segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Vasco dá goleada histórica e assume liderança do grupo B

Share |

Por Gabriela Avila

Aos gritos de “o campeão voltou” a torcida cruzmaltina celebrava a goleada em cima do time alvinegro. A vitória por 6x0 se consagra como a maior derrota sofrida pelo Botafogo no Engenhão.

A noite foi inspirada para muitos, mas principalmente para Dodô, que concretiza sua volta ao futebol .Depois do drama de ser pego pelo antidopping e passar um ano e meio fora dos campos, o jogador não teve pena do ex-clube e marcou 3 gols, todos no primeiro tempo.

A atuação brilhante do time começou logo no início do jogo. Mesmo com o gramado em péssimas condições (graças às terríveis chuvas no Rio de Janeiro) e com as vaias a Dodô pela torcida alvinegra, que era chamado de “mercenário” e “traidor” o time não se abalou. Com marcação forte e sem os inúmeros erros de passes vistos nas duas partidas anteriores do campeonato, um time de raça se engrandeceu no Engenhão e dominou a partida desde o início. Dodô logo respondeu a torcida alvinegra. Aos 3 minutos, com um lindo chute na entrada da área, rasteiro e no canto, sem chances para o goleiro Jefferson. O craque abre o placar e marca seu primeiro gol pelo time vascaíno.

O Vasco continuou com a marcação forte e visivelmente melhor que o time adversário. Aos 11 minutos, após jogada ensaiada de Carlos Alberto e Fágner, a bola foi cruzada na área para Titi, que cabeceou em cima do goleiro, para desespero da torcida alvinegra.
Intimidados pela melhor atuação vascaína, o Botafogo partiu para a violência. Aos 14 minutos, em uma dividida no meio-campo, o jogador botafoguense Eduardo entrou sem dó em Souza e foi expulso. Com um a menos aos 14 minutos do 1º tempo, o Botafogo se desespera ainda mais e pelo menos mais 3 agressões de mesmo porte são vistas em campo. Em duas delas, Alessandro e Herrera levaram cartão amarelo.

Mesmo com o tempo técnico, o time botafoguense foi dominado pelo vascaíno. O time da colina chegava duro, mas sem a violência do rival, seco e de forma inteligente, tomando bolas rapidamente e quase sem errar passes. O Botafogo conseguiu sua primeira finalização somente aos 29 minutos, com passe de Loco Abreu para Herrera, que deu um chute do meio-campo e arrancou até gritos de gol dos botafoguenses, mas a bola balançou as redes apenas pelo lado de fora.

Pouco tempo depois, Carlos Alberto (que não marcou gols, mas manteve uma brilhante atuação, com passes certeiros e jogadas inteligentes) avançou pela direita e cruzou para a área. Dodô então esticou a perna para empurrar a bola e marcar seu segundo gol. O artilheiro não teve piedade e foi comemorar na frente da torcida alvinegra, com ajuda de Carlos Alberto (também ex-jogador botafoguense) que ‘engraxava’ sua chuteira.

O time botafoguense nem teve tempo de se recuperar. Dois minutos depois, com um contra-ataque rápido, Dodô recebeu na cara do goleiro Jefferson e só deu um toque por cima, já saindo para nova comemoração. Vasco 3, botafogo 0. Ou melhor, Dodô 3, Botafogo 0.


Assim a partida seguiu com gritos de “olé” de um lado e de “burro” do outro. Em momento inusitado, um torcedor alvinegro aparece queimando a camisa do time, em sinal de desaprovação à partida.

Na volta do intervalo, o time vascaíno manteve a mesma postura. Mesmo sem Carlos Alberto (que foi substituído por Magno após sentir uma lesão muscular em um lance aos 37 minutos, quando deu um chute alto e sem perigo ao gol), o time ainda manteve a postura do primeiro tempo, aplaudido pela torcida. Já da torcida alvinegra, viam-se brigas entre os torcedores do mesmo time e ouviam-se vaias e xingamentos de ‘burro’ ao técnico Estevam Soares, principalmente quando o técnico colocou Somália no lugar do atacante Loco Abreu.

Com a continuação de ‘quase-gols’ vascaínos, a bola só era vista nos pés dos jogadores cruzmaltinos. Por volta dos 10 minutos, após falta em cima de Dodô no meio-campo, Nilton cobrou e Leo Gago apareceu, para a surpresa do goleiro Jefferson e marcou o quarto do time cruzmaltino. Logo após o gol, torcedores alvinegros começavam a deixar o estádio e torcedores vascaínos vaiavam em coro, cantando “adeus, fogo”.

Aos 14 minutos, Phillipe Coutinho, revelação do Vasco na temporada passada, recebeu passe de Dodô (que deu uma arrancada e cruzou praticamente todo o campo) e, com calma, marcou o quinto gol vascaíno, primeiro de sua carreira profissional.

O jogo virou festa para os torcedores vascaínos, que gritavam apoiando o time e vaiavam o time botafoguense. Já na torcida rival, muitos problemas começaram. Uma bomba de fabricação caseira explodiu na arquibancada, assustando alguns torcedores. Além disso, brigas e confusões entre a torcida alvinegra se intensificavam.

O Vasco passou então a administrar a partida, diminuindo o ritmo sem deixar a marcação firme e sem perder o controle do jogo. Apesar de algumas chances perdidas, por tentarem ‘enfeitar’ muito as jogadas, a festa não diminuiu. O time botafoguense teve mais chances mas não chegou a levar perigo ao time vascaíno.

Aos 34 minutos, frente a festa da torcida, o time cruzmaltino fechou a festa. Philippe Coutinho recebeu passe dentro da área e marcou o sexto gol da partida, o sexto do time vascaíno e o seu segundo no time profissional.

A partida então seguiu com o time vascaíno dominando o jogo (como em toda a partida), muita festa de sua torcida, que cantava “sete de novo” (em memória a maior goleada do Vasco em cima do Botafogo, em 2001). Apesar disso, a partida ficou nos 6x0, nada que diminuísse a alegria da galera vascaína.

Com esta vitória, o time vascaíno se consagra líder absoluto do grupo B com 9 pontos, enquanto o time alvinegro assume a 3ª posição, com 6 pontos.

Pela 4ª rodada do Campeonato Carioca, o Botafogo joga na próxima quarta-feira, às 21h50min contra o Tigres – RJ em São Januário, enquanto o Vasco enfrenta o Macaé na quinta-feira às 19h30min, também em São Januário.

Giro pelos Estaduais – 25/01/10

Share |
Por Leonardo Martins

Negrito
Campeonato Mineiro

Na continuação da 1ª rodada, Atlético e América realizaram um jogo bastante movimentado. Bolas na trave, defesas importantes dos goleiros das duas equipes, enfim, um jogo altamente agradável e equilibrado. O equilíbrio também se houve no placar e o empate em um gol diz o que foi o jogo. Em Juiz de Fora, o Tupi derrotou o Ipatinga por 1 a 0 e iniciou bem o campeonato. Quem também iniciou bem o campeonato foi o Uberaba, que foi a Fazendinha e venceu o Ituiutaba por 3 a 0. Nos outros jogos, dois empates. Um sem gols entre Caldense e Democrata e em Nova Lima, Villa Nova e o caçula América-TO empataram em 1 a 1.

Campeonato Paulista

No Paulistão, três times dividem a liderança. O São Caetano goleou o Sertãozinho por 5 a 1 no ABC. A Lusa perdeu os 100% ao empatar com o Bragantino por 1 a 1. A terceira equipe que divide a Liderança é o Corinthians. O Timão venceu com dificuldades o Oeste por 2 a 1 e chegou aos 7 pontos. Quem poderia estar com o grupo da liderança era o Palmeiras, que vencia o Ituano em casa por 3 a 1,s, que vencia o Ituano em casa por 3 a 'a o Pa5 a 1 em Campos.;stiano Ronaldo. a liderança do Italiano. mas tomou o empate e despertou a revolta da torcida palmeirense. O São Paulo enfim ganhou, fez 3 a 0 no Rio Claro e trouxe um pouco de alívio a torcida. Por outro lado, o Santos perdeu a 1ª no Paulista ao ser derrotado pelo Mogi Mirim por 2 a 1. Outros resultados: Ponte Preta 2x1 Monte Azul, Santo André 4x2 Paulista, Mirassol 2x2 Barueri e Rio Branco 1x0 Botafogo.

Classificação

1º São Caetano, Corinthians e Portuguesa – 7
4º Palmeiras, Santo André, Ituano e Ponte Preta – 5
8º Santos, São Paulo, Bragantino, Botafogo, Mogi Mirim e Rio Branco – 4
14º barueri e Paulista – 3
16º Monte Azul e Mirassol – 2
18º Oeste e Sertãozinho – 1
20º Rio Claro

Campeonato Carioca

Pelo Grupo A, a dupla Fla-Flu continua 100%. O Fla, com dois gols de Vagner Love, o estreante da tarde, venceu o Bangu no Engenhão por 2 a 1. O Fluminense venceu com dificuldades o Volta Redonda por 1 a 0. O Olaria venceu bem o Americano por 5 a 1 em Campos. Já o Boavista empatou com o Duque de Caxias sem gols. Pelo grupo B, destaque para o clássico entre Botafogo e Vasco, mas este jogo virá em texto próprio. Outros resultados: Resende 1x2 Madureira, Macaé 2x3 América e Friburguense 3x1 Tigres.

Classificação

Grupo A
1º Flamengo e Fluminense – 9
3º Olaria e Boavista – 7
5º Duque de Caxias e Volta Redonda – 1
7º Bangu e Americano – 0

Grupo B
1º Vasco – 9
2º Madureira e Botafogo – 6
4º Friburguense – 4
5º América e Tigres – 3
7º Resende – 2
8º Macaé – 1

Campeonato Gaúcho

Nos Pampas, a dupla Grenal apenas empatou. O Inter esbarrou no seu xará de Santa Maria com um empate em um gol, mas lidera seu grupo. O Grêmio também lidera o seu grupo, mas os 100% de aproveitamento foi embora após o empate com o Versnópolis por 1 a 1. O Juventude venceu a primeira, fez 3 a 2 no Universidade. O outro time de Caxias, o Caxias fez um grande jogo ao vencer o Porto Alegre por 5 a 4 fora de casa. Outros resultados: Novo Hamburgo 1x0 Pelotas, Ypiranga 1x1 São Luiz, Esportivo 1x2 São José e Avenida 0x1 Santa Cruz.

Classificação

Grupo A
1º Grêmio e Novo Hamburgo – 7
3º Ypiranga e Juventude – 4
5º Esportivo – 3
6º Inter-SM – 2
7º Avenida e Porto Alegre – 0

Grupo B
1º São Luiz, São José e Inter-POA – 7
4º Santa Cruz – 6
5º Veranópolis – 5
6º Caxias – 4
7º Pelotas – 3
8º Universidade – 0

Campeonato Paranaense

No Paraná, destaque para a mega-goleada do Atlético sobre o Serrano. O Furacão arrasou os interioranos por 8 a 0 e se recuperou da derrota para o Operário. O time de Ponta Grossa foi a Cianorte e perdeu por 1 a 0 para a equipe local. O líder é o Coritiba que venceu bem o Engenheiro Beltrão por 5 a 2 e continua 100%. O novo vice-líder é o Corintthians que venceu o Rio Branco por 1 a 0. Já o Paraná, venceu o Paranavaí por 2 a 1 em casa e segue na cola dos líderes. Outros resultados: Iraty 1x1 Toledo e Nacional 1x1 Cascavel.

Classificação

1º Coritiba – 9
2º Corinthians – 7
3º Paraná, Cianorte e Operário – 6
6º Atlético, Cascavel, Iraty e Nacional – 4
10º Paranavaí e Rio Branco – 3
12º Toledo – 2
13º Serrano – 1
14º Engenheiro Beltrão – 0

Campeonato Catarinense

No Catarinense, o Avaí venceu a Chapecoense na estréia da equipe titular por 1 a 0 e vem em segundo. O líder é o Atlético Ibirama com 100% de aproveitamento, o Atlético derrotou o Imbituba por 2 a 0. O Criciúma vem decepcionando, perdeu para o Metropolitano por 1 a 0 e chegou a 3ª derrota seguida. No clássico da rodada, o Joinville derrotou o Gigueirense por 2 a 1. Outro Resultado: Juventus 0x5 Brusque.

Classificação

1º Atlético Ibirama – 9
2º Avaí – 7
3º Brusque, Joinville e Metropolitano – 6
6º Figueirense, Chapecoense e Imbituba – 3
9º Juventus – 1
10º Criciúma – 0

Campeonato Goiano

O destaque da rodada foi o clássico entre Atlético e Goiás. O Dragão venceu por 2 a 1 e decretou a crise no Esmeraldino, o técnico Hélio dos Anjos foi demitido. O líder disparado e único 100% é o Crac, que venceu o Morrinhos por 2 a 1 fora de casa. O Vila Nova perdeu por 3 a 1 para o Itumbiara e vem lá embaixo. Outros resultados: Anapolina 1x1 Santa Helena e Trindade 4x4 Canedense.

Classificação

1º CRAC – 9
2º Anapolina, Santa Helena e Atlético – 5
5º Itumbiara, Trindade e Vila Nova – 4
8º Canedense – 2
9º Morrinhos – 1
10º Goiás – 0

Campeonato Baiano

No clássico Ba-Vi, o Vitória venceu o rival por 2 a 0 e tirou a invencibilidade do Tricolor. Schwenk e Ramón marcaram os gols da equipe rubro-negra. As duas equipes lideram seus grupos no estadual. ´Outros resultados: Colo-Colo 2x1 Itabuna, Vitória da Conquista 1x0 Feirense, Bahia-FS 0x1 Camaçari, Atlético 0x1 Fluminense e Madre de Deus 5x1 Ipitanga.

Classificação

Grupo A
1º Vitória e Vitória da Conquista – 6
3º Madre de Deus – 5
4º Colo-Colo – 3
5º Bahia-FS – 2
6º Atlético

Grupo B
1º Bahia e Itabuna – 6
3º Fluminense – 5
4º Camaçari – 4
5º Ipitanga – 3
6º Feirense – 2

Campeonato Pernambucano

Na terra do Frevo, tudo continua o mesmo. O Sport continua imbatível, a vitima dessa vez foi o Central fora de casa com uma vitória por 2 a 1. O Santa Cruz continua em segundo após a vitória em casa sobre o Vera Cruz pelos mesmos 2 a 1. O Náutico chegou a segunda vitória seguida ao derrotar o Sete de Setembro por 3 a 1, nos Aflitos. Outros resultados: Salgueiro 2x1 Ypiranga, Vitória 3x1 Porto e Araripina 0x1 Cabense.

Classificação

1º Sport – 12
2º Santa Cruz – 10
3º Salgueiro e Cabense – 9
5º Náutico – 7
6º Vitória e Vera Cruz – 5
8º Araripina – 4
9º Central – 2
10º Ypiranga, Sete de Setembro e Porto – 1