sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Sul-Americana: Brasileiros vencem uma em cinco jogos

Share |

Por Gabriel Seixas

Ao final da primeira rodada da segunda fase da Sul-Americana, um balanço negativo para os brasileiros. Apenas dois dos cinco times do nosso país que estão na disputa, levam alguma vantagem pro jogo de volta. Sem contar que só o Botafogo venceu, mas podemos considerar o Fluminense em vantagem, pois conseguiu um empate com gols fora de casa, o que lhe dá direito de jogar por um 0 a 0 no Maracanã. As outras equipes decepcionaram: o Inter, em casa, só empatou. O Vitória foi presa fácil fora de casa, assim como o Goiás – que ainda esboçou uma reação, mal sucedida. Os destaques estrangeiros, nos outros jogos, ficaram por conta da LDU, do Equador, campeã da Libertadores de 2008, e do San Lorenzo, da Argentina, que golearam em casa sem sofrer gols. Confira um resumo dos oito jogos da fase de ida deste mata-mata:

River Plate-URU 4x1 Vitória

Há doze anos sem jogar competições contra times estrangeiros, o Vitória parece ter sentido a inexperiência, e foi goleado pelo River Plate ‘genérico’, o do Uruguai, por 4 a 1. Ao contrário do xará argentino, o mais tradicional, o River uruguaio conseguiu chegar a segunda fase e está muito próximo de passar mais uma eliminatória. A vantagem começou a ser construída com o grandalhão Córdoba, que marcou um gol no primeiro tempo e outro no início do segundo. O zagueiro Wallace descontou para os baianos, mas logo o brasileiro Andrezinho, que havia entrado no intervalo, marcou o terceiro gol – ele já havia participado do segundo gol do River. Minutos depois, Rodríguez deu o golpe final, que praticamente tirou o Vitória da Sul-Americana. Até porque, resta ao time encontrar forças para vencer, em casa, por 3 a 0. No mínimo.

Alianza Atlético-PER 2x2 Fluminense

O Fluminense desperdiçou uma boa chance de quebrar o jejum de dez jogos sem vitória, e mesmo enfrentando o fraco Alianza Atlético, vice-lanterna do campeonato peruano, o time ficou no quase. O Flu começou com um ritmo frenético, e logo marcou com o zagueiro Luiz Alberto, aproveitando jogada de João Paulo. Porém, um apagão no segundo tempo fez os tricolores levarem a virada, com gols de Aponte e do melhor jogador do time peruano, Valverde, cobrando falta com violência que resvalou em Diguinho. Conca, cobrando falta, conseguiu diminuir o vexame tricolor no Peru. É claro que no contexto da Sul-Americana o resultado foi bom, afinal, empate sem gols ou 1 a 1 dá a classificação aos cariocas. Mas é inaceitável um clube de tradição nacional empatar com o penúltimo colocado do campeonato peruano, com os devidos respeitos a tradição do futebol do Peru.

Vélez Sarsfield-ARG 3x2 Unión Espanhola-CHI

O atual campeão do Clausura argentino, o Vélez Sarsfield, começou na frente do placar, mas relaxou e teve de suar bastante para vencer o modesto Unión Espanhola, do Chile, por 3 a 2. O time argentino, que eliminou o rival Boca Juniors na fase anterior, começou na frente com gol de Rodrigo López. Porém, Ramírez e Raúl Estévez (atacante que era conhecido como ‘Pipa’ Estévez na sua passagem pelo Botafogo) viraram o placar. Como as coisas não estavam fáceis, o time teve de mostrar suas forças para virar com o zagueiro Otamendi, da seleção argentina, e com Zárate aos 48 do segundo tempo. Os argentinos precisam de um empate no jogo da volta para avançar. Já o Unión pode vencer por um gol de diferença até 2 a 1 que se classifica.

Botafogo 2x0 Emelec-EQU

A fase conturbada no Campeonato Brasileiro parece não afetar o Botafogo na Sul-Americana. Não foi uma exibição brilhante, pelo contrário. Mas os cariocas fizeram o suficiente para vencer o time limitado do Emelec por 2 a 0, no Engenhão. Ambos os gols foram de cabeça: No primeiro, o lateral Gabriel, principal alvo de críticas da torcida botafoguense no jogo, cruzou para Renato testar de cabeça para o gol. O segundo veio depois de jogada do zagueiro Juninho pela esquerda, fintando o marcador e cruzando na cabeça de André Lima, que fez o segundo. Com isso, o Bota pode até perder por um gol de diferença no jogo da volta que avança à próxima fase.

Internacional 1x1 Univ. de Chile

O esquema 3-5-2, que encantou a torcida do Inter em alguns jogos do Brasileirão, não funcionou contra a Universidad de Chile. Mesmo jogando no Beira-Rio, os colorados vacilaram e só empataram por 1 a 1. Os chilenos terminaram a primeira etapa na frente, quando Montillo foi avançando na intermediária, e sem marcação, bateu de fora e venceu Lauro. A blitz colorada no segundo tempo deu resultado apenas aos 31 minutos, quando Kleber invadiu a área e bateu na saída do goleiro, igualando o placar. Depois disso, a melhor chance da vitória foi do Inter, quando o zagueiro Indio acertou a trave. Empate sem gols no jogo da volta dá a classificação aos chilenos.

LDU de Quito 4x0 Lanús-ARG

O atacante Bieler, que apesar de ser argentino atua pela LDU, não teve pena dos compatriotas e marcou três dos quatro gols da vitória dos equatorianos, que praticamente lhes assegura a classificação antecipada. O jovem time do Lanús não resistiram ao ímpeto de jogo do adversário, e com seis minutos, já perdiam por 2 a 0, gols de Bieler. Ele de novo, cobrando pênalti, aumentou o placar aos 25 da primeira etapa. No último minuto, novo pênalti para a LDU. Dessa vez o experiente Edison Méndez foi pra cobrança, e também converteu. Com isso, o time de Quito pode perder por até três gols de diferença no jogo da volta, que avança a próxima fase para enfrentar Vélez Sarsfield ou Unión Espanhola.

San Lorenzo-ARG 3x0 Cienciano-PER

O San Lorenzo dominou a partida contra o Cienciano, e sem dificuldades, bateu o adversário por 3 a 0. Logo aos 12 minutos, o atacante Romeo, que voltou a ser titular da equipe com a saída de Bergessio para o Saint-Etienne, da França, abriu o placar. Ainda no primeiro tempo, Rovira aumentou. Na segunda etapa, Romeo tratou de marcar seu segundo gol, que faz com que seu time possa perder por até dois gols na partida de volta, no Peru.

Cerro Porteño-PAR 2x0 Goiás

O Goiás foi valente, sobretudo no segundo tempo, mas sofreu dois gols em falhas da defesa e complicou sua situação na Sul-Americana. Com um time misto, sem titulares como Júlio César, Iarley e Fernandão, os goianos conseguiram segurar o placar zerado até o intervalo, com destaque para um pênalti perdido pelo Cerro, em que o paraguaio Júlio dos Santos, ex-Grêmio e Atlético-PR, parou no goleiro Harlei. Mas, na segunda etapa, uma blitz paraguaia desnorteou o Goiás: Aos sete minutos, Dos Santos se recuperou do pênalti perdido e abriu o placar, de cabeça. Em outro lance de perigo, aos 20 minutos, o zagueiro Herner mandou nova cabeçada pro fundo das redes. O time brasileiro teve chances de ao menos descontar, mas esbarrou na falta de pontaria. Com isso, o esmeraldino precisa vencer por três gols de diferença, no Serra Dourada, para conquistar a classificação. No caso de 2 a 0 para os goianos, disputa de pênaltis.