terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Campeonato Carioca – Rodada de abertura

Share |

Por Gabriel Seixas


Neste sábado, o Campeonato Carioca, intitulado o torneio mais charmoso do Brasil teve seu início, com uma novidade: Dezesseis times na luta pelo título, ao invés de doze, como no ano passado. Dos clubes ‘grandes’ que disputam o estadual, Fluminense, Botafogo e Flamengo estrearam com o pé direito. A baixa ficou por conta do Vasco, que em São Januário, foi derrotado surpreendentemente pelo Madureira. Confira a análise:

Fluminense 2x0 Cardoso Moreira

Na abertura do Campeonato Carioca 2008, o “novo” Fluminense derrotou o estreante Cardoso Moreira por 2 a 0, no Maracanã. O tricolor carioca, comandado por Renato Gaúcho, exibia várias caras novas para esta temporada: Dos reforços que foram apresentados, o lateral Gustavo Nery, o volante Ygor e os atacantes Leandro Amaral e Washington fizeram suas estréias. Já Dodô foi poupado para evitar polêmica no tribunal: Como o jogador tinha sido expulso na última partida do estadual de 2007, quando ainda atuava pelo Botafogo, a suspensão seria cumprida este ano – apesar de haver dúvidas quanto a esta regra. No fim das contas, foram os pupilos antigos de Renato que fizeram a diferença. Após um primeiro tempo magro, onde o Cardoso anulava as ações ofensivas do Flu, o tricolor marcou aos 23 minutos com Thiago Neves, que arriscou de fora da área. Cícero, que havia entrado no lugar de David marcou o segundo, fechando a conta.

Botafogo 2x0 Resende

Em jogo realizado no Engenhão, o Botafogo encontrou dificuldades para vencer a equipe Resende por 2 a 0, neste sábado. A equipe armada por Cuca foi a mesma que disputou a Copa Peregrino, onde o próprio Botafogo foi o campeão. Assim como em 2007, o time apresentava variações táticas interessantes: Em tese, seria um 4-2-3-1, com Jorge Henrique e Zé Carlos atuando pelos flancos, e Lúcio Flávio armando pelo meio, servindo o centroavante Wellington Paulista, contratado pela diretoria. Já o Resende, comandado pelo bom técnico Antônio Carlos Roy apresentava uma estrutura defensiva, com três volantes - justamente para anular os três homens de armação, como havia destacado. No primeiro tempo, a estratégia deu certa, e os três armadores alvinegros permaneceram apagados do início ao fim. No segundo tempo, o Fogão voltou com o atacante Fábio na vaga do lateral Alessandro, mudando completamente o esquema montado por Cuca, e deslocando Túlio para o lado direito – função que não é nova para o volante de origem. A saída pra equipe veio na bola parada: Foi assim que Zé Carlos cobrou falta e acertou o ângulo de Rodolpho, abrindo o placar. Outro estreante, Wellington Paulista marcou o segundo, aproveitando linda jogada de Jorge Henrique. Mais uma vez, o goleiro alvinegro Juan Castillo não foi exigido, já que o único atacante do Resende, Arangio, permaneceu apagado e foi substituído por Jack Jones.

Volta Redonda 0x0 Macaé

No Raulino de Oliveira, o Volta Redonda não passou de um empate em 0 a 0 com o Macaé, recém-promovido a primeirona do carioca. Apesar de um maior volume de jogo, o Voltaço não conseguiu furar o gol de Cássio (ex-Vasco), que fez uma ótima partida. A equipe comandada por Valter Ferreira entrou em campo num audacioso 4-3-3, com Deni, Léo Guerra e Robinho na frente. Já a equipe visitante apresentava vários desfalques, já que tinha jogadores importantes fora do BID (Boletim Informativo Diário). Procurando neutralizar as ações ofensivas do Voltaço, o técnico Tita entrou com um 4-3-2-1 que teve no segundo tempo o atacante Bruno Mezenga, emprestado pelo Flamengo, no comando de ataque.

Cabofriense 3x0 Mesquita

Jogando em Cabo Frio, a equipe da Cabofriense não encontrou dificuldades para golear o estreante Mesquita por 3 a 0. Os mandantes começaram melhor, e abriram o placar com o zagueiro Douglas Assis, que teve passagem relâmpago pelo Cruzeiro. Na etapa final, o serviço ficou para a dupla de ataque: Charles e Roberto marcaram um gol cada, e fecharam o placar. Daqui pra frente, o Mesquita aposta nos gols do atacante Marcelo Carioca, que tem seus direitos federativos ligados ao Goiás, e na experiência do zagueiro Alessandro Lopes, ex-Avaí e Atlético-PR.

Flamengo 2x0 Boavista

Contando com o apoio da torcida, o Flamengo derrotou o Boavista por 2 a 0, no Maracanã. Assim como Fluminense e Botafogo, o time embalou apenas no segundo tempo. A equipe era quase a mesma que terminou o Brasileirão, ainda sem os reforços anunciados para 2008 – como Jônatas, Kléberson e Rodrigo. O Boavista contava com nomes conhecidos no certame, como os ex-vascaínos Faioli e Anselmo, e o ex-botafoguense Rodrigo “Beckham”.
Na segunda etapa, o técnico flamenguista lançou Obina e Marcinho, mudando completamente a cara do time. E foi numa jogada de Marcinho que a equipe abriu o placar: O meia arrancou pelo meio e serviu Obina. O atacante devolveu para Marcinho, que dentro da área, deu um toque sutil para Souza, que livre de marcação, abriu o placar. Poucos minutos depois, o zagueiro Fábio Luciano aproveitou bate-rebate na área e marcou o segundo, fechando o placar. A baixa ficou por conta de Renato Augusto, que teve um afundamento no rosto e teve que ser substituído. O meia deve ficar afastado entre 30 e 40 dias, mas já recebeu alta dos médicos.

Friburguense 1x0 Americano

Em Nova Friburgo, o Friburguense derrotou o Americano pelo placar mínimo. A renovada equipe do Friburguense marcou com o experiente Sérgio Gomes, lateral que marcou o gol da vitória de cabeça. Já o Americano, comandado por Romualdo ex-Gama e Friburguense não conseguiu reagir e vai buscar a reabilitação ainda fora de casa, contra o abalado Vasco em São Januário.

América 2x5 Duque de Caxias

No Giulite Coutinho, o América foi surpreendido pelo Duque de Caxias e engoliu uma goleada por 5 a 2, dentro de casa. A equipe do técnico Ademir Fonseca parecia entrosada, e terminou o primeiro tempo empatando em 2 a 2 – Maciel marcou os dois para o América, enquanto Edivaldo e Fabiano empataram para o Duque. No segundo tempo, o Diabo teve um gol anulado, marcado por Léo Maringá. A situação do jogo desestabilizou o Mecão, e o Duque ampliou o placar com Dudu, Renatinho e Geovane. Apesar de não ter tradição no futebol carioca, a equipe que tem o atacante Viola teve o melhor aproveitamento dentre as dezesseis equipes que disputam a competição. Já o América demitiu o técnico Ademir Fonseca após o jogo. Jorge Vieira, diretor de esportes do clube, assume o time interinamente.

Vasco 1x2 Madureira

Em São Januário, o Vasco foi a baixa dos grandes na primeira rodada. Com o apoio da torcida, o time cruzmaltino foi surpreendido com a derrota para o Madureira, por 2 a 1. O time comandado por Romário (Alfredo Sampaio estava à beira do gramado) mesclava juventude com experiência. Os experientes Beto e Jonílson contrastavam com os jovens Alan Kardec e Alex Teixeira, que formaram a dupla de ataque. Após um primeiro tempo insosso, o técnico Alfredo Sampaio, que fez história no Madureira, colocou o Vasco pra frente – Abuda e Bruno Meneghel entraram nos lugares de Beto e Alan Kardec. Correndo riscos, que marcou mesmo foi o Madura, com Muriqui – cria do Vasco. Pouco depois, Alex Teixeira fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para Abuda completar e empatar o jogo. Poucos minutos do fim, de novo Muriqui marcou – um lindo gol –, fechando o caixão do time cruzmaltino.

Próximos jogos:

Quarta-Feira

16:00 Macaé x América
16:00 Boavista x Volta Redonda
16:00 Mesquita x Resende
19:30 Fluminense x Duque de Caxias
19:30 Botafogo x Friburguense
21:45 Vasco x Americano

Quinta-Feira

16:00 Madureira x Cabofriense
19:30 Flamengo x Cardoso Moreira