sexta-feira, 25 de julho de 2008

Brasil passa fácil pelo Japão

Share |

Por Leonardo Martins


Na manhã desta sexta-feira, no Maracanãzinho, o Brasil enfrentou o Japão pela 3ª rodada da Fase Final da Liga Mundial. A equipe de Bernardinho não teve dificuldades e venceu por 3 sets a 0.

O 1º set foi tranqüilo. O Brasil entrou ligado em quadra e dominou todos os fundamentos, principalmente o ataque e o saque. O Japão não teve muitos recursos e foi dominado. O Brasil fechou em 25 a 15.

O segundo set foi o mais equilibrado. O Japão melhorou o ataque e a defesa e os brasileiros se desconcentraram e relaxaram no jogo, dando uma boa vantagem aos japoneses. A equipe nipônica abriu 16 a 19, mas o técnico Bernardinho colocou o levantador reserva, Bruninho, para forçar o saque e deu resultado, pois o jogador fez uma excelente seqüência de saques que virou o jogo em 20 a 19. Depois, a Seleção fechou o set em 25 a 23.

Com 2 a 0 no placar, o técnico Bernardinho colocou os reservas para dar ritmo de jogo e eles deram conta do recado no 3º set, o jogo foi idêntico ao 1º set. E a Seleção manteve o ótimo volume de jogo e não deu chances a equipe japonesa, fechando em 25 a 15 e o jogo em 3 sets a 0.

Grupo F

Fechando a esta fase, a Sérvia derrotou a Polônia por 3 sets a 0, parciais de 25-16, 25-18 e 25-21, e também garantiu a vaga as semifinais. Nas semifinais, os sérvios enfrentam a Rússia. Na outra semifinal, Brasil enfrenta os Estados Unidos. Os dois jogos acontecem amanhã, também no Maracanãzinho.

Grêmio arrasa o Figueira e assume a liderança

Share |

Por Leonardo Martins


Foi uma noite inesquecível para o Tricolor gaúcho. No fechamento da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, em Florianópolis, o Grêmio aplicou a maior goleada do Campeonato ao fazer 7 a 1 no Figueirense. De quebra, os gremistas assumiram a liderança isolada do Brasileirão.

Quando as coisas não vão bem, Perea costuma ligar para sua mãe. Ele tira dela a palavra de conforto para continuar trabalhando com paz de espírito. E costuma dar certo. Se é assim, a conta telefônica do colombiano ficará mais gorda este mês, porque, com dois gols, ele comandou o Grêmio no primeiro tempo e mandou a má fase para longe. O gringo, em momento de contestação, foi o toque final de uma equipe visivelmente superior em Floripa. O primeiro gol de Perea foi aos 17 minutos. Paulo Sérgio puxou jogada pela direita e mandou na área. Willian Magrão apareceu para, de cabeça, acionar o colombiano. O cabeceio do atacante explodiu no travessão e acertou as costas do goleiro Wilson antes de entrar. O gol não foi por acaso. Antes, o Tricolor desperdiçara duas oportunidades, uma em cruzamento de Tcheco que ninguém concluiu, outra em chute de Perea que a zaga afastou. O Figueira foi pobre. Marquinho e Cleiton Xavier não conseguiram articular nada, e a dupla de ataque ficou isolada.

Se alguém tivesse pintado a bola de verde-limão, Rafael Coelho e Tadeu talvez sequer percebessem. O grande mérito do Grêmio no primeiro tempo foi não perder a ambição. Mesmo em vantagem no placar, seguiu atacando. Aos 28, veio o prêmio. Tcheco bateu escanteio, o goleiro saiu mal, a zaga ficou contando estrelas e Perea, oportunista, apareceu na segunda trave para concluir: 2 a 0. Tudo caminhava às mil maravilhas para o Grêmio, mas aí deu um curto-circuito na cabeça de Paulo Sérgio. Até então bem no jogo, o lateral cometeu pênalti bobo em Leandro Soares. Cleiton Xavier, com paradinha, fez o gol.

Se o gol animou o Figueirense, não foi possível perceber dentro de campo. No segundo tempo, o Grêmio seguiu muito melhor. Logo no início, Perea perdeu duas grandes chances. E aí brilhou a estrela de Marcel. Aos oito minutos, Tcheco cruzou, o colombiano não alcançou a bola e o camisa 9 apareceu para concluir: 3 a 1. Para a festa azul ficar completa, faltava outro gol de Perea, que deve ter ligado para a mãe até no intervalo. Aos 22 minutos, ele se livrou sem dificuldades de Asprilla e tocou na saída de Wilson. Já estava ótimo para o Grêmio, mas não era tudo. Dois minutos depois, o Figueirense, completamente desnorteado, levou mais um, marcado por Reinaldo, que acabara de substituir Marcel. No fim, com a zaga alvinegra completamente aberta, Reinaldo ampliou a goleada para 7 a 1, aos 36 e 38 minutos. Talvez com o pena do time da casa, o árbitro Paulo Cesar Oliveira encerrou a partida aos 44 minutos e 30 segundos. E final do massacre em Floripa.

O Grêmio terminou a rodada na liderança com 28 pontos e o Figueira em 9º
com 19. Na próxima rodada, o Grêmio recebe o Palmeiras e os catarinenses visitam o Atlético-PR na Arena da Baixada.