domingo, 14 de junho de 2009

Copa das Confederações – 1° dia de disputas

Share |

Por Leonardo Martins

Começou a Copa das Confederações com a disputa do grupo A. Foram dois jogos que agitaram os gramados sul-africanos. Vamos a um resumo deles.

África do Sul 0x0 Iraque

Os donos da casa, comandados por Joel Santana, decepcionaram a torcida que fez festa em Johanesburgo. Os bafana-bafana empataram sem gols com o Iraque, campeão asiático. Foi um jogo fraco e os mandantes tentaram, mas não conseguiram marcar o gol da vitória.

Espanha 5x0 Nova Zelândia

A Fúria mostrou porque é uma das favoritas ao título do torneio ao vencer a Nova Zelândia por 5 a 0. Tudo bem que o adversário não era qualificado, mas o futebol apresentado foi de encher os olhos. Os espanhóis fizeram 3 gols em 16 minutos, os três com Fernando Torres. Ainda no primeiro tempo, David Villa fez o 4° espanhol. No segundo tempo, Fabregas fechou a goleada espanhola.

Amanhã tem a estréia do grupo B com Brasil e Egito, as 11h da manhã, e Itália e Estados Unidos, as 3h30 da tarde. Os dois jogos terão cobertura do Esporte é Vida.

Palmeiras vence e chega a 3ª colocação

Share |

Por Leonardo Martins


No fechamento da 6ª rodada do Campeonato Brasileiro, duas equipes que estão na Libertadores, Palmeiras e Cruzeiro, se enfrentaram no Palestra Itália. Em um jogo fraco e confuso, o Verdão chegou aos 3 a 1 com certa tranqüilidade e assumiu o 3° lugar.


O Palmeiras, mesmo tendo uma viagem para o Uruguai na quarta, não poupou ninguém e entrou com força máxima. Já a equipe mineira, que permanece na capital paulista para o jogo de quinta contra o São Paulo, poupou o lateral Jonathan, o zagueiro Leonardo Silva e o volante Fabrício, além dos suspensos Gérson Magrão e Kleber.


Com uma equipe totalmente desentrosada, o Cruzeiro deu espaços para o Palmeiras atacar. O goleiro Fábio teve que trabalhar por quatro vezes nos primeiros minutos da partida em chutes de Keirrison, Wendel e Mauricio Ramos. Enquanto o Cruzeiro só chegou com Bernardo, que assustou Marcos.


Mesmo aos “trancos e barrancos”, a Raposa conseguiu abrir o placar. Aos 24, Bernardo cobrou falta, a bola desviou em Cleiton Xavier e matou o goleiro pentacampeão. 1 a 0 Cruzeiro. O lance gerou a primeira reclamação da arbitragem, pois não teria sido falta no lance que originou a falta e o gol.


Aliado o desentrosamento do time cruzeirense, o técnico Adilson Batista promoveu duas alterações aos 30 minutos, uma forçada, o zagueiro Gustavo saiu machucado e entrou o titular Leonardo Silva, e outra no mínimo estranha, tirou o ídolo Sorín para a entrada de Jonathan.


Coincidência ou não, mas aos 33, o Palmeiras fez o gol de empate, novamente em lance polemico. Cleiton Xavier cruzou para a área e Marcão cabeceou no travessão, mas a bola não entrou totalmente no gol, porém o bandeira e o juiz Vuaden, deram o gol. 1 a 1.


A esta altura, o Palmeiras controlava o jogo e a virada era questão de tempo. Mas antes, os mineiros voltaram a reclamar da arbitragem. Bernardo foi derrubado na área, mas Vuaden não marcou o pênalti. Porém, estes erros não justificam a vitória do Palmeiras e sim as falhas do time azul. Falhas que culminaram na virada palmeirense. Aos 38, Keirrisou acertou lindo voleio de fora da área para marcar o segundo.


Na segunda etapa, o jogo diminuiu o ritmo, o Cruzeiro tentou algo, mas o Verdão continuava melhor em campo. Logo criou mais chances de ampliar o marcador com Diego Souza e Keirrison. Mas o terceiro logo viria com o K9. Aos 19, Wendel entrou livre e cruzou para o artilheiro completar livre. 3 a 1 Porco.


A Raposa até que tentou alguma coisa para tentar diminuir o marcador, mas ficou na eficiente marcação paulista e até teve para levar o 4° com Cleiton Xavier mas o Camisa 10 chutou por cima e o jogo terminou mesmo com 3 a 1.


As duas equipes tem jogos decisivos pelas quartas-de-final da Libertadores, o Palmeiras vai ao Uruguai enfrentar o Nacional e o Cruzeiro permanece na capital paulista para enfrentar o São Paulo. Pelo Brasileiro, o time verde vai a Arena enfrentar o Atlético-PR e a Raposa recebe o Barueri no Mineirão.


Outros jogos


Goiás 0x0 Corinthians


Fluminense 0x0 Grêmio


Coritiba 5x0 Flamengo

Marcos Aurélio, Wellinton(Contra), Bruno Batata(2) e Leozinho


Atlético-MG 3x0 Náutico

Jùnior, Diego Tardelli e Márcio Araújo


Internacional 0x0 Vitória


Barueri 3x1 Avaí

Everton, Pedrão e Marcos Pimentel; Marquinhos


Classificação após 6 rodadas


1° Atlético-MG – 14pts (9SG)

2° Internacional – 14pts (5SG)

3° Palmeiras – 11pts

4° Vitória – 10pts

5° Santos – 9pts (3SG)

6° Fluminense – 9pts (-1SG)

7° Grêmio – 8pts (3SG)

8° Corinthians – 8pts (0SG)

9° Náutico – 8pts (-3SG)

10° Cruzeiro – 7pts (2V e -3SG)

11° Flamengo – 7pts (2V e -7SG)

12° São Paulo – 7pts (1V e 2SG)

13° Goiás – 7pts (1V, 1SG e 11GM)

14° Santo André – 7pts (1V, 1SG e 10GM)

15° Barueri – 7pts (1V, 1SG e 9GM)

16° Botafogo – 6pts

17° Sport – 5pts

18° Coritiba – 4pts (1V e -2SG)

19° Atlético-PR – 4pts (1v e -7SG)

20° Avaí – 4pts (0V)


Próxima rodada


20/06 – 16h10

Atlético-PR x Palmeiras

Santo André x Sport

Vitória x Botafogo


18h30

Avaí x Fluminense

Náutico x Coritiba

Grêmio x Goiás


21/06 – 18h30

Santos x Atlético-MG

Corinthians x São Paulo

Flamengo x Internacional

Cruzeiro x Barueri

Ramalhão segura o Tricolor no Morumbi

Share |

Por Leonardo Martins


Em mais um jogo válido pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro, São Paulo e Santo André realizaram um bom jogo no Morumbi. O Ramalhão saiu na frente e o mandante conseguiu o empate no fim.

Mesmo tendo a decisão da vaga a semifinal da Libertadores, na quinta contra o Cruzeiro, o Tricolor do Morumbi entrou com o que tinha disponível de melhor neste jogo, claro que com muitos desfalques. Jean foi deslocado de volante para jogar na lateral direita.

O jogo começou e no seu inicio houve um massacre territorial do São Paulo, aos 13 minutos, tinha 71% da posse de bola até o momento. Porém, o Tricolor não soube traduzir este domínio em gols, pois o time não criava boas chances e estava nervoso.

Aos poucos, o Santo André começava a gostar do jogo e teve a primeira boa chance da partida. Aos 16, Cicinho cruzou da direita e Antônio Flávio pegou de primeira, mas Denis fez ótima defesa e salvou o 1º. O São Paulo respondeu com Borges que exigiu reflexo de Neneca aos 19.

Aos 27, a equipe do ABC marcou o gol. Antonio Flávio cruzou e Marcelinho Carioca pegou um lindo chute no ângulo de Neneca. Um a zero Ramalhão.

Marcelinho quase ampliou quatro minutos mais tarde, cobrou falta que desviou em André Dias e bateu na trave. O São Paulo, nesta altura do jogo, apresentava-se perdido em campo e dava espaços a equipe visitante. Borges era quem tinha as melhores chances de empate. Aos 41, Hernanes cruzou e o atacante aproveitou falha de Neneca e chutou, mas a bola foi na trave. E o 1º tempo terminou com a vitória do Santo André.

O São Paulo voltou melhor para o segundo tempo. Muricy tirou Jorge Wagner, que não funcionava e dava muitos espaços, e apostou em Junior Cesar. Com a entrada do ala, o Tricolor ganhou um refresco, já que Cicinho, com Junior caindo às suas costas, deixou de subir.

A marcação melhorou muito e o time passou a segurar mais a bola no ataque. Assim, deixou de ser tão ameaçado e apertou o Santo André. Aos 19, Washington, que tinha atuação muito apagada, acordou e completou de cabeça cobrança de escanteio pela direita. A bola explodiu no travessão.

Muricy ainda mandou a campo Dagoberto no lugar do volante Jean. O Tricolor passou a jogar com três atacantes, teve muito mais volume de jogo, mas faltava capricho nos passes. Washington voltou a dormir e ficou parado na frente, vendo a bola passar de um lado para o outro. Quando ela ia na sua direção, ele não conseguia dominar.

Mas o Tricolor tem Borges. Aos 39, quando Washington não conseguiu dominar um lançamento de Dagoberto, a bola sobrou para ele bater rasteiro, no meio do gol, salvando o São Paulo da derrota.

Na próxima quinta-feira, os são-paulinos não podem nem pensar em novo tropeço. Para avançar às semifinais da Taça Libertadores da América será preciso vencer o Cruzeiro no Morumbi. Pelo Brasileirão, os times voltam a campo no fim de semana: sábado tem Santo André x Sport no ABC e domingo tem o clássico Corinthians x São Paulo no Pacaembu.

Outro jogo de ontem

Sport 0x1 Atlético-PR

O Furacão conseguiu a 1ª vitória no Campeonato, a equipe derrotou o Sport em Recife por 1 a 0 e deixou, provisoriamente, a lanterna nas mãos do rival Coritiba. Rafael Moura marcou o gol da vitória paranaense na estréia do técnico Waldemar Lemos.