quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Champions League: Galácticos roubam a cena no fechamento da rodada

Share |

Por Gabriel Seixas

A segunda rodada da Champions League foi completada nesta quarta-feira, com mais oito jogos. Apenas um empate, entre Bayern e Juventus, sem gols. Também houve apenas uma zebra, protagonizada pelo Zürich, que foi até o San Siro e venceu o Milan, que já dava indícios de crise, e agora pode ter chegado ao estopim. Os rivais Chelsea e Manchester United sofreram pra vencer – principalmente o segundo -, enquanto o Atlético de Madrid segue sem vencer na temporada. Perdeu mais uma, dessa vez para o Porto, em Portugal. Mas quem roubou a cena mesmo foi o Real Madrid. A dupla galáctica Cristiano Ronaldo e Kaká conduziu o time a bela vitória sobre o Marseille, por 3 a 0. Confira o tradicional panorama dos jogos da Champions, com a melhor cobertura do Esporte É Vida:

Grupo A

O Grupo A teve um péssimo índice de gols na rodada. Pra ser mais exato, apenas um gol em duas partidas. E este foi marcado pelo zagueiro Mickäel Ciani, que deu a vitória ao Bordeaux sobre o Maccabi Haifa, em casa. O time impôs uma pressão alucinante, mas só conseguiu a vitória aos 38 minutos, após cobrança de escanteio que Ciani aproveitou e desviou de cabeça. O resultado mantém os Girondins invictos, agora com 4 pontos, enquanto os israelenses permanecem sem pontuar.

No outro jogo do grupo, que ganhou muito mais holofotes, Bayern de Munique e Juventus não saíram do zero no estádio Allianz-Arena. O time alemão foi ligeiramente melhor, mas não conseguiu marcar. Louis van Gaal, técnico do Bayern, e Ciro Ferrara, treinador da Juve, começaram o jogo com surpresas. Enquanto o primeiro barrou Mário Gómez para colocar o jovem Muller, o segundo barrou o brasileiro Amauri, que não marca um gol há 10 jogos, para colocar Trezeguet. O Bayern segue na liderança do grupo, com quatro pontos. A Juve não figura na zona de classificação, se contentando com o modesto 3º lugar com 2 pontos.

Classificação:

1º FC Bayern - 4
2º Bordeaux - 4
3º Juventus - 2
4º M. Haifa – 0

Grupo B

Duas vitórias pelo mesmo placar agitaram os dois jogos válidos pelo Grupo B. No acanhado estádio de Luzhniki, o CSKA se valeu pelo mando de campo e venceu o Besiktas por 2 a 1, na partida dos golaços. O primeiro foi de Dzagoev, que de fora da área, acertou o ângulo de Rustu. No segundo tempo, Krasic passou pelo marcador, pedalou pra cima do segundo, fintou e bateu no contrapé de Rustu. Outro golaço. No fim, Koybasi diminuiu para os turcos, em outro bonito gol.

Já o Manchester United sofreu, mas venceu de virada o bom time do Wolfsburg por 2 a 1. Os times fizeram um primeiro tempo equilibrado, mas os alemães, no contra-ataque, marcaram o primeiro. Hasebe cruzou e Dzeko se antecipou a Evra para mandar, de cabeça, pro fundo do gol. Três minutos depois, Giggs, cobrando falta, empatou para os Red Devils. Os ingleses viraram aos 33 minutos. Rooney cruzou para a área, Berbatov fez o pivô e tocou curto para Giggs. Ele tocou para Carrick, que da meia-lua, acertou o ângulo de Benaglio. Foi a segunda vitória do time, novamente com uma pitada de sofrimento.

Classificação:

1º Man Utd - 6
2º Wolfsburg - 3
3º CSKA - 3
4º Besiktas – 0

Grupo C

O bicho-papão do grupo, o Real Madrid, venceu mais uma. Os galácticos atropelaram o Marseille no segundo tempo, e golearam por 3 a 0. O primeiro tempo foi muito equilibrado, onde os goleiros Casillas, do Real, e Mandanda, do Marseille, foram muito exigidos. No segundo tempo, o que se viu foi uma avalanche espanhola, que começou com Cristiano Ronaldo. Ele recebeu lançamento longo de seu compatriota Pepe, e na saída do goleiro, tocou por baixo de Mandanda para abrir o placar. Três minutos mais tarde, o português sofreu um pênalti duvidoso de Diawara, que recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Na cobrança, Kaká deslocou o goleiro e marcou o dele. Mais três minutos e outro gol do Real, de novo de Cristiano Ronaldo. Benzema avançou pela ponta direita e deixou o craque livre, sem marcação, para tocar pras redes. Pelo que foi o segundo tempo, resultado justíssimo.

A decepção ficou por conta do Milan, que protagonizou outro vexame na temporada. Dessa vez foi derrotado pelo Zürich, em Milão, por 1 a 0. Diga-se de passagem, o gol da vitória foi muito bonito. O zagueiro e capitão da seleção finlandesa Tihinen aproveitou cobrança de escanteio, e de letra, marcou um golaço. O time do técnico Leonardo, de Thiago Silva e de Ronaldinho Gaúcho, que entrou no segundo tempo e não fez nada, já começa a ter seu trabalho contestado. Os torcedores temem por um novo vexame em mais uma temporada, que já virou rotina nos últimos anos.

Classificação:

1º Real Madrid - 6
2º Milan - 3
3º Zürich - 3
4º Marseille – 0

Grupo D

No último grupo, Chelsea e Porto foram os vencedores da rodada. O primeiro fez um dos piores jogos da rodada, contra o APOEL, no Chipre. No único lance de inspiração do time, o brasileiro Belletti, que atuou no meio-campo, fez ótima jogada na ponta direita e tocou curto para Anelka, que acertou o ângulo do goleiro cipriota. E foi só. Muito pouco pra outro time que até duas semanas estava embalado por ser o líder invicto da Premier League, e agora com duas más atuações seguidas, já começa a sofrer desconfiança do torcedor.

Falando em desconfiança do torcedor, os adeptos do Atlético de Madrid perderam de vez a paciência com o time. Os colchoneros foram novamente derrotados, desta vez para o Porto, fora de casa, por 2 a 0. Foi o sexto jogo do time na temporada, e os comandados de Abel Resino ainda não venceram. Falcão García, no segundo tempo, abriu o placar com outro gol de letra na rodada. Pouco depois, Bruno Alves aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou na trave de De Gea, que substituía Asenjo no gol espanhol, já que este está defendendo a seleção sub-20, e Roberto, o reserva imediato. No rebote, Rolando fez o gol decisivo.

Classificação:

1º Chelsea - 6
2º Porto - 3
3º APOEL - 1
4º Atlético Madrid - 1

Mundial Sub-20: Brasil empata, mas se classifica

Share |

Por Gabriel Seixas

O Brasil sabia que teria uma missão difícil, afinal, enfrentaria o adversário mais complicado de seu grupo, a República Tcheca, atual vice-campeã mundial da categoria. Porém, o jogo das melhores seleções do Grupo E foi muito abaixo do esperado, e acabou terminando em 0 a 0. O primeiro tempo foi pífio, sem nenhuma chance clara de gol, e simplesmente nenhuma defesa dos dois goleiros. No segundo tempo, a partida melhorou razoavelmente, com o Brasil impondo um ritmo de jogo muito melhor, mas sem marcar o gol que daria a vitória. Mesmo com o empate, o Brasil ainda está na liderança do grupo e já está classificado com 4 pontos. A explicação é complexa: O regulamento diz que os dois melhores times dos seis grupos se classificam, com mais quatro melhores terceiros lugares. Como ainda terão, em outros grupos, duas equipes com nenhum ponto que se enfrentarão, o Brasil garantiu, no mínimo, a vaga pelo terceiro lugar, afinal, estas equipes somarão, no máximo, três pontos.

Conheça a seleção brasileira

Uma das francas favoritas ao título, a seleção brasileira conta com um elenco repleto de jogadores talentosos. Dos 11 titulares, apenas o goleiro Rafael, do Cruzeiro, e o lateral-esquerdo Diogo, do São Paulo, ainda não atuam pelos seus times profissionais. Todos os outros já tem bagagem: Na defesa, o bom lateral-direito Douglas, e o zagueiro Rafael Tolói, xerife da defesa, ambos do Goiás. Tolói tem a companhia de Dalton, do Fluminense, na zaga.

No meio-campo, dois volantes. Maylson, do Grêmio, que é mais marcador, e Souza, do Vasco, que sai mais pro jogo, e corre o campo todo. Os meias do esquema 4-2-3-1 são os pontos de equilíbrio (ou desequilíbrio) do time: Paulo Henrique Ganso, destaque da meiuca do Santos; Alex Teixeira, o melhor em campo no jogo de hoje, e que já atua no meio-campo pelo Vasco. Além deles, o capitão, camisa 10 e craque do time, Giuliano, do Internacional. Alan Kardec, também do Inter, é o responsável por fazer os gols, sendo a única referência na frente.

O jogo

O primeiro tempo foi muito abaixo do que era esperado por quem acompanhou o jogo. Muitas promessas, pouco futebol. O Brasil teve boa chance aos 6 minutos, quando Diogo tocou para Alex Teixeira no flanco esquerdo, mas o vascaíno chutou torto. Com 15 minutos, outro vascaíno ameaçou o goleiro tcheco Vaclik. Souza, que da meia-lua, aproveitou rebate da zaga e chutou forte, mas acabou isolando.

A República Tcheca também não fez nada para mudar a história do primeiro tempo. Pior: perdeu a principal referência de ataque do time, o atacante Tomás Pekhart, do Tottenham, que saiu contundido ainda aos 28 minutos.

Dando uma pausa no jogo, o intervalo também teve seu momento de glória. Foi bom pra cachorro! Isso porque um cachorro percorreu o gramado por todo o intervalo, e na volta das equipes para a segunda etapa, ele sentou como se estivesse esperando a retomada da peleja. Conseguiu chamar mais atenção que o primeiro tempo do jogo.

Com a situação normalizada, a seleção brazuca voltou para o segundo tempo com a esperança dos três armadores do time estarem um pouco mais inspirados. A pouca subida dos laterais também prejudicou muito o setor ofensivo no primeiro tempo, até porque o time só procurava Diogo, na esquerda, e este não correspondia.

A primeira chance surgiu aos 12 minutos, quando Diogo recebeu passe de Maylson, e da intermediária, chutou por cima do gol. No minuto seguinte, foi a vez de Giuliano fazer sua primeira boa jogada na partida. Ele passou por dois jogadores, e da entrada da área, tentou o chute. Ele pegou mal, e também errou o alvo.

O bom meia do Inter apareceu, de novo, aos 18 minutos. Ele cruzou para Alan Kardec, mas a zaga acabou impedindo a cabeçada do brasileiro, mandando pro lado. Pra azar dos tchecos, ali tinha a Alex Teixeira, que acertou um bonito chute, colocado, que acertou plasticamente a trave.

O Brasil, naquele momento, jogava muito melhor e criava muito mais chances. Até mesmo forçou a primeira (e única) defesa do goleiro Vaclik no jogo, numa cabeçada de Rafael Tolói após cobrança de escanteio. Já o arqueiro Rafael, da seleção canarinha, descansou o jogo inteiro.

O técnico brasileiro, Rogério Lourenço, não ousou muito nas alterações. Fez alterações previsíveis, colocando Maicon e Douglas Costa nos lugares de Alan Kardec e Ganso. Resultado: fim do 100% de aproveitamento da nossa seleção na competição, mas classificação antecipada garantida.

UEFA Champions League – Abertura da segunda rodada

Share |

Por Gabriel Seixas

Nesta terça-feira, oito jogos abriram a segunda rodada da fase de grupos da Champions League. Algumas equipes importantes não conseguiram vencer, como Internazionale e Liverpool. Por outro lado, Arsenal e Barcelona confirmaram o favoritismo, e venceram pelo mesmo placar, 2 a 0. No fim das contas, as equipes intermediárias acabaram roubando a cena. A Fiorentina por ter batido o forte time do Liverpool, em casa. E Lyon e Sevilla por terem conseguido as maiores goleadas da rodada de hoje, que resultaram na liderança isolada destas equipes em seus respectivos grupos. Confira um breve resumo dos jogos desta rodada, que será completada amanhã, com mais 8 jogos. Estes jogos também terão cobertura completa do Esporte é Vida.

Grupo E

Jogando em Florença, o Liverpool foi surpreendido pela Fiorentina, sobretudo pela bela atuação de Jovetic, e acabou perdendo por 2 a 0. O montenegrino marcou nada menos que os dois gols da vitória, que deixa seu time em boa situação no grupo. Ambos os gols saíram no primeiro tempo: Aos 28, Jovetic recebeu bom passe, e na saída do goleiro Reina, abriu o placar. Nove minutos depois, ele marcou um gol de sorte, quando Vargas chutou forte do flanco esquerdo, e ele, meio sem querer, completou pras redes. O favorito Liverpool teve atuação discreta, e teve de se conformar com o revés. As duas equipes estão empatadas com três pontos.

Depois de um longo tempo, a Hungria voltou a receber um jogo da Champions League. O Debrecen, representante do país, decepcionou e foi goleado pelo Lyon, por 4 a 0. Mesmo sem titulares importantes, como Bodmer, Lisandro López e o brasileiro Michel Bastos, os franceses controlaram o jogo do início ao fim, e com menos de cinco minutos, marcaram com Källstrom. Por sinal, num lindo gol, pegando de primeira, da meia-lua, após cobrança de escanteio. Pjanic, em bela cobrança de falta, ampliou aos quinze. Dez minutos depois, Pjanic apareceu novamente, desta vez pra cruzar para Govou fazer o terceiro. O time completou a goleada em outro grande gol, desta vez de Gomis, que limpou o goleiro com um toque de cabeça, e tocou por cima do único defensor que tentava impedir o gol. Os Gones lideram o grupo de forma isolada, com seis pontos. Os húngaros ainda não marcaram pontos nos seus dois jogos.

Classificação:

1º Lyon - 6
2º Fiorentina - 3
3º Liverpool - 3
4º Debrecen - 0

Grupo F

As maiores potências do grupo, Barcelona e Internazionale, viveram experiências opostas após o final de seus jogos. O time italiano sentiu as dificuldades de enfrentar o Rubin fora de casa, e só empatou em 1 a 1. O bom atacante Alejandro Dominguez abriu o placar para os russos, numa linda jogada individual, ultrapassando diversos marcadores. Este time deu uma oportunidade enorme à cidade de Kazan, que recebia seu primeiro jogo de uma Champions League na história. Voltando ao jogo, a vantagem durou 16 minutos, pois Stankovic aproveitou ótimo cruzamento de Maicon, e livre na área, cabeceou para empatar o jogo. O Rubin dominou quase todo o segundo tempo, e só não saiu com a vitória porque, ou esbarrava em Júlio César, ou na trave.

Já o Barcelona venceu sem maiores dificuldades o Dinamo Kiev, no Camp Nou, por 2 a 0, desta forma assumindo a liderança isolada do grupo. O primeiro gol do jogo foi de Messi, que aproveitou passe em profundidade de Iniesta, passou pelo zagueiro e bateu de canhota para o gol. No segundo tempo, o jovem Pedro Rodríguez marcou um bonito gol, quando recebeu de Ibrahimovic, pedalou pra cima do zagueiro e bateu no canto do goleiro Shovkovskiy, que apesar da boa atuação, não pôde evitar os dois gols. Os ucranianos não esboçaram nenhuma reação, nem mesmo com o aniversariante Shevchenko.

Classificação:

1º Barcelona - 4
2º Dinamo Kiev - 3
3º Internazionale - 2
4º Rubin - 1

Grupo G

O Sevilla continua mais líder do que nunca no Grupo G. Depois de vencer o Unirea na primeira rodada, os espanhóis não tiveram dó do Rangers, e mesmo jogando na Escócia, golearam por 4 a 1. O time demorou a embalar, e só marcou no início do segundo tempo com o lateral Konko, numa jogada ensaiada. Em jogada brasileira, Luís Fabiano passou para Adriano, que mesmo sendo canhoto, bateu de perna direita pro fundo das redes. Depois, Kanouté aproveitou saída de bola errada, avançou pelo flanco e cruzou para Luís Fabiano marcar. Depois, o brasileiro retribuiu a gentileza, e deixou Kanouté na boa para fazer o quarto. No finzinho, Nacho Novo ainda marcou um bonito gol para o Rangers, que não lhe valeu de nada. O Sevilla lidera com seis pontos.

Quem poderia ter encostado no Sevilla, acabou tropeçando na rodada. O Stuttgart começou vencendo, mas permitiu o empate do Unirea em 1 a 1, jogando na Romênia. O zagueiro Tasci marcou o primeiro dos alemães, mas Varga, no segundo tempo, igualou o marcador com um bonito gol, num toque de canhota sem chances para Lehmann. Com isso, o Stuttgart acumula seu segundo empate em dois jogos, enquanto o Unirea conquista seu primeiro ponto, empatando com o Rangers – e superando-o no saldo de gols.

Classificação:

1º Sevilla - 6
2º Stuttgart - 2
3º Unirea - 1
4º Rangers - 1

Grupo H

A duras penas, pra variar, o Arsenal venceu a segunda partida na Champions. Depois de passar sufoco contra o Standard Liège, o time novamente encontrou dificuldades para vencer. A vítima foi o Olympiakos, por 2 a 0. Dessa vez, os gunners pressionaram toda a partida, mas esbarraram na ótima atuação do goleiro grego Nikopolidis. A retranca foi furada apenas aos 33 minutos do segundo tempo, quando Fabregas chamou a responsabilidade, e deu ótimo passe em profundidade para Arshavin na esquerda. O russo tocou para van Persie, que só completou para o gol. A quatro minutos do fim, foi a vez de Arshavin fazer, em nova jogada de Fabregas. Detalhe: o gol do russo foi de letra, e ele estava em posição irregular. Com a vitória, os ingleses se isolaram na liderança, com seis pontos. O Olympiakos segue com três.

No outro jogo do grupo, a rivalidade entre holandeses e belgas foi posta em cheque no jogo entre AZ Alkmaar e Standard Liège. O AZ marcou primeiro, ainda no primeiro tempo, quando Martens deu belo passe para o artilheiro El Hamdaoui fazer. No último minuto, o Liège, na base do abafa, cobrou falta da linha do meio do campo direto pra área. Na confusão, Traoré completou pras redes, deixando o placar igualado em 1 a 1.

Classificação:

1º Arsenal - 6
2º Olympiakos - 3
3º Standard Liège - 1
4º AZ Alkmaar - 1