sábado, 31 de outubro de 2009

São Paulo vence e dorme na liderança

Share |

Por Leonardo Martins


Na abertura da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, com grande público no Morumbi, o São Paulo recebeu o Barueri de olho na liderança provisória do Campeonato, assim como na quarta-feira. O mesmo futebol pragmático e o mesmo resultado da última rodada aconteceram, vitória do tricolor por 1 a 0 e liderança até amanhã.


Sem Richarlyson, machucado, Jean foi para o meio campo no São Paulo e Jorge Wagner formou a dupla de volantes. Adrian González perdeu a posição para Zé Luis. Já do lado do Baruba, os envolvidos na polêmica da “Mala-Branca”, René e Val Baiano, foram afastados, em seus lugares entraram, respectivamente, Márcio e William José.


Querendo estragar mais uma vez a festa de um dos líderes, o time da Grande SP começou indo ao ataque. Aos três, André Luis exigiu um milagre de Rogério Ceni. Mas a resposta do Anfitrião foi fatal. Aos quatro, Hernanes cobrou falta e bateu na zaga, a bola acabou sobrando limpa para Jorge Wagner completar. 1 a 0 e festa no Morumbi.


Era tudo que o São Paulo queria, um gol no inicio que lhe daria a tranqüilidade e ela veio. O Tricolor colocou a bola no chão e criou algumas boas chances. Aos 11, Washington desceu pela direita e cruzou, mas a bola foi bem interceptada por Márcio. Aos 21, o mesmo Washington recebeu de Hernanes e chutou em cima do goleiro do Barueri, perdendo boa chance de ampliar.


O Barueri foi gostando aos poucos do jogo e se aproveitou da extrema tranqüilidade são-paulina no jogo para atacar. Aos 31, João Vitor surpreendeu a meta tricolor com um chute de longe, mas Rogério Ceni voltou a trabalhar e salvou o gol de empate. Aos 36, Ceni voltou a ser exigido em um chute de longe de Márcio Careca. No fim do 1º tempo, William José cabeceou por cima e Dagoberto parou em Márcio.


No segundo tempo, o Barueri voltou com uma alteração ofensiva. Otacílio Neto entrou no lugar de Bruno Ribeiro. Mas quem voltou melhor foi o Tricolor. Aos dois, Adrian Gonzalez cruzou, mas Márcio salvou antes que a bola chegasse em Washington. Em seguida, Dagoberto fez fila e chutou na trave, seria um belo gol.


No Baruba, a força para empatar era tão grande que Otacílio Neto chutou a bola no rosto de Renato Silva, que nocauteou o zagueiro parcialmente. Dois minutos antes, os dois haviam disputado lance polemico em que o zagueiro derrubou o atacante na área, o juiz não marcou a penalidade.


A partida perdeu em emoção, as marcações ganhavam dos ataques, o Barueri tentava o empate e o São Paulo ampliar o marcador. Hernanes saiu cansado e deu lugar a Arouca, mas pouco acrescentou. Emoção mesmo só aos 43, quando Borges, que havia entrado no lugar de Washington, recebeu de Dagoberto e chutou para a ótima defesa de Màrcio. A esta altura, o São Paulo já comemorava a volta à liderança, mesmo que de maneira provisória.


Para que a liderança vire permanente, o São Paulo tem que torcer para uma vitória do Corinthians no clássico contra o Palmeiras em Presidente Prudente, neste domingo. O tricolor volta a campo na quarta-feira quando enfrenta o Grêmio no sul. O Barueri recebe a outra equipe gaúcha, o Inter, no outro fim de semana.


- Curtinha


Em Florianópolis, o Avaí derrotou o Atlético-PR por 2 a 0 e deu um bom passo rumo a Sul-Americana. No primeiro tempo, Rogelio fez aproveitando cruzamento da esquerda. Mas a pintura do jogo foi o segundo dos catarinenses, na etapa final. Luis Ricardo cruzou e William emendou uma linda bicicleta, um golaço pra fechar o jogo na Ressacada.