segunda-feira, 14 de julho de 2014

Alemanha é Tetra no Maraca

Share |


A Copa das Copas acabou com um belo espetáculo no Maior Palco do futebol brasileiro, o Maracanã. Mais de 74 mil pessoas no estádio e bilhões de pessoas no mundo acompanharam um grande jogo, uma final com todos os ingredientes de um jogo de futebol. A Alemanha, de fato, o melhor time da Copa, ganhou de uma heroica Argentina. O gol de Gotze, aos 8 minutos do segundo tempo da prorrogação, fez a alegria do povo alemão com o Tetracampeonato Mundial.

A final começou com um pequeno show de encerramento reunindo cantores como Ivete Sangalo, Alexandre Pires, Shakira e Santana, depois Carles Puyol, campeão em 2010, e a modelo Gisele Bundchen apresentaram o troféu mais cobiçado do mundo para o público.

No aquecimento, Khedira sentiu contusão e deu lugar a Kramer. Do lado argentino,  Di Maria não conseguiu se recuperar e Enzo Perez continuou como titular.

Como toda final, as duas equipes começaram o jogo cautelosas, estudando o adversário, mas querendo jogar. Os dois times apresentaram um certo nervosismo, normal em se tratar de um jogo com uma grandeza inigualável. A Argentina começou atacando mais, mas Higuain perdeu um gol feito ao receber presente de Kroos e chutar para fora.

O substituto de Khedira, Kramer, se chocou com Zabaleta e teve que sair, em seu lugar entrou Schurrle. A Alemanha, aos poucos, foi fazendo seu jogo característico de posse de bola e objetividade. Aos 43, Kroos cobrou escanteio e Howedes acertou a trave no melhor lance de gol da etapa desperdiçados.

No segundo tempo, os sul-americanos chegaram com Messi que invadiu a área e chutou com perigo, o capitão Hermano tentava dar aquelas arrancadas, mas eram bem combatidos pela eficiente defesa alemã. Se Messi tentava de um lado, Schurrle respondia do outro como no chute em que Romero fez ótima defesa.

A medida que o tempo ia passando, o jogo ficara nervoso tanto dentro de campo como nas arquibancadas do Maracanã.  Kroos ainda errou uma boa chance ao chutar de longe, mas as duas equipes não conseguiram criar boas chances nem mesmo com as entradas de Gotze, do lado germânico, e Aguero e Gago, no lado albiceleste. E, pela terceira vez seguida, uma final de Copa foi para a prorrogação.

No tempo extra, o jogo se tornou tenso com pouquíssimas chances e muita emoção no jogo. Nos primeiros quinze minutos, Palácio desperdiçou a chance do gol do título ao querer encobrir Neuer e a bola ir para fora.

A chance desperdiçada era um prenuncio de castigo para os argentinos, pois aos oito minutos da segunda etapa da prorrogação veio o gol do título. Schurrle fez jogada e passou para Mario Gotze tocar na saída de Romero, era o gol do tetra alemão na Copa no Brasil e gol do alívio dos brasileiros  que  não gostariam de ver  a Argentina levantando o caneco em terras brasileiras.

A vitória da equipe europeia coroou o belíssimo trabalho realizado nesta Copa, onde conseguiu ótimos resultados e o bom futebol apresentado em todos os jogos do mundial. O título alemão foi  um dos títulos mais justos da história das Copas.

Amanhã, no Blog, um texto especial deste que vos escreve com as minhas impressões sobre o mundial.