sábado, 3 de outubro de 2009

Série B – 28ª rodada

Share |

Por Gabriel Seixas

A Série B chegou a sua 28ª rodada e entrou na reta final. Confira um resumo da rodada.

Ipatinga 2x1 ABC

O Ipatinga tinha um jogo aparentemente tranquilo em casa, mas teve de suar para vencer o ABC por 2 a 1. Quando Alex Silva marcou o primeiro do Tigre, o jogo parecia sob controle. Porém, os mineiros tiveram Fernando Miguel e Max expulsos, dando um tempero dramático para a partida. Na base do sufoco, o time conseguiu fazer o segundo gol, com Evandro. Sem forças para buscar o empate, o zagueiro Gaúcho, cobrando falta, descontou nos acréscimos. Enquanto os mineiros praticamente zeraram suas chances de ser rebaixados, os potiguares deram sorte, e continuam na beira do Z-4, em 16º.

Juventude 3x1 Ponte Preta

Com uma grande atuação do artilheiro Mendes, o Juventude venceu a Ponte por 3 a 1 e abriu distância para a zona do rebaixamento. Mendes começou seu show particular aos 20 minutos, abrindo o placar. Em cobrança de pênalti, ele ampliou sete minutos depois, assumindo a artilharia do torneio. Danilo Neco diminuiu, mas no segundo tempo, Irineu devolveu a tranquilidade aos gaúchos. A Ponte, que agora praticamente não tem mais chances de subir para a Série A, ainda teve Edílson e Pirão expulsos.

Paraná 0x2 Portuguesa

Com um gol em cada tempo, o artilheiro Zé Carlos fez os gols da vitória da Portuguesa sobre o Paraná, em Curitiba, por 2 a 0. Os três pontos fazem a Lusa sonhar ainda mais com a Série A, e de fato, a chegada do técnico Vagner Benazzi parece ter dado fôlego ao time com o objetivo de chegar a primeirona. Os paranistas continuam numa verdadeira gangorra, e com a derrota, estão mais próximos do Z-4, em 13º com 35 pontos.

América-RN 4x4 Campinense

O duelo entre as duas piores equipes da Série B foi o mais emocionante da rodada. Oito gols, e muitos atrativos no 4 a 4 entre América e Campinense. O artilheiro Lúcio, que voltou ao time titular do América, e Thoni deixaram os potiguares com 2 a 0 em vantagem. Mas o Campinense estava em busca de melhorar sua campanha fora de casa, e contou com uma ajudinha de Edson Borges, do América, para fazer um gol contra. E no início do segundo tempo, Fábio Júnior empatou. Anderson Oliveira teve a chance de virar o placar em cobrança de pênalti, mas desperdiçou. Porém, no rebote, o artilheiro não desperdiçou. Mas a maldição de quem está na frente do placar se confirmou: Em 13 minutos, Somália e Lúcio viraram novamente o placar, a favor do Mecão. Mas a imprevisibilidade do jogo fez com que, aos 48 do segundo tempo, Kleber marcasse o gol de empate do Campinense. Como ambos os times precisavam da vitória para respirar na tabela, sair com apenas um pontinho de campo foi desastroso.

Figueirense 2x0 Bahia

No Orlando Scarpelli, o Figueirense engatou mais uma vitória e continua muito próximo do G-4. Os catarinenses, de quebra, ainda aumentaram o calvário do Bahia, vencendo-o por 2 a 0. Schwenck, no fim do primeiro tempo, marcou o primeiro gol. Sem Leandro e Bruno Silva, expulsos, o Bahia ficou ainda mais vulnerável, e não demorou para sofrer outro gol, desta vez marcado pelo atacante emprestado pelo Flamengo, Paulo Sérgio, que entrou no segundo tempo. O Figueira por pouco não ultrapassou o Ceará, e permanece em quinto, com 48 pontos - dois a menos que os cearenses e o Atlético Goianiense. O Bahia continua na zona de rebaixamento, com apenas 31 pontos.

Duque de Caxias 0x0 Brasiliense

Jogando mais uma vez em Volta Redonda, as 48 testemunhas que assistiram o confronto entre Duque de Caxias e Brasiliense certamente se arrependeram em gastar dinheiro com seus ingressos para ver um jogo tão fraco tecnicamente. Prova disso foi o resultado, que foi justíssimo pelo que os dois times (não) fizeram, sobretudo no 2º tempo. O Duque continua fora do Z-4, com 34 pontos, enquanto o Brasiliense está em situação intermediária com 38 pontos.

Guarani 1x1 Vila Nova

O vice-líder Guarani desperdiçou uma grande oportunidade de encostar no líder Vasco, que tropeçou nesta rodada, e só empatou com o Vila Nova, que briga contra o rebaixamento, em 1 a 1. Poderia ser pior, pois os goianos surpreenderam com um gol de Otacílio. Então, o Bugre só empatou aos 29 do segundo tempo, em cobrança de pênalti convertida pelo artilheiro Ricardo Xavier. O time foi em busca da virada, mas parou nas grandes defesas de Juninho.

Atlético-GO 2x0 São Caetano

Mais uma vez confirmando a melhor campanha de todos os times como mandante, o Atlético venceu o São Caetano por 2 a 0 e se estabilizou ainda mais no 3º lugar, com 50 pontos. Os paulistas têm apenas 41, e praticamente deram adeus a briga por uma das vagas para a Série A. Juninho, no início do jogo, e Elias, de pênalti, na etapa final, fizeram os gols. No lance do penal, Jairo ainda foi expulso pelo Azulão.

Bragantino 0x0 Vasco

Muita chuva de granizo no interior paulista, e quem esperava uma chuva de gols, se decepcionou. O Guarani tropeçou, e o Vasco poderia ter se isolado ainda mais na liderança. Mas o time também deu bobeira, e não saiu de um empate sem gols contra o Bragantino. Os cruzmaltinos pressionaram o jogo inteiro, reclamaram de pênaltis não marcados, mas não conseguiram furar a retranca paulista. O jogo ficou paralisado por 68 minutos por causa das chuvas e trovoadas, e mesmo jogando com um jogador a mais, não marcou. A vantagem de três pontos sobre o vice-líder continua. O Braga ocupa a 11ª posição, com 37 pontos, na famosa situação “nem pra lá, nem pra cá”.

Ceará 1x0 Fortaleza

No clássico cearense, deu a lógica, o melhor time na tabela venceu. No caso, o Ceará. Com um bom público, o alvinegro venceu o rival por 1 a 0 e permaneceu na zona de acesso. O Fortaleza permanece na outra zona, a vermelha. O gol da vitória do Vovô aconteceu aos 25 minutos quando Mota aproveitou rebote da falta cobrada por Arlindo Maracanã e fez o gol, explodindo a parte alvinegra do estádio.

Classificação

1° Vasco – 56pts
2° Guarani – 53pts
3° Atlético-GO – 50pts (15V)
4° Ceará – 50pts (14V)
5º Figueirense – 48pts
6° Portuguesa – 44pts
7° São Caetano – 41pts
8° Ponte Preta – 39pts (10SG)
9º Ipatinga – 39pts (-2SG)
10° Bragantino – 37pts
11º Vila Nova – 36pts
12° Brasiliense – 35pts (11V)*
13° Paraná – 35pts (10V)
14° Juventude – 34pts (1SG)
15° Duque de Caxias – 34pts (-10SG)
16° ABC – 31pts (9V)
17° Bahia – 31pts (8V)
18° Fortaleza – 29pts (-4SG)
19° América-RN – 29pts (-18SG)
20° Campinense – 27pts