quinta-feira, 11 de junho de 2009

Brasil vira encima do Paraguai e se distancia na liderança das Eliminatórias

Share |

Por Fernando Murilo


Aviso desde já para todos que acompanharem este texto que serei totalmente parcial, frio e calculista em relação a todas as características do jogo que envolveu a equipe brasileira, o propalado escrete canarinho, com a seleção do Paraguai. Isso porque, como torcedor fanático e apaixonado pelo futebol, estive entre os poucos mais de 57 mil torcedores presentes ao estádio do Arruda, o Colosso para prestigiar esta partida.

A torcida vibrou do começo ao fim, foi mesmo sob a ameaça de chuvas que ora cercaram todo um dia semi-nublado como foi o 10 de Junho de 2009. Espetáculo maravilhoso feito pela torcida, que no começo usou de divergências entre equipes locais para se unir ao grito da seleção. Quando as equipes foram ao aquecimento nos gramados, a torcida aplaudiu incessantemente, por 3 minutos, exprimindo toda a saudade que o torcedor pernambucano sentia de um jogo da seleção brasileira.

Com a propalada escalação, ficava claro que o esquema utilizado na vitória contra o Uruguai seria mantido: com 3 volantes, Felipe Melo, Gilberto Silva e Elano, a seleção comandada pelo técnico Dunga mantinha o forte esquema de marcação e liberava os 3 membros da frente (Kaká, Robinho e Nilmar).

Mas nem tudo era festa, e o time paraguaio não era bobo. Possui jogadores de grande qualidade futebolística, liderados por um marrentinho chamado Cabañas.

Quando a seleção entrou, um frenesi tomou conta do estádio, e os aplausos, que em outros momentos eram direcionados para cânticos e para os profissionais da polícia local, voltaram sua atenção para o iluminado escrete. Era muita estrela adentrando o tapete que se encontrava o Arruda. Nem com as pancadas de chuva foram formados as chamadas poças d’água. Além das palmas, um incessante jogo de fogos de artifício que durou 10 minutos também encobriu o céu da nublada noite, anunciando que ali aconteceria um espetáculo deste esporte chamado futebol. E que espetáculo!

O hino foi um capítulo a parte. Nunca um torcedor como eu cantei um hino com tanta alegria e esperança, e fui acompanhado por cerca de 56 mil vozes que entoavam seu orgulho por viver numa terra garrida, e que por ela valeria adorar até a morte (até me emociono de lembrar).

Quando a bola rolou, o Brasil mostrava muita vontade, como que para retribuir todo o carinho e atenção do público, porém com ressalvas de falhas. Robinho, muito aplaudido e festejado, recebeu duas bolas em condições de finalizar, mas se levantasse a cabeça veria Nilmar, que substituira o Luís Fabiano suspenso no jogo anterior, entrou livre, podendo receber o passe que não aconteceu. O afobamento era visível, não que seja um aspecto negativo: era mais a característica de um time que queria decidir, mas que tentava mais na vontade que na técnica.

A cada simples toque do time paraguaio, o time sofria uma chuva de vaias, e a partir disso se via a grande característica que esse jogo seria: as roubadas de bola pelo meio-campo. A equipe paraguaia congestionou o meio, marcando de forma intensiva Kaká e Elano, além de impedir bem as investidas dos laterais Kleber e Daniel Alves. Este último era o que mais tentava investidas, com toques rápidos pelo meio procurando Nilmar, Kaká e Robinho, mas sem muita produtividade pelo forte esquema imposto pelo time paraguaio. Do outro lado, Felipe Melo e Gilberto Silva, em especial o primeiro, estavam muito bem nos desarmes, deixando este pobre torcedor abobalhado pela qualidade de marcação que o meio-campo brasileiro demonstrava. Realmente ponto para Dunga, que trouxe este rodado jogador e que hoje é um dos mais regulares da seleção.

Aos poucos o time paraguaio começava a passar mais tempo com a bola, e numa falta boba feita por Gilberto Silva, Cabañas bateu com um torpedo. Elano tentou desviar para evitar que a bola fosse para o gol, e tirou Júlio César totalmente de tempo: 1 a 0 Paraguai.

O time do técnico Dunga não merecia, e os torcedores foram essenciais para este momento. Começamos, em uníssono, a aplaudir e gritar o orgulho de ser deste maravilhoso país, buscando transmitir força ao invés de incertezas e preocupações, que infelizmente passavam por nossa cabeça naquele momento. “Nós não podíamos perder”, penso eu “pois estou usando o meu tênis da sorte”, completava em minha cabeça.

A seleção absorveu bem o impacto do gol, mantendo o ritmo ofensivo que estava impondo, porém mais nervosa e com menos aplicação tática, deixando brechas para os lançamentos nas costas dos zagueiros. Em uma dessas oportunidades, o Juan bateu cabeça com Lúcio, e o zagueirão que atua no futebol alemão teve que dar um carrinho para fora. O time precisava de um impulso de reação para acordar e ir com mais objetividade, arriscar mais a jogadas ofensivas que aconteciam, mas sem algum drible ou jogada mais plástica. E o lance veio com uma arrancada do capitão Lúcio. Que vigor de garoto o sério zagueiro apresentou, arrancando da defesa com a bola e tentando a tabelinha com Nilmar. A devolução não foi a contento, mas foi aí que o time acordou. Começou a tocar com mais objetividade, chamar mais o jogo para os meias e centro-avantes. Elano, infelizmente apagado em campo, não rendia o esperado, deixando a marcação inteira encima do Kaká, que pouco podia produzir, já que sua característica de jogo necessita de mais espaço para suas arrancadas espetaculares. Mas foi numa jogada de passes curtos que a seleção, enfim, iguala o marcador.

Em uma troca de passes entre Kaká, Elano e Daniel Alves, o último recebeu e meteu uma bola milimétrica na entrada da pequena área do lado oposto para Robinho, e este recebeu e chutou quase que sem ângulo para igualar o marcador: 1 a 1 Brasil!

Neste momento os gritos de apoio surgiram de forma mais veemente, e a seleção, que só havia perdido no Arruda uma vez em 1934 para o Santa Cruz em partida amistosa, ganhava mais confiança em seu jogo. Em um lance, porém, o frio voltou a barriga dos torcedores brasileiros. Felipe Melo errou a distribuição da jogada, e a bola sobrou livre para Cabañas, que tocou para trás e partiu em velocidade para receber na frente, porém não recebeu e sim o segundo atacante paraguaio rematou direto ao gol uma bola perigosa. “Pense num baixinho pançudo pra jogar bola!”, disse um transeunte espectador que assistia o jogo a meu lado. Eu apenas balançava a cabeça afirmativamente e vaiava a finalização. E assim esse foi o último registro válido do primeiro tempo.

Com o início da segunda etapa, os técnicos mantiveram suas equipes com a mesma postura que terminaram a primeira parte da partida. E talvez esse tenha sido o erro da equipe paraguaia. A seleção, no mesmo ritmo que vinha pressionando, voltou abafando todas as jogadas, e dominando as roubadas de bola do meio. Com a inocuidade de apoio do lateral Kleber, mas com regularidade na marcação, a bola sobrava sempre para Daniel Alves tentar suas investidas pelo outro lado. Percebendo isso, Dunga pôs Kaká para atuar naquele setor, já que Elano estava bem apagado. Kaká por sinal voltou bem melhor no segundo tempo, jogando com mais espaço. E enfim, aconteceu a sonhada virada. Em uma bola bem trabalhada pelo meio, Felipe Melo fez um lançamento por cima da defesa para Nilmar, que tentou de peito para Robinho. A bola bateu na defesa paraguaia q voltou para Nilmar, que dominou e com o biquinho da chuteira, já quase caindo e sofrendo carga do goleiro e de um dos zagueiros, finalizou com a bola entrando devagarzinho no gol Paraguai: 2 a 1 Brasil!!!

A partir daí, a festa tomou conta das arquibancadas. Nunca um gol surtiu um efeito tão positivo para um jogo. A seleção começou a ter mais espaço, e com espaço surgem as arrancadas do maestro Kaká. Em duas oportunidades, o fôlego do novo contratado pelo Real Madrid foi posto à prova, e ele correspondeu nas duas oportunidades. Em uma delas, foi espetacular ver ele correndo quase que o campo todo, saindo da grande área brasileira até ser cargueado faltosamente pelo zagueiro paraguaio, que merecia ser expulso, já que passando por ele o jogador brasileiro estaria cara a cara com o goleiro. Uma aula no meio-campo brasileiro: isso era o que se via na distribuição das jogadas, organizadas por Gilberto Silva e Felipe Melo. Em várias oportunidades o time brasileiro passava incontáveis minutos com a bola no pé buscando a melhor oportunidade de arriscar. Porém o time paraguaio possuía fortes investidas pelo lado direito, onde Elano não rendia o suficiente. E em uma destas, o meia que acabara de entrar chutou cruzado, e Cabañas teria marcado se fosse 20 centímetros mais alto.

Elano saiu apagadíssimo, dando lugar a um Ramires cheio de vigor, que logo deu uma entrada perigosa no meia paraguaio, recebendo cartão amarelo logo de cara. A cada arrancada de Kaká, o furor tomava conta das torcedoras apaixonadas, com gritos alucinantes que beiravam o desespero aos ouvidos deste pobre colunista. Em uma delas, Robinho desperdiçou uma chance de ouro, com uma finalização tosca por cima do gol. Além de perder o gol, sofreu várias reclamações de Kaká, que passou livre e não recebeu.

Próximo aos 30 minutos, outro grito das auspiciosas torcedoras. Sai Nilmar e entra Alexandre Pato, para o delírio do estádio. O jovem jogador, porém perdeu duas chances de ouro. Uma na arrancada do espetacular Lúcio, na qual ele driblou o zagueiro e cruzou na medida para o jovem centro-avante rossoneri cabecear para fora.

Em outra oportunidade, em mais uma arrancada espetacular de Kaká, Pato recebeu só, ajeito para a perna direita e arrematou para fora. “Ah, se o Luís Fabiano estivesse em campo!”, disse mais uma vez o transeunte torcedor.

E assim o jogo seguiu até o seu final, com o Brasil arriscando nas arrancadas de Kaká e o Paraguai tentando o empate no abafa, mas sem qualidade alguma. A torcida recebeu o carinho dos jogadores em uma noite que ficamos de alma lavada. O técnico Dunga, muito criticado pelos torcedores, sai para a Copa das Confederações com apenas uma derrota nas Eliminatórias, o melhor ataque e a melhor defesa, dando uma clara impressão que a equipe parte para mais um título. É aguardar para ver.

Quanto a mim, voltei a pé, e nos 40 minutos que passaram para a chegada da minha casa andava imaginando que o espetáculo que havia presenciado havia, mais uma vez, ficado para a história nos anais do futebol.

Outros jogos

Equador 2x0 Argentina
Ayoví e Palácios

Colômbia 1x0 Peru
Falcão Garcia

Chile 4x0 Bolívia
Beausejour, Estrada e Sanchez(2)

Venezuela 2x2 Uruguai
Maldonado e Rey; Suarez e Forlán

Classificação após 14 rodadas

1º Brasil – 27pts
2º Chile – 26pts
3º Paraguai – 24pts
4º Argentina – 22pts
5º Equador – 20pts
6º Uruguai – 18pts
7º Colômbia – 17pts (-4SG)
8º Venezuela – 17pts (-7SG)
9º Bolívia – 12pts
10º Peru – 7pts

Próxima rodada – 5 e 6/09

Argentina x Brasil
Chile x Venezuela
Peru x Uruguai
Paraguai x Bolívia
Colômbia x Equador

Convocação da Sub-20

Share |
Por Matheus Mandy

A seleção brasileira sub-20 foi convocada para um torneio amistoso em Cuiabá, na próxima semana. O torneio servirá de preparação para o Mundial Sub-20 disputado no Egito, em julho.

Goleiros
Rafael(Cruzeiro)
Saulo(Sport)

Zagueiros
Tolói(Goiás)
Renato(Corinthians)
Mário Fernandes(Grêmio)

Laterais
Raul(Atlético/PR)
Fágner(Vasco)
Diogo(São Paulo)
Bertucci(Corinthians)

Volantes
Boquita(Corinthians)
Wellington(São Paulo)
Wellington Junior(Botafogo)

Meias
Erick Flores(Flamengo)
Alex Teixeira(Vasco)
Tinga(Ponte Preta)

Atacantes
Ciro(Sport)
Allan Kardec(Vasco)
Eric(São Paulo)


Alguns jogadores que devem estar no mundial acabaram ficando de fora como os goleiros Renan e Renan Santos de Atlético-MG e Botafogo, o meia Filipe do Benfica e os santistas Neymar e Ganso