sábado, 13 de junho de 2009

Equipe argentina Petroleros é campeã do Sulamericano de hóquei

Share |
Especial por Estevam Faria



Foi realizado neste sábado (13) na quadra do Clube Português do Recife as finais do Sulamericano de hóquei sobre patins. O torneio contou com as presenças dos brasileiros Clube Português, Sport e Náutico, que figuraram entre as últimas posições. A final foi realizada entre dois argentinos de regiões rivais no hóquei: Petroleros da província de Mendoza e Concepción de San Juan. Os “mendozinos” levaram a melhor e sagraram-se campeões do torneio, derrubando os atuais campeões sulamericanos.

A primeira partida da tarde valia a 5ª posição. Num jogo que parecia fácil, a equipe do Sport subestimou a força do Clube Português e permitiu a virada na prorrogação. O Sport iniciou o jogo arrasador, chegando a impor o placar de 3 a 0, mas permitiu a reação do português, que encostou no placar, diminuindo para 3 a 2. Faltando 4 minutos para acabar a partida, o Sport já tinha a vantagem de 4 a 2, quando foi surpreendido com o empate do Português, incendiando a torcida presente. Os gols do Sport foram marcados por Bruno e Jackson, duas vezes cada. Já para o Português, Bananinha, Graco duas vezes e Mauricinho marcaram. Na prorrogação, com o gol de ouro, Guiga colocou o Clube Português na 5ª colocação do torneio.
Na 2ª partida do dia, esta valendo o 3º lugar, os chilenos da Universidad del Chile entraram em quadra para enfrentar os argentinos do Andes Talleres. Das 3 partidas, foi a menos emocionante, com vitória fácil dos Andes Talleres por 3 a 1.

Na tão esperada final, duelo de argentinos. A equipe Concepción, da província de San Juan, esperava repetir o feito do último Sulamericano, quando sagrou-se campeã. Pela frente, os Petroleros de Mendoza. A primeira etapa da partida terminou em 0 a 0, com os dois times cautelosos em quadra. Logo no início do segundo tempo, Fabian Fuentes abriu o placar para o Concepción. Em desvantagem, os Petroleros foram para o ataque e o empate só aconteceu quando faltavam 8 minutos para o fim do jogo. Lucas Martínez marcou o gol e trouxe mais emoção para o jogo. Desta forma, os “mendozinos” passaram a gostar da partida e logo viraram o placar com um gol de Matias Baielli. Faltando 1 minuto para o fim, Luis Forto marcou o terceiro dos Petroleros e decretou a vitória e o título do Sulamericano, inédito para a equipe, que comemorou bastante.
Para os brasileiros, resta pegar os bons exemplos que os nossos “hermanos” deixaram em vários aspectos, como estrutura e organização, por exemplo. O treinador Maurício Duque, 5º lugar com o Clube Português, acredita na mudança. “Precisamos de uma ‘reengenharia’, ou seja, colher os bons frutos e apagar as coisas ruins. Em comparação com os argentinos, falta mais estrutura, mais jogos”, destacou.

Bota vence o Santos e conquista primeira vitória

Share |


Por Matheus Mandy

Em jogo realizado no Engenhão, o Botafogo conquistou a primeira vitória no Brasileirão com autoridade, ao derrotar o Santos por 2 a 0, com gols de Batista e Laio. Com o resultado, o time carioca está momentaneamente fora da zona de rebaixamento.

A partida começou com o Botafogo indo para cima desde o início encurralando o Santos no campo defensivo. A primeira boa oportunidade veio com Victor Simões, que recebeu da entrada da área e chutou com força a bola, que passou perto do gol de Fábio Costa. O Botafogo continuou indo para cima e Tony quase abriu o placar, após cruzamento de Batista, mas o jogador botafoguense chegou atrasado e não tocou na bola.

O primeiro tempo era todo do Botafogo, tanto que a primeira chance santista foi aos 40 do segundo tempo, após Roberto Brum chutar e a bola desviar na defesa indo para escanteio. O Botafogo poderia ter chegado ao gol na primeira etapa, Fahel tocou por cobertura e Fabiano Eller tirou a bola em cima da linha.


O segundo tempo começou diferente do primeiro, com o Santos comandando as ações, após cruzamento de Mádson, o atacante Kléber Pereira cabeceou e Renan defendeu sem problemas. A partir daí, só deu Botafogo no jogo, mas o time carioca sempre pecava na hora da conclusão. Antes do primeiro gol do jogo, Lúcio Flávio bateu a Fábio Costa mandou para fora, na cobrança do lateral o Botafogo ficou tocando a bola, de Laio para Thiaguinho e de Thiaguinho para Batista chutar e contar com um desvio na zaga para inaugurar o marcador para o Botafogo. O jovem Laio que entrou no lugar de Tony também fez o seu gol, após lançamento de Emerson, a revelação botafoguense driblou Fábio Costa e tocou para as redes definindo o placar.



O Botafogo volta a campo no próximo domingo contra o Vitória, em Salvador, já o Santos recebe o Atlético-MG.

Em jogo fraco, Bugre e Vasco ficam no zero

Share |

Por Matheus Mandy


Em jogo realizado nesse sábado, Guarani e Vasco empataram em 0 a 0, no estádio Brinco de Ouro da Princesa. Com o resultado, o time campineiro perdeu os 100% de aproveitamento, e o Vasco continuou na quarta posição.

A partida ficou marcada pelo excessivo número de passes errados de ambas as equipes, no entanto, o lance de maior importância do primeiro tempo, Nilton chutou de longe, a bola quicou e obrigou Douglas a fazer uma grande defesa e mandar a bola para escanteio. Ainda no primeiro tempo, Ricardo Xavier chutou da entrada da área e mandou a bola para fora. Antes do final da etapa inicial, o meia Carlos Alberto já tinha cartão amarelo e simulou uma agressão, na queda derrubou Cléber Goiano e o juiz marcou falta e expulsou o vascaíno que interrompeu o contra-ataque. Antes da expulsão, Edgar conseguiu perder duas chances de gol por não conseguir dominar a bola.

Na segunda etapa, o Vasco se preocupou só em se defender e fazia de tudo, já o Guarani esbarrava na defesa vascaína e na muralha Fernando Prass. Em outra oportunidade, Nei Paraíba tocou de cabeça e quase abriu o placar. Com o desenrolar do segundo tempo, o Vasco começou a criar oportunidades, em uma delas, Jéferson saiu na cara de Douglas e tentou tocar por cobertura e perdeu a chance de fazer o gol. No fim, Nilton chutou de fora de área e graças a Douglas, o empate continuou até o fim. Vasco e Guarani voltam a campo em clássicos: O Vasco enfrenta o Duque de Caxias e o Bugre fará o clássico campineiro contra a Ponte Preta.
Outros jogos

Ipatinga 0x3 Portuguesa
Fellype Gabriel(2) e Kempes

Brasiliense 3x0 Bahia
Fábio Júnior, Iranildo e Didão

Paraná 3x3 Ceará
Alex Afonso, Adoniram e Wellington Silva; Wellington Amorim(2) e Preto

Fortaleza 3x2 Juventude
Marcelo Nicácio, Luis Carlos e Cleisson; Jandson(2)

São Caetano 0x2 Ponte Preta
Márcio Mixirica e Danilo Neco

Atlético-GO 3x2 Figueirense
Pituca, Juninho e Anailson; Schwenk e Roger

Duque de Caxias 4x1 América-RN
Edivaldo(4); Fábio Neves

ABC 1x0 Vila Nova
Fábio Saci

Bragantino 3x2 Campinense
Léo Jaime e Bill(2); Henrique e Giuliano

Classificação após 6 rodadas

1° Guarani – 16pts
2º Brasiliense – 12pts
3° Ponte Preta – 11pts (6SG)
4º Vasco – 11pts (4SG)
5° Portuguesa – 11pts (2SG)
6° Duque de Caxias e Ipatinga – 10pts (3SG e 12GM)
8° Bahia – 10pts (3SG e 8GM)
9° Bragantino – 10pts (2SG)
10° Atlético-GO – 10pts (0SG)
11° Vila Nova – 10pts (-2SG)
12° América-RN – 9pts
13° Paraná – 8pts
14° Figueirense – 7pts
15° ABC – 6pts
16° Fortaleza – 4pts (-4SG e 10GM)
17° Juventude – 4pts (-4SG e 8GM)
18° São Caetano – 4pts (-5SG)
19° Campinense – 3pts (1V)
20° Ceará – 3pts (0V)