sexta-feira, 1 de maio de 2009

Oitavas-de-Final da Copa do Brasil

Share |

Por Gabriel Seixas

Os jogos de ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil foram marcados por muitos gols e algumas surpresas. Alguns times encaminharam bem a classificação, como Coritiba e Internacional, enquanto outros se complicaram em jogos teoricamente fáceis, como os rivais Flamengo e Vasco – ambos em casa. Confira um balanço sobre os oito jogos que agitaram o meio de semana no futebol brasileiro:

Americano 0x0 Ponte Preta

Em Campos, o bom time do Americano exerceu uma supremacia sobre a Ponte, mas esbarrou na grande atuação do goleiro Aranha. Ambos os times precisam de uma vitória simples no jogo da volta, no Moisés Lucarelli. Empate com gols dá a vaga ao Americano.

CSA 0x4 Coritiba

Carrasco do Santos na Copa do Brasil, o CSA não foi páreo para o Coritiba, mesmo jogando em casa. O destaque do jogo foi Marcelinho Paraíba, com dois gols e uma assistência. Completaram o placar o lateral Márcio Gabriel e o meia Carlinhos Paraíba. Só um improvável 5x0 no Couto Pereira classifica o time alagoano, virtualmente eliminado.

Vitória 3x0 Atlético-MG

Vivendo fases extremamente distintas, o Vitória, próximo de se consagrar campeão baiano, derrotou o Atlético, que vinha de uma esmagadora derrota por 5x0 para o arqui-rival Cruzeiro. O zagueiro Vitor Ramos abriu a contagem, marcando seu primeiro gol como profissional. Neto Baiano, artilheiro do campeonato regional, fechou o placar com mais dois gols. Além do resultado, outra nota baixa para o Galo foi a contusão de Diego Tardelli, que atuou pequena parte do jogo.

Náutico 0x3 Internacional

Dono do time mais envolvente do futebol brasileiro, o Internacional fez mais uma vítima. Dessa vez foi o Náutico, que mesmo jogando em casa, não segurou o ímpeto do Colorado. No primeiro tempo, Nilmar aproveitou assistência de Taison e abriu o placar. Na etapa final, Taison venceu Gilmar, do Timbu, no duelo dos artilheiros do Brasil. O garoto do Inter fez boa jogada e marcou o segundo. O terceiro do Colorado foi uma pintura: D’Alessandro prendeu a bola na linha de fundo pela direita, entortou o zagueiro, passou por ele e serviu Marcelo Cordeiro, na área, que só teve o trabalho de empurrar pras redes.

Flamengo 0x0 Fortaleza

Cumprindo suspensão imposta pelo tribunal, o Flamengo mandou o jogo contra o Fortaleza no Raulino de Oliveira. Sem três titulares (Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Zé Roberto), o rubro-negro teve inúmeras chances, mas não saiu do zero contra o time cearense. Agora, ambos os times focam nas decisões estaduais: O Fla contra o Botafogo, e o Fortaleza contra o Ceará, no clássico rei.

Atlético-PR 3x2 Corinthians

A classificação do Atlético estava bem encaminhada, até os 41 minutos do segundo tempo. Vencendo por 3x0, o Furacão relaxou e permitiu a reação do Corinthians, que agora precisa de uma vitória simples para avançar as quartas-de-final. Wallyson, aproveitando assistência de Rafael Moura (ex-Corinthians), abriu o placar. O mesmo Rafael Moura aumentou a vantagem, de cabeça, enquanto o zagueiro Chico, no início da etapa complementar, fez o placar virar goleada. Quando o jogo parecia definido, aos 41 minutos, Cristian, ex-Atlético, cobrou falta e diminuiu a vantagem rubro-negra. No finzinho do jogo, Dentinho aproveitou bate rebate na área e minimizou o desespero alvinegro. Ah, e Ronaldo foi substituído no intervalo. No momento do jogo, era suspeito de uma fratura na costela; depois, nada constatado e ele deve jogar a finalíssima do Paulistão.

Vasco 1x1 Icasa

Voltando a jogar depois de muito tempo apenas treinando, e com vários desfalques, o Vasco recebeu o Icasa e se complicou na Copa do Brasil. Isto porque o time apenas empatou, e agora um empate sem gols na volta classifica o Icasa. O lance bizarro do jogo aconteceu no gol do Vasco: Ramon cobrou escanteio pela esquerda, Gian desviou, e a bola sobrou para Pimpão na direita. Ele bateu cruzado, a bola bateu na canela de Esquerdinha, e na ânsia de cortar a bola que ia em direção ao gol, o goleiro Ari fez de carrinho, um gol contra. Porém, o inusitado lance foi compensado com o gol de empate através de Marciano, aproveitando bela assistência de Leozinho, que puxou um contra-ataque fulminante.

Goiás 2x2 Fluminense

O jogo mais agitado da rodada da Copa do Brasil, sem dúvida, aconteceu no Serra Dourada. 4 gols, 2 expulsões e 3 contusões, todas no time do Flu, agitaram a quinta-feira no vazio estádio goiano. Quem inaugurou o marcador foi Luiz Alberto para o Fluminense, aproveitando cobrança de falta de Thiago Neves. O troco veio na mesma moeda: Zé Carlos cobrou falta e o zagueiro Rafael Tolói empatou para o Goiás. Ainda na etapa inicial, Marquinho e Fernando Henrique deixaram o gramado por lesões, dando lugar a Fabinho e Ricardo Berna. Pra piorar a situação do Flu, no início do segundo tempo, Maicon foi expulso. Time abalado? Que nada. Fred fez questão de acalmar os ânimos, e no fim do primeiro tempo, marcou o segundo. Mas não adiantou: Na etapa final, Júlio César, aproveitando bobeira de Luiz Alberto, roubou-lhe a bola e serviu Felipe Menezes, que fez o gol de empate. 0x0 ou 1x1 no jogo da volta classifica ou Flu.