quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Champions League: Galácticos roubam a cena no fechamento da rodada

Share |

Por Gabriel Seixas

A segunda rodada da Champions League foi completada nesta quarta-feira, com mais oito jogos. Apenas um empate, entre Bayern e Juventus, sem gols. Também houve apenas uma zebra, protagonizada pelo Zürich, que foi até o San Siro e venceu o Milan, que já dava indícios de crise, e agora pode ter chegado ao estopim. Os rivais Chelsea e Manchester United sofreram pra vencer – principalmente o segundo -, enquanto o Atlético de Madrid segue sem vencer na temporada. Perdeu mais uma, dessa vez para o Porto, em Portugal. Mas quem roubou a cena mesmo foi o Real Madrid. A dupla galáctica Cristiano Ronaldo e Kaká conduziu o time a bela vitória sobre o Marseille, por 3 a 0. Confira o tradicional panorama dos jogos da Champions, com a melhor cobertura do Esporte É Vida:

Grupo A

O Grupo A teve um péssimo índice de gols na rodada. Pra ser mais exato, apenas um gol em duas partidas. E este foi marcado pelo zagueiro Mickäel Ciani, que deu a vitória ao Bordeaux sobre o Maccabi Haifa, em casa. O time impôs uma pressão alucinante, mas só conseguiu a vitória aos 38 minutos, após cobrança de escanteio que Ciani aproveitou e desviou de cabeça. O resultado mantém os Girondins invictos, agora com 4 pontos, enquanto os israelenses permanecem sem pontuar.

No outro jogo do grupo, que ganhou muito mais holofotes, Bayern de Munique e Juventus não saíram do zero no estádio Allianz-Arena. O time alemão foi ligeiramente melhor, mas não conseguiu marcar. Louis van Gaal, técnico do Bayern, e Ciro Ferrara, treinador da Juve, começaram o jogo com surpresas. Enquanto o primeiro barrou Mário Gómez para colocar o jovem Muller, o segundo barrou o brasileiro Amauri, que não marca um gol há 10 jogos, para colocar Trezeguet. O Bayern segue na liderança do grupo, com quatro pontos. A Juve não figura na zona de classificação, se contentando com o modesto 3º lugar com 2 pontos.

Classificação:

1º FC Bayern - 4
2º Bordeaux - 4
3º Juventus - 2
4º M. Haifa – 0

Grupo B

Duas vitórias pelo mesmo placar agitaram os dois jogos válidos pelo Grupo B. No acanhado estádio de Luzhniki, o CSKA se valeu pelo mando de campo e venceu o Besiktas por 2 a 1, na partida dos golaços. O primeiro foi de Dzagoev, que de fora da área, acertou o ângulo de Rustu. No segundo tempo, Krasic passou pelo marcador, pedalou pra cima do segundo, fintou e bateu no contrapé de Rustu. Outro golaço. No fim, Koybasi diminuiu para os turcos, em outro bonito gol.

Já o Manchester United sofreu, mas venceu de virada o bom time do Wolfsburg por 2 a 1. Os times fizeram um primeiro tempo equilibrado, mas os alemães, no contra-ataque, marcaram o primeiro. Hasebe cruzou e Dzeko se antecipou a Evra para mandar, de cabeça, pro fundo do gol. Três minutos depois, Giggs, cobrando falta, empatou para os Red Devils. Os ingleses viraram aos 33 minutos. Rooney cruzou para a área, Berbatov fez o pivô e tocou curto para Giggs. Ele tocou para Carrick, que da meia-lua, acertou o ângulo de Benaglio. Foi a segunda vitória do time, novamente com uma pitada de sofrimento.

Classificação:

1º Man Utd - 6
2º Wolfsburg - 3
3º CSKA - 3
4º Besiktas – 0

Grupo C

O bicho-papão do grupo, o Real Madrid, venceu mais uma. Os galácticos atropelaram o Marseille no segundo tempo, e golearam por 3 a 0. O primeiro tempo foi muito equilibrado, onde os goleiros Casillas, do Real, e Mandanda, do Marseille, foram muito exigidos. No segundo tempo, o que se viu foi uma avalanche espanhola, que começou com Cristiano Ronaldo. Ele recebeu lançamento longo de seu compatriota Pepe, e na saída do goleiro, tocou por baixo de Mandanda para abrir o placar. Três minutos mais tarde, o português sofreu um pênalti duvidoso de Diawara, que recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Na cobrança, Kaká deslocou o goleiro e marcou o dele. Mais três minutos e outro gol do Real, de novo de Cristiano Ronaldo. Benzema avançou pela ponta direita e deixou o craque livre, sem marcação, para tocar pras redes. Pelo que foi o segundo tempo, resultado justíssimo.

A decepção ficou por conta do Milan, que protagonizou outro vexame na temporada. Dessa vez foi derrotado pelo Zürich, em Milão, por 1 a 0. Diga-se de passagem, o gol da vitória foi muito bonito. O zagueiro e capitão da seleção finlandesa Tihinen aproveitou cobrança de escanteio, e de letra, marcou um golaço. O time do técnico Leonardo, de Thiago Silva e de Ronaldinho Gaúcho, que entrou no segundo tempo e não fez nada, já começa a ter seu trabalho contestado. Os torcedores temem por um novo vexame em mais uma temporada, que já virou rotina nos últimos anos.

Classificação:

1º Real Madrid - 6
2º Milan - 3
3º Zürich - 3
4º Marseille – 0

Grupo D

No último grupo, Chelsea e Porto foram os vencedores da rodada. O primeiro fez um dos piores jogos da rodada, contra o APOEL, no Chipre. No único lance de inspiração do time, o brasileiro Belletti, que atuou no meio-campo, fez ótima jogada na ponta direita e tocou curto para Anelka, que acertou o ângulo do goleiro cipriota. E foi só. Muito pouco pra outro time que até duas semanas estava embalado por ser o líder invicto da Premier League, e agora com duas más atuações seguidas, já começa a sofrer desconfiança do torcedor.

Falando em desconfiança do torcedor, os adeptos do Atlético de Madrid perderam de vez a paciência com o time. Os colchoneros foram novamente derrotados, desta vez para o Porto, fora de casa, por 2 a 0. Foi o sexto jogo do time na temporada, e os comandados de Abel Resino ainda não venceram. Falcão García, no segundo tempo, abriu o placar com outro gol de letra na rodada. Pouco depois, Bruno Alves aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou na trave de De Gea, que substituía Asenjo no gol espanhol, já que este está defendendo a seleção sub-20, e Roberto, o reserva imediato. No rebote, Rolando fez o gol decisivo.

Classificação:

1º Chelsea - 6
2º Porto - 3
3º APOEL - 1
4º Atlético Madrid - 1

Nenhum comentário: