol do América saiu em uma cobrança de escanteio, desviada pelo capitão Davino e que morreu no fundo das redes: 1 a 0 América. Logo após o gol, o zagueiro Júlio Santos foi expulso, após lance absolutamente infantil, prejudicando a equipe cruzmaltina. Celso Roth entendeu que a equipe deveria ir pra frente, e lançou Andrade e Perdigão na equipe, além do atacante Enílton. Sem um homem de criação de origem, o Vasco sentiu com a falta de criatividade e sofreu o segundo gol. Castromán invadiu pela direita e tocou para López, que aproveitou confusão da zaga e marcou o segundo.

O Vasco partiu desesperadamente em busca do gol, mas Andrade não levou sorte em cobrança de falta, que passou rente a trave do ótimo goleiro Ochoa, titular da seleção mexicana. Repetindo o placar do primeiro jogo com o Lanús, na fase anterior – derrota por 2 a 0 -, a equipe contará novamente com o apoio da torcida para poder reverter a situação, e que ontem teve um fator importante – no caso, para os mexicanos.

São Paulo perde e se complica na Sul-Americana

Share |

Por Leonardo Martins


O São Paulo não é mais o mesmo que foi arrasador até alguns jogos passado. Ontem, no Morumbi, o tricolor perdeu a 3ª partida consecutiva ao perder para o Millonarios da Colômbia por 1 a 0, em partida válida pelo 1º jogo das Quartas-de-Final da Copa Sul-Americana.

O jogo começou com os brasileiros dominando as ações e jogando no campo do Millonarios e a equipe colombiana segurando o São Paulo e não atacando. O Tricolor parecia cansado em campo e não exercia uma pressão grande. O jogo ficou em marcha lenta. Mesmo assim, os brasileiros tiveram muitas oportunidades de abrir o placar mas o seu ataque não estava em uma noite inspirada. A melhor chance foi com Souza no final da etapa inicial, ele recebeu cara-a-cara com o goleiro e chutou em cima dele.

O 2º tempo começou com uma modificação no São Paulo, Jorge Wagner no lugar de Souza, esta substituição melhorou o toque de bola do tricolor, que havia errado muitos passes no 1º tempo. O São Paulo melhorou no jogo, porém, o ataque continuava perdendo inúmeras chances de gols. Vale também ressaltar a forte marcação imposta pelos colombianos, que acabou com as jogadas do time brasileiro. Richarlyson e Júnior perderam chances incríveis de marcar o gol. O Millionarios estava satisfeito com o empate mas encontrou o gol numa falha da zaga tricolor que deixou Zapata livre para marcar o gol da vitória colombiana no Morumbi.

O tricolor precisa de uma vitória por um gol de diferença desde que marque mais de um gol na partida de volta, dia 24 na Colômbia, para seguir adiante na Sul-Americana. Se devolver o placar de ontem, o São Paulo leva a decisão da vaga para as semifinais aos pênaltis. Agora o São Paulo volta as suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde enfrenta o Fluminense no Rio neste sábado.