quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Vasco perde no jogo de ida da Sul-Americana e indícios de crise aumentam no clube

Share |

Por Gabriel Seixas


Crise em São Januário. Após as seguidas derrotas no Campeonato Brasileiro e o medo do rebaixamento – pra quem um dia sonhou com a Libertadores, uma situação lamentável -, o Vasco não conseguiu se reerguer na Sul-Americana e foi derrotado pelo América, no estádio Azteca, por 2 a 0. Os gols foram marcados pelo capitão Davino e pelo atacante López, ambos no segundo tempo. Agora, o Vasco conta com a força do”caldeirão” e a mística da virada para superar o América em seus domínios, no jogo da volta.

O Vasco parecia perder o jogo antes mesmo da bola rolar. Surpreendentemente, o técnico Celso Roth deixou Perdigão e Andrade no banco, escalando os seus “homens de confiança”, Amaral e Roberto Lopes – ambos questionados pela torcida. Outra surpresa foi a entrada de Alan Kardec no ataque, fazendo companhia a Leandro Amaral e deixando Conca isolado na armação de jogadas. Do outro lado, o América apostava nos contra-ataques puxados por Castromán e López, destaques da equipe, mas sentia a falta do artilheiro Cabañas, que desfalcou a equipe.

O jogo foi sofrível no primeiro tempo. Nenhuma chance clara de gol, e dois lances polêmicos: O primeiro, foi um suposto pênalti sofrido por Leandro Amaral. Do outro lado, a torcida também chiou por um penal em López, não marcado.

Ao contrário da segunda etapa, o jogo começou bastante corrido, e cheio de festa. O primeiro gol do América saiu em uma cobrança de escanteio, desviada pelo capitão Davino e que morreu no fundo das redes: 1 a 0 América. Logo após o gol, o zagueiro Júlio Santos foi expulso, após lance absolutamente infantil, prejudicando a equipe cruzmaltina. Celso Roth entendeu que a equipe deveria ir pra frente, e lançou Andrade e Perdigão na equipe, além do atacante Enílton. Sem um homem de criação de origem, o Vasco sentiu com a falta de criatividade e sofreu o segundo gol. Castromán invadiu pela direita e tocou para López, que aproveitou confusão da zaga e marcou o segundo.

O Vasco partiu desesperadamente em busca do gol, mas Andrade não levou sorte em cobrança de falta, que passou rente a trave do ótimo goleiro Ochoa, titular da seleção mexicana. Repetindo o placar do primeiro jogo com o Lanús, na fase anterior – derrota por 2 a 0 -, a equipe contará novamente com o apoio da torcida para poder reverter a situação, e que ontem teve um fator importante – no caso, para os mexicanos.

Nenhum comentário: