quinta-feira, 1 de abril de 2010

Liga Europa – Jogos de ida das quartas-de-final

Share |

Por Gabriel Seixas

- Nesta quinta-feira foi dada a largada para as quartas-de-final da Liga Europa, e foi o equilíbrio que marcou os quatro jogos de ida: um empate e três vitórias dos mandantes, sendo que todas foram por 2 a 1.

- Começamos pelo único empate da rodada, entre Valencia e Atlético de Madrid, os dois espanhois que ainda continuam na briga pelo título. Ambos não vivem bom momento, mas o Valencia era franco favorito, não só por jogar em casa, mas por ter um time melhor e estar em 3º no Campeonato Espanhol, apesar dos pesares. Os gols saíram apenas no segundo tempo: Forlán colocou o Atlético na frente, em uma das poucas bolas que chegaram no pé do artilheiro. Pouco depois, Manuel Fernandes deixou tudo igual, num chutaço de fora da área. Mas o Atlético estava inspirado, e logo retomou a vantagem com Antonio Lopez, de cabeça. Na base do tudo ou nada, os donos da casa empataram com Villa, para alívio dos torcedores no Mestalla.

- Em Portugal, começamos a saga das vitórias dos mandantes por 2 a 1. Foi por esse placar que o Benfica venceu o Liverpool, num jogo pra lá de polêmico. Com nove minutos de jogo, Agger, de letra, colocou o Liverpool na frente. Mas ainda no primeiro tempo, os Reds tiveram Babel, expulso. A arbitragem caseira fez mais uma das suas, no segundo tempo, quando deu pênalti de Insúa em Cardozo. O paraguaio, que já havia desperdiçado várias oportunidades, não perdoou na cobrança do pênalti: 1 a 1. E faltando 12 minutos para o fim do jogo, o juiz deu outro pênalti para o Benfica, alegando toque de mão intencional de Carragher na bola. Cardozo foi novamente pra bola, e novamente marcou. Os portugueses agora jogam por um empate na partida de volta, em Liverpool.

- Também de virada, o Hamburgo derrotou o Standard Liége por 2 a 1, em casa. Todos os gols saíram no primeiro tempo: Mbokani, de cabeça, abriu o placar para o Liège. Mas aí entrou em ação a dupla de artilheiros do Hamburgo: Petric, de pênalti, empatou a partida. E pouco antes do intervalo, foi a vez de van Nistelrooy fazer o dele e decretar o placar.

- Pra encerrar, o Fulham derrotou o Wolfsburg por 2 a 1. Mesmo com a vitória, os torcedores ingleses saíram preocupados: isso porque o time vencia por 2 a 0, com gols de Zamora, da entrada da área, e outro de Duff, aproveitando “pivô” de Zamora. O que os Cottages não contavam era que o zagueiro Madlung, a um minuto do fim do tempo regulamentar, diminuísse o placar para o Wolfsburg. Agora, a decisão está aberta no jogo da volta, na Volkswagen Arena. Mas vale destacar o ótimo desempenho do Fulham jogando em casa em competições europeias: nunca perdeu!

Brasileiros em ação na Libertadores

Share |

Por Gabriel Seixas

Cruzeiro, São Paulo e Inter entraram em campo nesta quarta-feira pela Libertadores. O saldo dos brazucas foi positivo: 2 vitórias e 1 empate nos 3 jogos.

A começar pelo Cruzeiro, que sem dúvida, foi o maior orgulho brasileiro nessa semana: no Mineirão, contra o temido Vélez Sarsfield, fez nada mais, nada menos do que 3 a 0. E olha que o jogo se mostrou complicado no primeiro tempo, e até os 30 minutos, o time mineiro só havia criado uma chance clara, com Kleber. Até que, aos 32, surgiu o que seria a estrela do jogo: Thiago Ribeiro. Ele recebeu na esquerda, e limpou três jogadores antes de bater no canto do goleiro Montoya. Golaço!

No segundo tempo, o que se viu foi uma avalanche azul. Nos primeiros oito minutos, dois gols para selar de vez a vitória. Ambos de Kleber. No primeiro, ele escorou cruzamento de Thiago Ribeiro de carrinho, mandando pras redes. No terceiro, nova assistência de Thiago Ribeiro, o nome do jogo, e mais um gol do Gladiador. Kleber chegou aos sete na competição, consagrando-se como o artilheiro, e um dos craques da Libertadores. Depois disso, foi só administrar a vantagem. O Vélez ainda teve Somoza, expulso. Uma exibição pra ficar na memória dos torcedores cruzeirenses.

Também jogando em casa, no Beira-Rio, o Internacional espantou a crise: bateu o Cerro, do Uruguai, o adversário mais difícil do grupo, por 2 a 0. O estádio estava lotado (mais de 37 mil pessoas), e Fossati finalmente trocou o 3-5-2 pelo 4-4-2, escalando Giuliano e D’Alessandro para municiar Walter e Alecsandro.

E o time, incrivelmente, teve uma outra postura. Jogou como Internacional, talvez empurrado por Marcelo Dourado, campeão do BBB 10 e colorado fanático. Mas não encontrou o caminho do gol na primeira etapa. Porém, no segundo tempo, o panorama foi diferente: empurrado pela torcida, que dessa vez jogou a favor, o Colorado abriu o placar aos 14 minutos. Walter tentou o chute, a bola bateu em Ibañez e foi pra rede. Gol contra.

Treze minutos depois, foi a vez de outro artilheiro aparecer. Alecsandro, aproveitando rebote do goleiro, aumentou a vantagem. Uma das melhores atuações, se não a melhor, do Inter na temporada. Se continuar nesse embalo, pode recuperar o status de um dos favoritos ao título. Esse time tem jogadores bons, mas que precisam jogar de verdade. Olho neles!

A decepção ficou por conta do São Paulo, que empatou com o Monterrey sem gols, no México. Apesar do resultado, o tricolor paulista garantiu, no mínimo, o 2º lugar do grupo. O primeiro tempo do jogo foi fraco: o Monterrey não exigiu muito de Rogério Ceni – na verdade, uma vez só, com Paredes. Val Baiano apareceu pouco pelo time mexicano. Já o São Paulo, que tinha Cicinho como titular na lateral (deixando Jean no banco), também não deixou pra menos.

Ricardo Gomes tentou mudar a cara do time, com Fernandinho no lugar do apagado Dagoberto. O técnico Victor Vucetich, do Monterrey, pouco depois, tirou Val Baiano de campo. Mas o jogo não mudou muito: o São Paulo assustava pouco, mas quase marcou com um chutaço de Cleber Santana, do meio de campo! Orozco espalmou pra escanteio.

Depois disso, o que se viu foi um sufoco do Monterrey, que se mostrou mais presente no último minuto. Foi um verdadeiro bombardeio: Rogério Ceni salvou, Ayoví mandou na trave...no fim das contas, um empate foi muito comemorado pelo tricolor paulista, que pode perder a liderança do grupo para o Once Caldas, que enfrenta o Nacional, do Paraguai.