terça-feira, 4 de outubro de 2016

A nova Libertadores

Share |
A surpresa no mundo do futebol nos últimos dias ficou por conta do anúncio da nova fórmula de competição da Taça Libertadores por parte da Conmebol. Dentre as mudanças, está o aumento de vagas para o Brasil, que ganhou duas vagas no torneio já em 2017. A pergunta que fica, a quantidade de clubes brasileiros nesta nova configuração da competição sul-americana é exagerada?

Para o blogueiro que vos escreve a resposta é sim. Em nenhuma competição continental pelo mundo, um país tem tantas vagas como o Brasil vai ter a partir do próximo ano na Libertadores. O que se busca com as mudanças no formato da Libertadores é uma melhor qualificação do futebol sul-americano, mas acho que o caminho é outro e não ficar inflando as competições. Sete times do mesmo país na Libertadores podem fazer o campeonato nacional perder um pouco de valor com tantos times classificados.

Eu peguei o tempo que só iam duas equipes de cada país a Libertadores, o que valorizava o campeonato nacional. O caminho é otimizar as competições, tornando-as mais atrativas, valorizar o futebol num todo, desde a base até o topo, desde o campeonato regional até o mundial, e não valorizando só o topo, que é as competições continentais.

E os amigos leitores do Esporte é Vida o que acham? Deixe seu comentário...