quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Playoffs UEFA Champions League: Grandes confirmam favoritismo

Share |

Por Gabriel Seixas

A fase preliminar da UEFA Champions League está na sua última eliminatória, definindo os últimos dez componentes da fase de grupos da competição. Equipes grandes, como Arsenal, Lyon e Atlético de Madrid venceram bem e estão muito próximos da sonhada vaga para a fase de grupos. Confira um breve resumo dos dez jogos da rodada:

Celtic 0x2 Arsenal

Com muita competência e um pouco de sorte, o Arsenal superou o Celtic fora de casa por 2 a 0 e abriu uma ótima vantagem sobre os escoceses em busca de uma vaga. Gallas e Caldwell (contra) marcaram os gols, ambos originados de um desvio.

FC Kobenhavn 1x0 APOEL Nicosia

Os dinamarqueses do Kobenhavn, que disputaram a ex-Copa UEFA ano passado, estão próximos de disputarem a Champions League nesse ano. Isso porque venceram, em casa, a zebra cipriota, o APOEL pelo placar mínimo. Pospech marcou o gol da vitória.

FC Sheriff 0x2 Olympiakos

Um dos gols brasileiros na Champions foi marcado nessa partida. O autor foi Dudu Cearense, que abriu caminho para a boa vitória sobre os macedônios do Sheriff. O placar foi completado pelo atacante Mitroglou, destaque do time na pré-temporada.

FC Timisoara 0x2 Stuttgart

Outra equipe que confirmou o favoritismo foi o Stuttgart, que caminha a passos largos rumo a volta à Champions League. A principal revelação alemã do momento, o meia Gebhart, marcou de pênalti o primeiro gol, enquanto o recém-contratado Hleb fechou o placar. A vida ficou difícil para os romenos.

Sporting 2x2 Fiorentina

Talvez este tenha sido o jogo mais agitado da rodada, cheio de emoções. A Fiorentina começou na frente, com gol do peruano Vargas. Vukcevic e Miguel Veloso, com um golaço, deram a virada aos portugueses, mas Gilardino, em outro gol bonito, empatou e deixou a equipe italiana em vantagem para o confronto em Florença.

Levski 1x2 Debrecen

O Debrecen surpreendeu, e está muito próximo de confirmar uma vaga histórica para a Champions League. Fora de casa, o time bateu o Levski por 2 a 1, com gols de Bodnar e Cvitkovics. Bardon descontou para os búlgaros, que estão em situação de desvantagem para o confronto.

Lyon 5x1 Anderlecht

A maior goleada da rodada foi no estádio Gerland, onde o Lyon massacrou o Anderlecht. Em 45 minutos, o time francês já havia aberto 4 a 0 no placar. Pjanic, de falta, e Lisandro López, de pênalti, abriram 2 a 0. Depois, o brasileiro Michel Bastos, com um lindo chute de fora da área – que bateu na trave antes de entrar – aumentou o placar. Gomis, no último minuto da primeira etapa, marcou o quarto. Suárez bem que tentou recolocar o Anderlecht no jogo, mas novamente Gomis marcou e selou a goleada do Lyon, com os dois pés na fase de grupos da Champions.

Salzburg 1x2 Maccabi Haifa

O ascendente futebol israelense tem boas chances de ter um representante na fase de grupos da Champions. E é o Maccabi Haifa, que não se intimidou em jogar na Áustria e venceu o Salzburg por 2 a 1. Ghadir e Arbeitman fizeram para os visitantes, enquanto Zickler marcou o de honra dos austríacos.

Ventspils 0x3 Zürich

O Zürich abriu uma vantagem praticamente irreversível, com uma vitória fora de casa por 3 a 0 sobre o time letão do Ventspils. Vonlanthen, emprestado pelo Basel, marcou o primeiro. Aegerter e Djuric fizeram os outros gols, que praticamente confirmaram o Zürich na Champions League dessa temporada.

Panathinaikos 2x3 Atlético de Madrid

Outro jogo que valeu o ingresso. Na partida dos golaços, melhor para o Atlético de Madrid, que venceu fora de casa por 3 a 2 e pode perder até por 1 gol de diferença na partida de volta, em Madrid. O trio sul-americano dos espanhóis, formado por Maxi Rodriguez, Forlán e Agüero, foi o autor dos gols. Salpiggidis, encobrindo o goleiro Asenjo, e Leto, com um bonito chute de fora da área, descontaram para os gregos.


Resultados da Liga Europa (Por Leonardo Martins)

A Liga Europa, ex-Copa da Uefa, teve o inicio da sua última fase preliminar nesta quinta-feira. Foram 38 jogos que agitaram o velho continente, vamos ao resultado:

Kosice (Eslováquia) 3x3 Roma (Itália)
Baku (Azerbaijão) 1x3 Basel (Suíça)
BATE Borisov (Belarus) 0x1 Litex Lovech (Bulgária)
Teplice (Rep. Tcheca) 1x2 Hapoel Tel-Aviv (Israel)
Bnei Yehuda Tel-Aviv (Israel) 0x1 PSV (Holanda)
Guingamp (França) 1x5 Hamburg (Alemanha)
Trabzonspor (Turquia) 1x3 Toulouse (França)
NAC Breda (Holanda) 1x3 Villarreal (Espanha)
CSKA Sofia (Bulgária) 0x0 Dynamo Moscou (Rússia)
PAOK (Grécia) 1x1 Heerenveen (Holanda)
Metalurg Donetsk (Ucrânia) 1x2 Austria Viena (Áustria)
Rapid Viena (Áustria) 1x0 Aston Villa (Inglaterra)
Sturm Graz (Áustria) 1x1 Metalist Kharkiv (Ucrânia)
Dinamo Bucareste (Romênia) 0x2 Slovan Liberec (Rep. Tcheca)
Steaua Bucareste (Romênia) 3x0 Saint Patrick's Athletic (Irlanda)
Sivasspor (Turquia) 0x3 Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Slavia Praga (Rep. Tcheca) 3x0 Estrela Vermelha (Sérvia)
Twente (Holanda) 3x1 Qarabag (Azerbaijão)
Vaslui (Romênia) 2x1 AEK (Grécia)
Partizan (Sérvia) 1x1 Zilina (Eslováquia)
Sarajevo (Bósnia) 1x1 Cluj (Romênia)
Brondby (Dinamarca) 2x1 Hertha Berlim (Alemanha)
Lech Poznan (Polônia) 1x0 Club Brugge (Bélgica)
Sion (Suíça) 0x2 Fenerbahçe (Turquia)
Ajax (Holanda) 5x0 Slovan Bratislava (Eslováquia)
Benfica (Portugal) 4x0 Vorskla Poltava (Ucrânia)
Galatasaray (Turquia) 5x0 Levadia Tallinn (Estônia)
Racing Genk (Bélgica) 1x2 Lille (França)
Genoa (Itália) 3x1 Odense (Dinamarca)
Lazio (Itália) 3x0 Elfsborg (Suécia)
Maribor (Eslovênia) 0x2 Sparta Praga (Rep. Tcheca)
Werder Bremen (Alemanha) 6x3 Aktobe (Cazaquistão)
Dinamo Zagreb (Croácia) 4x0 Hearts (Escócia)
Everton (Inglaterra) 4x0 Sigma Olomouc (Rep. Tcheca)
Fulham (Inglaterra) 3x1 Amkar Perm (Rússia)
Stabaek (Noruega) 0x3 Valencia (Espanha)
Nacional da Madeira (Portugal) 4x3 Zenit St. Petersburg (Rússia)
Athletic Bilbao (Espanha) 3x2 Tromso (Noruega)

Os jogos de volta acontecem na outra semana.

São Paulo vence Fluminense e assume a vice-liderança

Share |

Por Gabriel Seixas

O São Paulo não encontrou dificuldades para vencer a sua sétima partida consecutiva no Brasileirão. Dessa vez, a vítima foi o frágil Fluminense, por 1 a 0. Apesar do placar mínimo, a superioridade do tricolor paulista para o carioca foi gritante, comprovando a posição de cada equipe na tabela. Enquanto o São Paulo pulou momentaneamente para a vice-liderança, o Flu é vice-lanterna.

Surpresas nas escalações

Ambos os times vieram com novidades para o confronto. O São Paulo, que tinha Miranda e Renato Silva como desfalques na zaga, improvisou Richarlyson como zagueiro e escalou Arouca no meio – ao invés de Zé Luís, como era esperado. Já a novidade do Fluminense apareceu no gol. Fernando Henrique estava cotado para voltar, mas Rafael manteve o posto de camisa 1, e foi muito bem, por sinal. Na dúvida entre o 3-5-2 e o 4-4-2, Renato Gaúcho manteve o primeiro, com Cássio na zaga.

Profissionais x Amadores?

Desde o primeiro minuto, o São Paulo começou sufocando o Fluminense, que mal passava do meio do campo. Porém, a primeira chance clara de gol aos 15 minutos, em cobrança de falta de Jorge Wagner. Ele cobrou no ângulo e a bola ainda tocou em Rafael antes de acertar a trave. Na sobra, André Dias, sem ângulo, chutou no travessão.

Mas o tricolor paulista foi insistente, e da forma que jogava, o primeiro gol parecia questão de tempo. E foi. Hernanes lançou Richarlyson na esquerda, que ganhou na corrida de Edcarlos e deixou Ruy no chão antes de tocar na saída de Rafael, fazendo 1 a 0 para o Sampa.

A pressão continuou, e por muito pouco, o São Paulo não aumentou a vantagem. Washington recebeu a bola na área, foi travado e a bola sobrou para Jean, limpa, de frente para o gol. Mas ele colocou por cima.

E o Fluminense? Estava tímido em campo, sem a inspiração de seus principais jogadores, como Conca, Roni e Kieza. Ameaçou uma vez o gol de Rogério Ceni, aos 41 minutos em cobrança de falta de Conca, que o goleiro do tricolor paulista encaixou a bola.

45 minutos para confirmar a vitória

Ambas as equipes voltaram sem substituições, mas a pegada do Fluminense mudou – levemente – em campo. Logo aos 2 minutos, Luiz Alberto teve boa chance após cruzamento de Conca, mas cabeceou pra fora. Novamente em bola parada, o Flu voltou a assustar. Nova cobrança de Conca, dessa vez para André Dias, que por pouco não marcou contra. A bola morreu no travessão. Não era o dia do tricolor carioca.

Renato Gaúcho bem que tentou. Já havia trocado o esquema tático, tirando o vaiado zagueiro Edcarlos pelo meia-armador Marquinho, e decidiu promover a estreia de Adeílson na vaga do inoperante Kieza – afinal, dele ainda se espera alguma coisa.

O São Paulo passou a se preocupar com a retaguarda, quando Ricardo Gomes lançou Zé Luís na vaga do cansado Dagoberto. Borges ficou sendo o único homem de referência, já que ele havia substituído Washington minutos antes.

O fato é que o Jason ainda não morreu. São sete vitórias consecutivas, ninguém parece parar o tricolor paulista. O próximo jogo é na Arena da Baixada, contra o Atlético-PR – sem Hernanes, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Já o Flu continua em situação delicada, agora há 6 pontos do 16º lugar, que o livraria da zona do rebaixamento. O jogo da reabilitação é contra o Barueri, no Maracanã. Mas do jeito que está...

Outros jogos

Vitória 2x1 Atlético-PR
Ramón e Neto Berola; Wallysson

Santos 1x0 Grêmio
Paulo Henrique Lima

Botafogo 1x2 Santo André
André Lima; Junior Dutra e Nunes

Barueri 2x1 Sport
Val Baiano e Thiago Umberto; Luciano Henrique

Coritiba 1x0 Palmeiras
Marcelinho Paraíba

Corinthians vence no Sul

Share |

Por Leonardo Martins


Um mês e meio após a final da Copa do Brasil, Inter e Corinthians voltaram a se enfrentar no Beira-Rio, desta vez, pela abertura do Returno do Campeonato Brasileiro. Em um jogo confuso e com lances duvidosos, o Corinthians venceu o Colorado por 2 a 1 e volta a briga pelo título brasileiro.

Quem esperava um Timão retrancado devido aos desfalques se equivocou. Mano Menezes surpreendeu o Internacional ao adiantar as peças no meio de campo, atrapalhando a marcação feita por Sandro e Guiñazu. Logo aos dez minutos, os paulistas abriram o placar. Marcinho cobrou falta pela esquerda, Dentinho tocou de cabeça, Chicão desviou com o pé direito em impedimento (97cm), e a bola tocou na trave. No rebote, em grande confusão na pequena área, o mesmo Chicão empurrou para as redes. O árbitro, porém, deu o gol para Jean.

Apesar de um pouco atrapalhado no setor ofensivo, o Internacional não demorou a responder, sempre forçando pelo lado direito do ataque, nas costas de Marcinho, meia improvisado como lateral-esquerdo. Aos 13 e aos 20, as primeiras chances de empate surgiram em chutes de Marcelo Cordeiro e Alecsandro, respectivamente, ambos parando em defesas tranquilas do jovem goleiro Rafael Santos.

Pela vantagem no placar, o Corinthians passou a jogar nos contra-ataques. Assim, por muito pouco não fez o segundo, aos 26, com Dentinho disparando de fora da área e quase encobrindo o goleiro Lauro. Aos 34, o empate colorado. Giuliano avançou pela direita e cruzou. Em posição legal, Alecsandro subiu por trás de Chicão e testou forte, no canto direito do goleiro alvinegro.

A igualdade, entretanto, não fez o Internacional pressionar em busca da virada ainda na etapa inicial. O Timão corrigiu o problema na marcação na entrada da área e evitou o sufoco. A última boa oportunidade saiu dos pés do corintiano Morais, aos 41, arriscando de longe. Lauro segurou sem dar rebote.

Na volta do intervalo, o Internacional reapareceu mais veloz e ofensivo. Logo aos quatro minutos, o lateral-direito Danilo Silva arrancou, ganhou na velocidade de um marcador e cruzou. A bola ganhou efeito e tocou no travessão. O Corinthians respondeu aos seis. Dentinho bateu de longe, e Lauro segurou. Aos nove, foi a vez de Chicão cobrar falta, e o goleiro pegar.

Empurrado pela torcida, que compareceu em bom número ao Beira-Rio, o Internacional tentou pressionar, mas faltou qualidade na criação diante de um Corinthians bem postado no campo defensivo. Para reforçar o setor de marcação, Mano Menezes sacou Marcinho e promoveu a estreia do zagueiro Paulo André.

O Corinthians, no entanto, levou grande perigo, aos 21 minutos, com Jorge Henrique. Ele soltou a bomba de fora da área e quase acertou o ângulo direito. No minuto seguinte, o Internacional voltou a acertar o travessão, desta vez com Alecsandro desviando de cabeça um cruzamento da esquerda.

Tite tentou dar mais velocidade ao Internacional com a entrada de Marquinhos no lugar de Bolaños. A equipe quase virou o jogo em dois lances pelo alto. Aos 36, Bolívar cabeceou após cobrança de falta, e Rafael Santos pegou. Dois minutos mais tarde, foi a vez de Alecsandro testar por cima.

No contra-ataque, o Corinthians garantiu a vitória. Aos 42 minutos, Dentinho invadiu a área pela direita e chutou cruzado. Bill tentou de letra e furou, mas Jorge Henrique, em impedimento de 42 cm, tocou para a meta. Garantindo a segunda vitória seguida dos paulistas.

O Inter tenta se recuperar no sábado quando vai ao Palestra Itália enfrentar o Palmeiras, em jogo de 6 pontos. O Alvinegro joga no Pacaembu contra o desesperado Botafogo no Domingo.