segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Séries C e D do Campeonato Brasileiro

Share |
Por Leonardo Martins

Série C

A terceirona definiu ontem os dois finalistas da competição. Em jogos de muita emoção, alagoanos e mineiros comemoraram a vaga a final.

Icasa-CE 2x3 ASA-AL

O ASA surpreendeu o Icasa em Juazeiro do Norte e assegurou vaga à final da Série C com a vitória por 3 a 2. Os mandantes saíram na frente com Marcos Vinicius, Leandro empatou, mas Diogo fez o 2 a 1 para os cearenses, resultado que lhe dava a vaga. Mas em dois minutos, o ASA virou o jogo com Didira e Rodriguinho. Festa alagoana no Ceará.

América-MG 2x1 Guaratinguetá-SP (P: 7x6)

O América precisou dos pênaltis para eliminar o Guaratinguetá no Independência, novamente, com um grande público. O Coelho abriu o placar com Irênio, no inicio do jogo. Laércio empatou e estava dando a vaga aos paulistas. Mas Moisés, no fim do jogo, fez o 2° dos americanos e levou a disputa de pênaltis. Nas cobranças, 100% de aproveitamento até a sétima quando Diego Araújo chutou para longe e Moisés fez o gol da classificação mineira.

ASA e América começam a decidir a série C no dia 13 de setembro em Alagoas.

Série D

A quarta divisão começou a disputa de sua 3ª fase com 5 jogos por todo o Brasil.

Jogo 1
São Raimundo-PA 4x1 Cristal-AP
Michel(4); Demir

Jogo 2
Sergipe-SE 3x1 Alecrim-RN
Magno, Hugo Henrique e Fabinho Cambalhota; Eduardo

Jogo 3
Tupi-MG 1x1 Macaé-RJ
Fabrício Soares; Gedeil

Jogo 4
Uberaba-MG 2x0 Araguaia-MT
Alemão(2)

Jogo 5
Chapecoense-SC 2x1 Londrina-PR
Luis André e Willian Amaral; Silvinho

Virou rotina: Botafogo empata e arbitragem prejudica equipe alvinegra

Share |


Pela décima primeira vez nesse Campeonato Brasileiro, o Botafogo saiu de campo com um empate, mas pela terceira vez seguida o time foi prejudicado pela arbitragem. O Grêmio fez um bom jogo, mas contou com a ajuda do árbitro paulista, Rodrigo Martins Cintra.


A partida começou com o Botafogo indo para cima e logo aos 2 minutos, Reinaldo arrancou e entrou na área, mas parou no goleiro Victor. Logo depois, Juninho cobrou falta com violência e Victor defendeu em dois tempos.


O Grêmio não ameaçava e o Botafogo ia para cima, em uma roubada de bola de Michael, ele rolou para Lúcio Flávio cruzar, Reinaldo chutou duas vezes para vencer Victor e abrir o placar no Engenhão. Não demorou muito para o Grêmio empatar. Wellington falhou e Peréa cruzou para Jonas, o atacante perdeu dois gols incríveis chutando na trave, mas na terceira chance empatou a partida. Antes do intervalo, Juninho tentou cruzar e obrigou Victor a operar grande defesa.


No segundo tempo, o Botafogo abriu o placar aos 2 minutos com Victor Simões aproveitando lançamento de Reinaldo. A partir daí, o árbitro Rodrigo Cintra apareceu na partida. Tcheco lançou Mário Fernandes pela linha de fundo, o lateral tricolor cruzou a bola quando a mesma já havia saído, a zaga do Botafogo parou e Jonas tocou para as redes. Revolta do time alvinegro.


Dez minutos mais tarde o Grêmio virou a partida. Souza cobrou falta e a bola passou por todo mundo morrendo no canto do goleiro Castillo. Aos 40 minutos mais um erro grave de arbitragem. Thiaguinho entrou na área e levantou buscando Ricardinho, Tcheco esticou o braço e cortou a bola, mas o árbitro nada marcou.


Na base do desespero o Botafogo conseguiu o empate. André Lima rolou para Leandro Guerreiro chutar de fora da área. A bola desviou e entrou no ângulo: 3 a3. O Botafogo ainda teve chance de virar a partida, mas Ricardinho perdeu um gol feito.


O Grêmio folga durante a semana e ficará só treinando, já o Botafogo enfrenta fora de casa o Atlético-PR pela Copa Sulamericana.

Classificação após 22 rodadas

1° Palmeiras – 41pts
2° Goiás – 38pts
3° Internacional – 37pts (11V)
4° São Paulo – 37pts (10V)
5° Atlético-MG – 34pts (7SG e 36GM)
6° Avaí – 34pts – 34pts (7SG e 33GM)
7° Corinthians – 33pts (9V)
8° Barueri – 33pts (8V)
9° Grêmio – 32pts (9V)
10° Santos – 32pts (8V)
11° Flamengo – 30pts
12° Vitória – 29pts (-3SG)
13° Cruzeiro – 29pts (-6SG)
14° Atlético-PR – 27pts
15° Coritiba – 25pts
16° Santo André – 24pts (-9SG)
17° Náutico – 24pts (-12SG)
18° Botafogo – 23pts
19° Sport – 17pts
20° Fluminense – 16pts

Próximos jogos

Jogo atrasado – 02/09 – 21h
Internacional x Atlético-MG

23ª Rodada
02/09 – 21h50
Corinthians x Santos

05/09 – 18h30
Sport x Botafogo
Palmeiras x Barueri
Grêmio x Vitória

06/09 – 16h
Goiás x Coritiba
Cruzeiro x São Paulo
Atlético-PR x Flamengo

18h30
Avaí x Internacional
Santo André x Atlético-MG
Fluminense x Náutico

Inter supera Goiás com facilidade; Fernandão é expulso na estreia

Share |

Por Gabriel Seixas

O que era pra ser um dos jogos mais equilibrados da rodada, se decidiu em poucos minutos da etapa inicial. Em 15 minutos, o colorado já vencia por 2 a 0. E melhor, já estava com um jogador a mais, porque Fernandão foi expulso pelo esmeraldino, logo aos 13 minutos. A reestreia não poderia ser pior, e justo contra seu ex-clube. Falando em estreias, Fabiano Eller e Edu fizeram as suas pelo colorado, e contribuíram para a vitória por 4 a 0 – porém, não marcaram. Marquinhos, Guiñazu, Giuliano e Kleber fizeram os gols que deixaram o time a 4 pontos do Palmeiras. A diferença pode diminuir para um ponto neste meio de semana, caso o Inter vença o jogo adiado da 17ª rodada, em casa, contra o Atlético-MG.

Desfalques importantes do meio pra frente

Tite tinha problemas para escalar o ataque do Internacional. A dupla titular, Taison e Alecsandro – este artilheiro do time, com dez gols – desfalcava a equipe. O certo era que Edu jogaria no ataque, mas não se sabia quem seria o companheiro dele. O técnico ameaçou escalar Léo, mas acabou indo com o garoto Marquinhos de início. E, certamente, não se arrependeu. O garoto fez excelente partida, e marcou um dos gols da goleada – sendo que deu assistência para outro, e incomodou com seus dribles de perna esquerda.

Do outro lado, Hélio dos Anjos fazia sua primeira partida sem Felipe Menezes, vendido para o Benfica na sexta-feira. Ele aproveitou para fazer a estreia de Fernandão, atuando no meio-campo esmeraldino. Os laterais, Vítor e Júlio César, e a dupla de ataque, Felipe e Iarley, estavam prontos para surpreender o Inter no Beira-Rio.

Superioridade confirmada em 15 minutos

Tite decidiu preservar o meia Andrezinho, ainda fora de forma, colocando-o no banco de reservas, decidindo dar continuidade a Giuliano no meio-campo. E o camisa 10 deu conta do recado. Ele deu bom passe entre dois marcadores para Marquinhos na área, que com categoria, limpou Ernando e tocou de perna esquerda por cima de Harlei. Eram apenas cinco minutos de partida.

Aos treze, o lance mais polêmico do jogo. Fernandão, de costas para Magrão, tentava proteger a bola, mas foi imprudente e jogou as costas no adversário. O árbitro entendeu como cotovelada, e expulsou o jogador do Goiás.

O Goiás sentiu o baque, e dois minutos depois, tomou o segundo gol. Novamente com participação de Marquinhos. Ele recebeu de Guiñazu na área e devolveu com um toque entre as pernas do adversário para o argentino, que entrou livre na área e bateu de perna esquerda, no canto de Harlei: 2 a 0 colorado.

A partir daí, o time esmeraldino não conseguiu jogar, até porque Hélio dos Anjos decidiu tirar o que seria o articulador do time, Léo Lima, para colocar Everton Hora. Ele abria mão de uma possível reação, que àquela altura, parecia impossível.

E a garotada colorada continuou inspirada. Aos 31 minutos, Giuliano recebeu pela direita, limpou Leandro Euzébio e bateu firme, pra fora. Quatro minutos depois foi a vez de Kleber, que ainda não iniciara seu show particular. Ele chutou de fora da área, mas Harlei defendeu tranquilamente.

Show da garotada, e goleada no Beira-Rio

Em meio a reclamações pelo lance da expulsão de Fernandão, os dois times voltaram para o segundo tempo com objetivos diferentes. O Inter com claras chances de aumentar o placar contra um adversário direto, enquanto o Goiás buscava alternativas para espantar suas próprias limitações dentro do jogo.

Mas o panorama continuou o mesmo do primeiro tempo, e o Inter precisou de apenas seis minutos para marcar o seu terceiro gol. Kleber deu lindo lançamento para Marquinhos na esquerda, que avançou e tentou um toque por cima de Harlei. A bola caminhava para sair em tiro de meta, mas Edu conseguiu evitar a saída com um carrinho, colocando na cabeça de Giuliano, que testou firme para o gol.

O quarto gol não saiu por muito pouco. Kleber, o melhor do time no segundo tempo, arriscou um bom chute da ponta esquerda e acertou o travessão. O Goiás, numa rara oportunidade de ataque também tentou descontar, mas Leandro Euzébio cabeceou por cima do gol de Lauro, que quase não teve sua presença notada no jogo.

O Inter criava chances claras de gol, e teve boa oportunidade com Bolaños – que substituiu Edu -, mas o equatoriano mandou por cima do gol de Harlei, desperdiçando ótima chance. A insistência valeu ao colorado o quarto gol, aos 33 minutos: Kleber, que estava deslocado na ponta direita, aproveitou Harlei adiantado e tocou por cobertura, marcando um golaço no Beira-Rio.

Na melhor oportunidade depois que o time já estava fazendo 4 a 0, Bolaños teve outra chance de marcar o dele em contra-ataque puxado pelo próprio, mas ele bateu pra fora. Não fez falta para o colorado, que segue a caça ao Palmeiras no campeonato. O Goiás continua bem posicionado, ainda na vice-liderança a três pontos do líder.

Santos complica situação do Fluminense no Brasileirão

Share |

Por Gabriel Seixas

A situação do Fluminense na tabela não permitia que a equipe fosse à Vila Belmiro jogar apenas por um empate contra o Santos. Mas a falta de atitude, e porque não de técnica, impediu o Flu de jogar, principalmente no primeiro tempo – até porque no segundo o tricolor teve total domínio da partida. O Santos foi mais objetivo, e mesmo sem finalizar tantas vezes, conseguiu marcar com o garoto André, que teve a dura missão de substituir Kleber Pereira – e conseguiu -, e Ganso, um dos principais articuladores dessa equipe. O Peixe mantém vivo o sonho da Libertadores, enquanto apenas um milagre tira o Fluminense da segundona. O tricolor precisa conquistar 85% dos pontos que disputar até o fim do campeonato – sendo que tem 24,2% de aproveitamento no campeonato.

Fred e Kleber Pereira? Fica pra próxima...

O confronto poderia marcar, porque não, o duelo de um dos dois melhores centroavantes do futebol brasileiro. Mas não aconteceu. Kleber Pereira, expulso no jogo anterior contra o Internacional, e Fred, entregue ao departamento médico, não puderam jogar. Aliás, no caso do time de Fred, eram dez desfalques, somando os jogadores que estão no departamento médico, e aqueles que treinam separadamente. Os times apresentaram novidades, como o zagueiro Gum atuando pelo Fluminense, e o volante Emerson, ex-seleção brasileira pelo Peixe. Mas a maior delas veio das categorias de base: Sem Kleber Pereira, Luxemburgo decidiu escalar o jovem André, de 18 anos no ataque santista. E funcionou. O garoto deu trabalho, e ainda abriu caminho pra vitória do Santos.

Prazer, meu nome é André

O jogo começou com promessa de ser muito agitado do início ao fim. Em quatro minutos, foram três chances de gol. Logo no minuto inicial, Mádson cruzou para o garoto André, que dentro da área, tocou de primeira por cima do gol de Rafael. A reação do Flu veio dois minutos depois, quando Conca cobrou falta da direita, e Luiz Alberto, sem marcação, escorou para o lado ao invés de chutar em direção ao gol. Um time que precisa sair da zona de rebaixamento a qualquer custo não poderia perder gols assim.

Aos 4 minutos, outra jogada de bola parada, dessa vez do Santos. Domingos cabeceou falta cobrada da direita e exigiu linda defesa de Rafael. Aliás, o goleiro do Flu vêm demonstrando segurança desde o afastamento de Fernando Henrique.

Mas logo os dois times comprovaram suas situações na tabela e quebraram o ritmo do jogo. Foram poucas chances criadas desde aí. Diguinho, aos 38 minutos tentou um chute de longa distância, mas pegou fraco. O troco do Santos veio com Léo, que invadiu pelo flanco esquerdo, e cortou para o pé direito, mas também chutou fraco – não é o bom dele.

Então, aos 44 minutos, um castigo para a torcida tricolor, que começava a ter um pesadelo com as faltas cobradas por George Lucas. O lateral santista cobrou falta na cabeça de André, que testou pro fundo das redes de Rafael. Detalhe: A falta foi marcada por causa de excesso de reclamação do zagueiro Luiz Alberto com o árbitro Evandro Roman, que provocou tiro livre indireto. Os tricolores ainda reclamam de um possível puxão de camisa de André em Ruy na área, que resultou no gol. Polêmicas à parte, o Santos vai para o intervalo na frente.

Tricolor esboça reação, mas vacila e entrega o jogo

Na volta para o segundo tempo, quem veio mudado foi o Santos. O volante Emerson pediu pra sair, e deu lugar ao jovem Alan, outra aposta de Luxemburgo.

O ímpeto do Fluminense foi outro, e o time passou a ter o domínio da partida. Aos 11 minutos, Conca cobrou falta da direita e Gum cabeceou, no segundo pau, em direção a Kieza. O atacante se esticou, mas não alcançou a bola.

Então, Renato Gaúcho decidiu colocar o time pra frente. Ele sacou Diogo e colocou o meia Raphael Augusto, para dar mais qualidade ofensiva ao Flu. Deu certo. Aos 19 minutos, Raphael Augusto roubou bola e tocou para Kieza, livre na área. Ele deu um drible desconcertante em Domingos e, de frente para o gol, bateu pra fora. Foi a melhor oportunidade do jogo para um possível empate.

O castigo veio aos 28 minutos. George Lucas, sempre ele, cobrou falta pela esquerda e Ganso, livre, cabeceou no canto do goleiro Rafael. A vitória parecia definida a favor do time santista.

O Fluminense não tinha capacidade técnica e nem tranqüilidade para buscar o resultado. Renato Gaúcho tentou lançar o meia Marquinho e o atacante Maicon, indo para o tudo ou nada, mas não funcionou. A vitória era alvinegra, fazendo com que o time praiano ficasse a apenas 5 pontos da zona da Libertadores. O Fluminense está a oito pontos do 16º lugar, que evitaria o rebaixamento tricolor. Em 16 rodadas, é possível reverter. Mas, na situação em que está, e pelo histórico do Campeonato em pontos corridos – que, nessa altura do campeonato, aponta o lanterna como um dos quatro rebaixados no final -, é praticamente irreversível.