sábado, 12 de setembro de 2009

Série B: 23º rodada de muitos gols e Vasco na ponta

Share |

Por Gabriel Seixas

A 23ª rodada da Série B teve boa média de gols por partida – 3,5 por jogo -, e não teve grandes alterações na tabela. O Vasco continua mais líder do que nunca, agora com três pontos de vantagem para o vice-líder, que é o Guarani e não mais o Atlético-GO. O Campinense deixou a lanterna e avançou duas posições. Quem amarga a última colocação agora é o ABC. Confira um resumo dos jogos que agitaram a rodada:

Bragantino 0x1 Guarani

O Guarani não jogou bem, mas venceu o Bragantino e chegou a garantir a liderança da Série B por três dias – já que jogou na terça-feira, mas foi ultrapassado pelo Vasco na sexta. O gol da vitória foi de Walter Minhoca, convertendo pênalti sofrido por Maranhão. O Guarani sofria com vários desfalques importantes, como Luciano Santos, Adriano Gabiru, Caíque e Ricardo Xavier, este último, o artilheiro da equipe. Sem contar o atacante Fabinho, que saiu contundido no intervalo. Quem se destacou na vitória bugrina foi o goleiro Douglas, que fez defesas importantíssimas e garantiu os três pontos que deixam seu time na vice-liderança, porque o Atlético-GO foi derrotado. O Bragantino está ainda mais longe do grupo das equipes que subiriam para a primeirona, mas está numa situação estável no meio da tabela.

Juventude 2x0 Brasiliense

O Juventude contou com a força da sua dupla de ataque para vencer o Brasiliense, em casa, e afastar o fantasma da zona do rebaixamento. Para quebrar o jejum de três jogos sem vencer, os gaúchos se impuseram no jogo e marcaram com o artilheiro Mendes – que perambulou pelo banco de reservas durante os últimos jogos, devido a más atuações – e Marcos Denner, que na última vitória que o Ju havia conquistado, marcou três gols. Detalhe: ambos os gols foram de pênalti. O Brasiliense parece não ter digerido os três pontos perdidos no STJD e a troca de treinador, e também está ameaçado na parte de baixo da tabela.

Ponte Preta 3x1 Atlético-GO

Ponte e Atlético disputaram um bom jogo no Moisés Lucarelli em busca de suas reabilitações, afinal, ambos os times viviam jejum de vitórias e precisavam manter seus interesses na competição – a Ponte, de alcançar o G-4, e o Atlético, que já está lá, aproximar-se da liderança. A noite também foi de muitos golaços. O primeiro foi da Ponte, que marcou primeiro com o lateral-esquerdo Vicente, de primeira. Os goianos, com muitos desfalques, empataram com Juninho, um dos poucos titulares que estavam em campo, também de primeira. Antes do intervalo, Evando marcou um lindo gol, deixando dois marcadores no chão antes de chutar a bola que passou embaixo das pernas do goleiro Márcio. Na etapa final, a Ponte não desperdiçou a chance de converter o primeiro pênalti marcado a seu favor no campeonato, com o meio-campo Nenê, destaque do Guaratinguetá na terceira divisão. Agora, os goianos estão a 5 pontos do líder Vasco, mesma diferença da Ponte Preta para o G-4.

Campinense 5x1 Ipatinga

De virada, o Campinense surpreendeu e atropelou o Ipatinga por 5 a 1, jogando na Paraíba. Marcelo Ramos fez o primeiro gol do jogo, a favor dos visitantes. No minuto seguinte, Fábio Santana igualou para os paraibanos. Ainda no primeiro, Edmundo chamou a responsabilidade do jogo e tratou de marcar dois gols, abrindo 3 a 1 para o Campinense antes do intervalo. O Ipatinga começou disposto a reverter o resultado, mas o time mandante matou o jogo aos nove minutos com mais um gol, marcado por Washington. Fernandes completou a goleada, igualando justamente o mesmo placar que o Ipatinga havia feito no Campinense no 1º turno da Série B. O Campinense já não é mais lanterna, em 18º com 23 pontos. O Tigre mineiro estava a três jogos sem perder, e agora volta a se preocupar com a proximidade da zona do rebaixamento.

Vasco 2x1 Paraná

O desfigurado Vasco recebeu o Paraná, em São Januário, e depois de um mês sem jogar no “alçapão”, presenteou a torcida com uma sofrida vitória por 2 a 1. Sem titulares importantes, como Souza, Alex Teixeira e Carlos Alberto, o time vascaíno foi inferior ao tricolor paranaense no primeiro tempo, mas na base da insistência, marcou no último minuto do primeiro tempo, em um pênalti claro de Marcelo Toscano em Ramon – aliás, já virou rotina o Vasco ter um pênalti a favor na Série B. Élton, o artilheiro vascaíno, deslocou o goleiro Zé Carlos com categoria e marcou. O Paraná reagiu na etapa final, fazendo por merecer seu gol, marcado por Wellington Silva, em um lance que se originou de uma saída de bola errada do time vascaíno. Aí entrou em ação o jovem Philippe Coutinho, de apenas 17 anos: Ele driblou Luís Henrique na intermediária e deu um passe de craque para Robinho, que de frente para o goleiro Zé Carlos, tocou rasteiro no canto direito do goleiro, que nem se mexeu. Minutos depois, o próprio Philippe Coutinho foi expulso, mas não comprometeu a vitória vascaína, até porque o Paraná cansou após um bom primeiro tempo. Os cariocas agora são líderes isolados, somando 46 pontos – três a mais que o Guarani. O Paraná está em 13º, com 28 pontos.

Bahia 1x4 Portuguesa

Depois da festa dos torcedores soteropolitanos no meio de semana com a vitória da seleção brasileira jogando na Bahia, os baianos – pelo menos os tricolores – não tiveram motivos para comemorar neste sábado. Isso porque o Bahia fez uma atuação pífia em casa, e foi goleado pela Portuguesa, sem dó, por 4 a 1. Os times fizeram um bom jogo desde o início, mas os gols só saíram no segundo tempo. Bem rápido, por sinal: Aos 20 segundos, Kempes tratou de colocar a Lusa na frente. Ainda aos 7 minutos, os paulistas ampliaram com Marco Antônio. Nádson colocou o Bahia de novo no jogo, mas Thiago Gomes, de peito, e o artilheiro Héverton, que entrou no segundo tempo, fecharam o placar. Aliás, o gol de Héverton foi um dos mais bonitos da rodada, com um toque sutil encobrindo o goleiro Fernando. A Portuguesa está mais perto do G-4, em 5º lugar com 37 pontos, três a menos que o Ceará, quarto colocado. O Bahia parece ter jogado a toalha, e definitivamente, não deve brigar pelo acesso. Saiu vaiado de campo pelos furiosos torcedores.

Figueirense 2x1 Ceará

O Figueirense continua vivo em busca de uma vaga na Série A do ano que vem. Apesar de jogar sem vários titulares, dentre eles o destaque do time, o artilheiro Rafael Coelho, o time superou suas limitações e venceu o Ceará, a sensação de campeonato, por 2 a 1. De quebra, os catarinenses quebraram a série de cinco jogos sem perder dos cearenses. Mesmo com um campo molhado e a torcida fazendo pressão sobre o seu time, o Figueira conseguiu marcar com Schwenck, no fim do 1º tempo, e Fernandes, no início da segunda etapa, colocaram o Figueira com uma boa vantagem. Geraldo, o jogador que cadencia o time cearense, descontou. No fim do jogo, várias expulsões: Anderson e Boiadeiro pelo Ceará, e Régis pelo Figueirense. Diga-se de passagem, a expulsão de Régis por pouco não comprometeu a vitória dos catarinenses, já que ele cometeu pênalti em Rômulo, mas Geraldo bateu pra fora. O Figueira está em 7º com 36 pontos, quatro a menos que o Ceará, que está no limite dos times que se classificariam para a primeirona do ano que vem, em 4º lugar.

Vila Nova 3x2 Duque de Caxias

Na luta contra o rebaixamento, o Vila Nova venceu o Duque de Caxias por 3 a 2 em um jogo de baixo nível técnico e de público inexpressivo no Serra Dourada. Quem estava lá foi testemunha ocular de que Vila chegou a abrir 2 a 0, com o lendário Alex Dias e o lateral Dida, cobrando falta. Os cariocas se recuperaram no segundo tempo, empatando o jogo com Thiaguinho, e com o ex-centroavante do Botafogo Tony, cobrando pênalti. Nos últimos minutos, Edson Borges deu a vitória aos goianos, que agora estão na zona intermediária da tabela, em 11º com 29 pontos. O Duque está na sua “vaga cativa”, em 17º com os mesmos 24 pontos, na zona do rebaixamento.

Fortaleza 3x3 ABC

O duelo dos últimos colocados da Série B foi o jogo mais emocionante do sábado. As equipes não tinham condições de sair da zona do rebaixamento nessa rodada, mas precisavam da vitória para se aproximar ainda mais dos clubes que estavam (e que ainda estão) a sua frente. Quem começou com fome de jogo foi o Leão do Piçi, que logo marcou com Rogerinho. Selmir empatou para o ABC, mas em seguida, Marcelo Nicácio marcou um bonito gol de voleio, recolocando os cearenses na frente. No segundo tempo, os potiguares voltaram mais dispostos a buscar o placar, e viraram o jogo com Júnior Negão e Ricardinho. O ABC teve chances para liquidar o jogo, mas pecou nas finalizações e foi castigado nos acréscimos. Luiz Carlos marcou e estabilizou a vida do Fortaleza, que conseguiu, ao menos, não terminar a rodada na lanterna, que está justamente com os potiguares, com 22 pontos – o Fortaleza tem um ponto a mais.

América-RN 0x0 São Caetano

Em Natal, América e São Caetano destoaram dos outros times na rodada e protagonizaram um jogo sem emoção, e sem gols. Nenhum dos times fez por merecer a vitória. O único lance que chamou a atenção foi no fim do segundo tempo, quando o lateral Bruno Recife, do São Caetano, foi expulso. No mais, sono e tudo ficou como estava. São Caetano em quinto, com 37 pontos, e o América em 15º com 27 pontos, agora bem mais próximo da zona da degola. O Azulão encara o líder Vasco, e precisa vencer e torcer para que o Ceará perca em casa do Vila Nova, para alcançar o G-4.

Classificação:

1º Vasco – 46
2º Guarani – 43
3º Atlético/GO – 41
4º Ceará – 40

5º São Caetano – 37 (11 vitórias, saldo 14)
6º Portuguesa – 37 (11 vitórias, saldo 4)
7º Figueirense – 36
8º Ponte Preta – 35
9º Bragantino – 33
10º Bahia – 30
11º Vila Nova – 29 (8 vitórias)
12º Ipatinga – 29 (7 vitórias)
13º Paraná – 28
14º Brasiliense – 27 (9 vitórias)
15º América-RN – 27 (8 vitórias)
16º Juventude – 27 (7 vitórias)
17º Duque de Caxias – 24
18º Campinense – 23 (7 vitórias)
19º Fortaleza – 23 (6 vitórias)
20º ABC - 22

São Paulo vence e se aproxima dos lideres

Share |

Por Leonardo Martins


Na abertura da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo recebeu o Avaí no Morumbi querendo encostar nos lideres do Campeonato. Jogando para o gasto, o tricolor fez 2 a 0 e conseguiu seu objetivo.

O São Paulo entrou em campo com Borges e Marlos como titulares, os dois que foram fundamentais na virada sobre o Cruzeiro na última rodada. Já o Avaí, teve como destaque a volta de seu técnico Silas ao Morumbi, onde fez sucesso na década de 80.

Quem esperava um Avaí recuado na 1ª etapa, se enganou, Silas armou uma marcação pressão que dificultou as coisas para os paulistas, a equipe azul foi melhor na etapa inicial, mas tinha dificuldades de acertar as jogadas. A melhor jogada dos catarinenses foi aos 13 minutos com a tabela entre Leonardo e Muriqui que Rogério Ceni cortou antes da finalização.

O São Paulo encarecia de jogadas pelas pontas, o que facilitava a marcação catarinense. Dagoberto, homem mais lúcido do São Paulo na 1ª etapa estava longe de Borges, o seu companheiro de ataque. Por isto, as chances de gols foram nulas na 1ª etapa.

Se pelo chão não dava, o São Paulo voltou para a segunda etapa no seu melhor estilo, bola aérea. Aos 36 segundos, cruzamento de júnior César, Marlos tentou aproveitar, mas a bola acabou sobrando para Dagoberto girar e abrir o placar para o São Paulo, festa no Morumbi.

Mesmo com o gol, o Tricolor não descansou e continuou na pressão. Teve um gol mal anulado no cruzamento de Jorge Wagner. O Camisa 7 sempre com cruzamentos precisos assustava o gol de Eduardo Martini. Em outro cruzamento dele, Renato Silva aproveitou, mas o goleiro fez um milagre e mandou para escanteio.

O Avaí, pouco incisivo, só assustou quando Roberto tentou encobrir Rogério Ceni, mas acabou encobrindo a trave também. O técnico são-paulino trocou Marlos e Borges por Hugo e Washington. A dupla participou do segundo gol da equipe mandante. Lançamento de Júnior César, Washington raspou a bola e entregou a Dagoberto, que cruzou para Hugo completar de cabeça e fechar o marcador, aos 39.

O São Paulo encostou nos lideres Palmeiras e Inter e espera um tropeço deles amanhã para embolar o campeonato. A equipe tricolor faz jogo no ABC na próxima rodada, enfrenta o Santo André. Já o Avaí acumulou a 3ª derrota seguida e na próxima rodada, enfrenta o Barueri em casa.

Logo mais, os detalhes sobre a vitória do Flamengo, aqui no Esporte é Vida.