sábado, 13 de junho de 2009

Equipe argentina Petroleros é campeã do Sulamericano de hóquei

Share |
Especial por Estevam Faria



Foi realizado neste sábado (13) na quadra do Clube Português do Recife as finais do Sulamericano de hóquei sobre patins. O torneio contou com as presenças dos brasileiros Clube Português, Sport e Náutico, que figuraram entre as últimas posições. A final foi realizada entre dois argentinos de regiões rivais no hóquei: Petroleros da província de Mendoza e Concepción de San Juan. Os “mendozinos” levaram a melhor e sagraram-se campeões do torneio, derrubando os atuais campeões sulamericanos.

A primeira partida da tarde valia a 5ª posição. Num jogo que parecia fácil, a equipe do Sport subestimou a força do Clube Português e permitiu a virada na prorrogação. O Sport iniciou o jogo arrasador, chegando a impor o placar de 3 a 0, mas permitiu a reação do português, que encostou no placar, diminuindo para 3 a 2. Faltando 4 minutos para acabar a partida, o Sport já tinha a vantagem de 4 a 2, quando foi surpreendido com o empate do Português, incendiando a torcida presente. Os gols do Sport foram marcados por Bruno e Jackson, duas vezes cada. Já para o Português, Bananinha, Graco duas vezes e Mauricinho marcaram. Na prorrogação, com o gol de ouro, Guiga colocou o Clube Português na 5ª colocação do torneio.
Na 2ª partida do dia, esta valendo o 3º lugar, os chilenos da Universidad del Chile entraram em quadra para enfrentar os argentinos do Andes Talleres. Das 3 partidas, foi a menos emocionante, com vitória fácil dos Andes Talleres por 3 a 1.

Na tão esperada final, duelo de argentinos. A equipe Concepción, da província de San Juan, esperava repetir o feito do último Sulamericano, quando sagrou-se campeã. Pela frente, os Petroleros de Mendoza. A primeira etapa da partida terminou em 0 a 0, com os dois times cautelosos em quadra. Logo no início do segundo tempo, Fabian Fuentes abriu o placar para o Concepción. Em desvantagem, os Petroleros foram para o ataque e o empate só aconteceu quando faltavam 8 minutos para o fim do jogo. Lucas Martínez marcou o gol e trouxe mais emoção para o jogo. Desta forma, os “mendozinos” passaram a gostar da partida e logo viraram o placar com um gol de Matias Baielli. Faltando 1 minuto para o fim, Luis Forto marcou o terceiro dos Petroleros e decretou a vitória e o título do Sulamericano, inédito para a equipe, que comemorou bastante.
Para os brasileiros, resta pegar os bons exemplos que os nossos “hermanos” deixaram em vários aspectos, como estrutura e organização, por exemplo. O treinador Maurício Duque, 5º lugar com o Clube Português, acredita na mudança. “Precisamos de uma ‘reengenharia’, ou seja, colher os bons frutos e apagar as coisas ruins. Em comparação com os argentinos, falta mais estrutura, mais jogos”, destacou.

Nenhum comentário: