quinta-feira, 28 de abril de 2011

O Messias do futebol

Share |
Por Leonardo Martins

Uso este termo para aproveitar o nome do melhor jogador dos últimos 20 anos, que me perdoem os fãs de Zidane, Ronaldo e Romário. Mas o argentino do Barcelona, Messi, veio como um messias para encantar-nos. Ontem, ele deu mais uma prova de que pode superar as barreiras do futebol e se tornar o melhor de todos os tempos. O baixinho praticamente classificou o time catalão para a final da Liga dos Campeões ao marcar os dois gols da vitória sobre o arquirrival Real Madrid em plena casa merengue.

Era o terceiro jogo da série entre Real Madrid e Barcelona, os outros dois, um empate pela Liga Espanhola e a vitória do Real na Copa do Rei. E pela terceira vez, o técnico Mourinho do time merengue montou o time de forma defensiva para anular os ataques do Barça com 3 volantes. E até conseguiu, pois no primeiro tempo, o jogo foi truncado e com poucas chances de gol para ambas equipes.

O Protagonista do texto e do jogo tentava boas jogadas, mas era bem marcado por Pepe, o luso-brasileiro. Enquanto os merengues tentavam sair com Cristiano Ronaldo, porém, não conseguia sair da marcação catalã, então a chance era chutar de longe como fez o próprio português no chute defendido por Valdés. Casillas, goleiro do Real, também trabalhou no chute de Villa. No mais, o primeiro tempo foi mais briga do que bom futebol. Uma confusão no intervalo culminou na expulsão do goleiro reserva do time de Messi, Pinto.

No segundo tempo, o jogo continuou catimbado e violento, com maior posse de bola dos blaugranas, que chegou a 71% no segundo tempo. E foi assim até os 16 minutos quando Pepe foi expulso ao entrar duro no lateral Daniel Alves. Com um a mais e sem a mesma dificuldade de superar a marcação, Messi e o Barcelona começaram a dar show.

Pep Guardiola tirou o cansado Pedro e colocou Afellay e o holandês mudou o jogo ao lado de Messi. O melhor do mundo, mesmo baixinho, fez o primeiro gol aos 31. Afellay fez linda jogada pela direita e cruzou para o argentino que, como um centroavante, escorou para as redes. Era o inicio do show de Messi

Com o gol, o Real Madrid se abateu em campo e viu o Barcelona atacar em busca da ampliação do marcador. E faltava uma jogada de Messi mesmo, ela veio para finalizar o show. Aos 43, o melhor do mundo arrancou de quase o meio campo, passou por 4 jogadores madrilenhos e tocou na saída de Casillas, mais um golaço na carreira do argentino, artilheiro da competição com 11 gols em 11 jogos. O Barça está próximo de mais uma final de Liga dos Campeões, pois no jogo de volta na próxima semana, no Camp Nou, a equipe pode perder por um gol de diferença.

Voltando a exaltação ao argentino, Messi, com seu futebol objetivo e ao mesmo tempo belo, tem tudo para superar o compatriota Maradona e, tirando Pelé, ser o melhor jogador da história. OBRIGADO MESSIAS

- Manchester na boa para chegar a final

Na outra semifinal, assim como o Barcelona, o Manchester United fez 2 a 0 fora de casa e deu um passo enorme para chegar a final. O Manchester derrotou a surpresa da fase, o Schalke 04, na Alemanha. E era para ter sido mais se não fosse o goleiro Neuer que fechou o gol no primeiro tempo, mas no segundo não teve jeito e os ingleses fizeram dois gols com Giggs e Rooney. Os Diabos vermelhos podem até perder por um gol de diferença no jogo de volta, na Inglaterra, que chegará a final.