domingo, 5 de julho de 2009

Goiás vence o Cruzeiro

Share |
Por Leonardo Martins

Na continuação da 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Goiás recebeu o time reserva do Cruzeiro no Serra Dourada. O time esmeraldino se aproveitou do fato que os mineiros estão com a cabeça na final da Libertadores contra o Estudiantes e venceu por 1 a 0, conseguindo a 1ª vitória em casa.

Poupando praticamente todos os titulares – em comparação com a partida diante do Grêmio, na última quinta-feira, em Porto Alegre, apenas o volante Fabinho estava no time que começou jogando com o Goiás –, o Cruzeiro teve dificuldade para se achar na partida. E os goianos foram para cima.

Logo aos dois minutos, Bruno Meneghel recebeu na área entre dois zagueiros. O atacante se livrou da marcação com apenas um toque e finalizou para a defesa de Andrey. O goleiro cruzeirense foi o grande destaque do início do jogo. Aos 12, Felipe foi lançado, dominou, ajeitou e concluiu. Andrey, de novo, pegou. Aos 16, Bruno Meneghel arriscou de longe e o camisa 12 espalmou mais uma. Um minuto depois, outro chute de Felipe e outra defesa de Andrey.

De tanto insistir, o Goiás finalmente venceu a muralha. Em cobrança de falta, Felipe bateu forte e sem altura. A bola quicou na frente de Andrey, que não alcançou: 1 a 0. Como os dois jogadores que dividiam a artilharia com Felipe – Diego Tardelli (Atlético-MG) e Pedrão (que está trocando o Barueri pelos Emirados Ábares) – não marcaram na rodada, o camisa 11 do Goiás se isolou na artilharia, com sete gols.

No segundo tempo, o técnico Adilson Batista trocou sua dupla de frente. Saíram Zé Carlos e Thiago Ribeiro e entraram Dudu e Rômulo. Mas não ajudou muito. A bola raramente chegava aos atacantes. Essa, aliás, foi a justificativa dos mineiros no intervalo para explicar a derrota momentânea. A marcação do Goiás funcionava bem e os meias do Cruzeiro tinham muita dificuldade para armar. Era tudo na base do chutão.

As chances continuaram sendo do lado verde. Felipe e Bruno Meneghel tiveram outras oportunidades de ampliar, mas falharam no último toque. Mas nem era preciso. O inofensivo Cruzeiro não deu mostra, durante o jogo inteiro, de que iria ameaçar o gol de Harlei. O fácil 1 a 0 resolveu as coisas.

O time azul agora foca suas atenções na 1ª partida da final da Libertadores na 4ª em La Plata contra o Estudantes. O Goiás, na próxima rodada, vai a Recife enfrentar o Sport.

Outros jogos

Flamengo 2x1 Vitória
Juan e Emerson; Roger

Santos 1x0 Sport
Paulo Henrique Lima

Santo André 1x1 Barueri
Marcel; Val Baiano

Grêmio 4x1 Atlético-PR
Herrera(2) e Máxi Lopez(2); Rafael Moura

Coritiba 2x0 São Paulo
Ariel e Marcos Aurélio

Atlético-MG 1x1 Botafogo
Éder Luis; Juninho