domingo, 20 de dezembro de 2009

Barça campeão mundial de clubes

Share |

Pir Leonardo Martins


O Barcelona conseguiu um feito jamais superado no mundo do Futebol, ganhou 6 títulos no ano de 2009. O sexto título dos catalães no ano foi o único que faltava na galeria do Barça, o Mundial de Clubes. A final foi disputada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, contra o Estudiantes da Argentina. Os hermanos saíram na frente, mas a melhor qualidade dos espanhóis falou mais alto e o título veio na prorrogação por 2 a 1.

O primeiro tempo foi muito abaixo do esperado em Abu Dhabi. O Barcelona entrou em campo com a mesma postura de sempre, priorizando o toque de bola e esperando para encaixar as jogadas de velocidade com Lionel Messi. Por outro lado, o Estudiantes foi n o melhor estilo sul-americano, usando a força para chegar ao ataque e mostrou que iria vender caro uma derrota na decisão.

Mesmo com posturas diferentes em campo, os times não conseguiam chegar ao ataque e assustar os goleiros, pois tanto Valdes, do Barça, quanto Albil, do Estudiantes, pouco trabalharam nos primeiros 20 minutos. A primeira boa chance de gol foi do time argentino, quando Verón dominou na entrada da área e chutou forte, mas mandou a bola à direita do gol espanhol.

O árbitro mexicano Benito Archundia fazia uma boa arbitragem, pelo menos até aos 31 minutos, quando deixou de marcar pênalti a favor do Barcelona. Keita chutou para frente, Messi tentou o toque de cabeça e deixou Xavi de frente para o goleiro. O espanhol driblou Albil e foi tocado pelo arqueiro, que deixou o gol no estilo Fábio Costa, com os pés levantados. Mesmo assim, o árbitro marcou jogada legal e nada marcou.

Vendo que a arbitragem estava contraria, o Barcelona ficou ainda mais nervoso em campo após Boselli abrir o placar para o Estudiantes, mesmo em posição irregular. Após cruzamento de Diaz, pelo lado esquerdo, a bola passou por Puyol, mas Boselli, impedido, se antecipou a Piqué para tocar de cabeça, no canto direito de Valdes, que ainda tocou na bola, mas não evitou o gol.


Na etapa final, o Barcelona voltou com mais velocidade, principalmente com a entrada do atacante Pedro na vaga do marcador Keita. Assim, o time espanhol ganhou em velocidade e obrigou o Estudiantes a ficar recuado no campo de defesa. Ainda assim, o gol de empate poderia ter saído logo aos dois minutos. Ibrahimovic recebeu de Messi pelo lado esquerdo da área e chutou cruzado, mandando a bola muito perto da trave esquerda.

O Estudiantes não deixava o campo defensivo e chamou o Barcelona para frente, ficando somente o atacante Boselli na altura do circulo central para tentar um contra-ataque. Mesmo assim o Barcelona não conseguia colocar a bola para dentro do gol e empatar o jogo. Aos 16, Ibrahimovic cruzou do lado esquerdo, a bola passou pelo goleiro Albil e Pedro passou por cima da bola, mesmo com o gol vazio. Aos 23, Pedro fez jogada pelo lado direito, driblou dois marcadores, mas o chute parou na defesa de Albil.

Se o time argentino estava recuado e jogando somente na defesa, o Barcelona, mesmo com todo o poder de ataque que dispõe não conseguiu chegar ao empate. Aos 28, após levantamento do lado direito, o zagueiro Piqué apareceu por trás da zaga, dominou e chutou forte para nova defesa de Albil. O Barcelona foi guerreiro e chegou ao empate aos 43. Pique ganhou pelo alto e Pedro, tocou de cabeça para encobrir o goleiro e levar a decisão para a prorrogação.

No desempate, o time espanhol voltou a campo pressionando e quase fez mais um gol logo no primeiro minuto. Após cruzamento do lado esquerdo, Pedro se atirou em direção a bola, mas não conseguiu desviar para o gol. Aos quatro, Messi cobrou falta da entrada da área e mandou a boa por cima do gol, acertando a rede. No minuto seguinte, Daniel Alves lançou Ibrahimovic, que não alcançou e deixou a bola ir pela linha de fundo. O primeiro tempo foi todo dominado pelo Barça. Aos 11, Touré serviu Ibrahimovic , que chutou de primeira do lado esquerdo da área e mandou por cima do gol de Albil.

Na etapa final, o Barcelona continuou melhor e chegou ao gol logo aos quatro minutos de jogo. Após cruzamento do lado direito Daniel Alves, o atacante Lionel Messi se atirou na bola e mandou a bola de peito para dentro das redes. Depois do gol, o time espanhol se segurou e evitou deixar espaços e esperou o tempo passar para ficar com o título inédito.

O terceiro lugar ficou com o Pohang Steelers, da Coréia do Sul, que venceu o Atlante do México nos pênaltis após o empate em um gol.