terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Noite de gala premia os melhores do Brasileirão

Share |

Por Leonardo Martins


A temporada terminou e, como acontece em todo o final de campeonato, acontecem as premiações dos melhores. Na noite de ontem, no Teatro Municipal do Rio, aconteceu a festa “Craque do Brasileirão”, prêmio oficial da CBF para os melhores do campeonato brasileiro. Como campeão Brasileiro, o São Paulo dominou a premiação.

A festa reuniu diversas autoridades do mundo esportivo e político brasileiro e até internacional. Dentre estas autoridades estavam, o Ministro do Esporte, Orlando Silva, o Ministro da Cultura, Gilberto Gil e o Presidente da Conmebol, Nicolas Leóz. Assim como autoridades, a festa também contou com grandes nomes da história do futebol brasileiro, como Zagallo e Cláudio Adão. No palco do Municipal, não faltou samba, com as apresentações de Zeca Pagodinho, Martinho da Vila e Roberta Sá, que balançaram os convidados com o bom samba carioca.

Os campeões das três divisões, Bragantino na C, Coritiba na B e São Paulo na A, foram homenageados com a entrega do troféu de campeão. O clube do Morumbi dominou a premiação, foram 8 prêmios concedidos a jogadores do Campeão Brasileiro, dentre eles, 3 foram para o craque Rogério Ceni (goleiro, Craque da torcida e do Campeonato). O Flamengo ganhou como melhor torcida por tudo que ela fez durante o campeonato. O presidente flamenguista, Márcio Braga, exaltou a força da torcida do rubro-negro e prometeu que vai a Tóquio em 2008.

A festa teve duas premiações especiais, uma para o Atacante Romário, que fez seu milésimo gol na carreira durante a disputa do Campeonato Brasileiro. A outra foi a mais emocionante da festa, foi para a eterna “enciclopédia do futebol”, Nilton Santos, que está com a saúde frágil e não pôde comparecer ao evento, representando a Enciclopédia, subiu ao palco o presidente do Botafogo, clube que Nilton Santos defendeu durante toda a carreira, Bebeto de Freitas, que visivelmente emocionado, agradeceu em nome da família de Nilton pela homenagem oferecida.

A seleção do campeonato disputará um jogo contra a Seleção Olímpica, domingo, às 16h, no Estádio João Havelange, o Engenhão. Todos os premiados da noite foram:

Goleiro: Rogério Ceni (São Paulo)
Lateral Direito: Leonardo Moura (Flamengo)
Zagueiros: Breno e Miranda (São Paulo)
Lateral Esquerdo: Kleber (Santos)
Volantes: Hernanes e Richarlyson (São Paulo)
Meias: Ibson (Flamengo) e Valdívia (Palmeiras)
Atacantes: Josiel (Paraná) e Acosta (Náutico)
Artilheiro: Josiel (Paraná) – 20 gols.
Árbitro: Leonardo Gaciba (FIFA-RS)
Revelação: Breno (São Paulo)
Craque da Torcida: Rogério Ceni (São Paulo)
Craque do Campeonato: Rogério Ceni

Bola de Prata
Na tarde desta segunda-feira, houve a entrega da Bola de Prata, prêmio tradicional concedido pela Revista Placar que também premia os melhores do Campeonato Brasileiro. O jogador Thiago Neves, do Fluminense, ganhou a Bola de Ouro como melhor jogador do Campeonato e o atacante Dodô, do Botafogo, ganhou a chuteira de ouro como o artilheiro da temporada no Brasil .Os ganhadores da Bola de Prata foram:

Goleiro: Rogério Ceni (São Paulo)
Lateral Direito: Leonardo Moura (Flamengo)
Zagueiros: Breno (São Paulo) e Thiago Silva (Fluminense)
Lateral Esquerdo: Kleber (Santos)
Volantes: Hernanes e Richarlyson (São Paulo)
Meias: Thiago Neves (Fluminense) e Valdívia (Palmeiras)
Atacantes: Leandro Amaral (Vasco) e Acosta (Náutico)
Artilheiro: Josiel (Paraná) – 20 gols
Bola de Ouro: Thiago Neves (Fluminense)
Chuteira de Ouro: Dodô (Botafogo) – 68 pontos