sábado, 17 de julho de 2010

Vitória vence o São Paulo

Share |

Por Leonardo Martins


Na abertura da 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, Vitória e São Paulo se enfrentaram em Salvador. Em um bom jogo e cheio de gols, os baianos conseguiram a vitória por 3 a 2 e subiram na classificação.

As duas equipes entraram em campo com o que tinham de melhor, mas o Tricolor iniciou o jogo perdido em campo e deu campo para o Vitória atacar, especialmente, pelo lado esquerdo. Aos 11, Egídio invadiu a área e chutou, Rogério Ceni esticou-se todo para fazer a defesa. Mas dois minutos depois, não teve como e o Rubro-negro marcou. O lateral apareceu e cruzou para Elkeson cabecear e abrir o placar no Barradão.

Com a desvantagem, os paulistas foram ao ataque, mas sem muita vontade. Aos 21, Hernanes cabeceou rente a trave, o Vitória respondeu no minuto seguinte no chute de Fernando que passou perto do gol de Ceni.

O jogo deu uma esfriada e só voltou a esquentar aos 39, quando os visitantes empataram. Jean tabelou com Hernanes e chutou no canto de Viáfara, marcando o gol de empate. Os baianos quase passaram na frente ainda na primeira etapa, Ramón cobrou falta e o capitão são-paulino espalmou para escanteio. Mas os gols ficaram para a segunda etapa.

A segunda etapa veio como começou a primeira, com um São Paulo perdido e o Vitória aproveitando esses espaços para atacar e o lado esquerdo continuava sendo o mais usado pelos mandantes. Aos 2, Egídio cruzou e Schwenck cabeceou para o gol, Rogério Ceni tentou defender, mas a bola acabou entrando. 2 a 1.

O rubro-negro baiano continuou em cima e logo chegou ao terceiro gol. Aos 12, Elkeson achou Ramon livre e o meia tocou na saída de Ceni, delírio da torcida baiana e 3 a 1 no placar.

Ricardo Gomes fez duas alterações, Fernandinho e Cleber Santana entraram nos lugares de Dagoberto e Marlos, as alterações deram certo que aos 16 minutos, o Tricolor esquentou o jogo. Cobrança de escanteio e Fernandão subiu mais que a zaga e fez o segundo gol tricolor na partida.

Com o segundo gol, o São Paulo se animou em busca do empate e quase marcou o gol. Aos 30, Fernandinho achou Fernandão na área, o atacante chutou rente ao travessão de Viáfara. Aos 38, foi a vez de Fernandinho receber cruzamento de Cleber Santana e chutar por cima. A noite era dos baianos mesmo.

Na próxima rodada, o Vitória recebe o Goiás também no Barradão e o Tricolor faz duelo estadual contra o Prudente no Morumbi.

Série D começa com jogadores conhecidos e times tradicionais

Share |

Por Saimon Mryczka


Neste sábado tem início a ultima divisão do futebol brasileiro: a Série D, que equivale a 4ª divisão. Entre os times mais tradicionais estão o Remo, o Joinville, o América/RJ e o Santa Cruz que no ano passado mesmo na quarta divisão, colocou 40 mil torcedores no estádio do Arruda.
Outros times conhecidos também estão na disputa. São os casos do Madureira, Botafogo/SP, Treze e o Operário/PR que teve destaque no cenário nacional nos anos 90 e volta a disputar uma competição nacional depois de 18 anos.

Dentre os favoritos, quem tem mais jogadores conhecidos é o Santa Cruz, que conta com os experientes meias Jackson e Alex Oliveira, com passagens por Palmeiras e Vasco, respectivamente. Mas o destaque mesmo é o atacante Brasão. Desconhecido até o começo do ano, o jogador ganhou destaque ao ser o grande destaque do Santa na Copa do Brasil. Ele fez um dos gols que eliminou o Botafogo na 2ª fase da competição e virou ídolo da torcida.

Outro favorito, o América conta com estrelas conhecidas dentro e fora de campo. O camisa 9 do time é Alex Dias, ex-Fluminense e Vasco e que vem se destacando nos amistosos. Fora de campo, o baixinho Romário cuida da administração do clube, e com ele no comando, o América ressurgiu para o futebol.

Mas talvez a grande atração da Série D seja o folclórico Tulio Maravilha. O atacante e também deputado vai jogar pelo Botafogo/DF onde também jogou o estadual. Artilheiro das primeiras três divisões, Tulio tenta a artilharia da quarta divisão e tenta também chegar aos mil gols na carreira. Pelas contas do jogador de 41 anos são 925 gols.

Outro atacante bem conhecido jogará essa edição do campeonato também. O Pelotas investiu em Christian, ex-Internacional e Portuguesa. O veterano chegou depois do Gauchão e é a grande atração do time.

Regulamento:
Os 40 times se dividem em 10 grupos de 4 times. Passam para a segunda fase os dois melhores, formando 20 times. Sistema eliminatória e dez vencedores vão para a próxima fase. Outra eliminatória e os 5 vencedores vão as quartas de finais, com os três melhores eliminados. Os oito melhores jogam as quartas de finais e os vencedores além de irem para as semifinais, conquistam o acesso para a Série C.


1ª Rodada:
17/07
15h00 Marcílio Dias/SC x Metropolitano/SC (A10)
15h30 São José/RS x Operário/PR (A09)
18/07
15h00 Madureira/RJ x Tupi/MG (A08)
15h00 Iraty/PR x Pelotas/RS (A10)
16h00 Santa Cruz/PE x CSA/AL (A04)
16h00 Confiança/SE x Potiguar/RN (A04)
16h00 Central/PE x Fluminense/BA (A05)
16h00 Treze/PB x River Plate/SE (A05)
16h00 Ceilândia/DF x Brasília/DF (A06)
16h00 Camaçari/BA x Rio Branco/ES (A07)
16h00 Uberaba/MG x América/RJ (A07)
16h00 Joinville/SC x Oeste (A09)
16h30 Guarany/CE x Sampaio Corrêa/MA (A03)
17h00 América/AM x Cristal/AP (A01)
17h00 Náuas/AC x Vilhena/RO (A02)
17h00 Mixto/MT x Vila Aurora/MT (A02)
17h00 JV Lideral/MA x Flamengo/PI (A03)
17h00 CENE/MS x Botafogo/SP (A08)
19/07
20h30 Remo/PA x Cametá/PA (A01)
20/07
20h30 Botafogo/DF x Araguaína/TO (A06)