domingo, 13 de setembro de 2009

F1: Barrichello vence e põe fogo no campeonato

Share |

Por Gabriel Seixas

O tradicional circuito de Monza foi palco de uma corrida emocionante, em que Rubens Barrichello teve atuação irretocável e saiu com sua segunda vitória seguida no campeonato, a 11ª na sua carreira. A tática certeira da Brawn ainda fez com que Jenson Button, o líder do Mundial, terminasse em segundo. Kimi Raikkonen, da Ferrari, completou o pódio. Assim, a briga pelo título desse ano ficou aparentemente possível apenas para os pilotos da Brawn, que esta consequentemente, deve ser a campeã do título de construtores.

A fila dos três primeiros era composta por Lewis Hamilton, da McLaren na pole position, o surpreendente Adrian Sutil, da Force India em segundo, e Raikkonen da Ferrari em terceiro – aliás, ele foi o único dos três que manteve o pódio obtido no grid de largada para o GP.

Hamilton, a duras penas, conseguia manter o primeiro lugar. Raikkonen logo ultrapassou Sutil e assumiu a segunda posição. Barrichello e Button começavam sua série de ultrapassagens, quando ambos passaram Kovalainen, da McLaren, e colaram nos três primeiros.

Os maiores concorrentes de Barrichello e Button na classificação tiveram uma corrida decepcionante. Mark Webber abandonou após ser tocado por Robert Kubica. Sebastian Vettel continuou na prova, mas com um desempenho abaixo do esperado. Conseguiu, ao menos, marcar um pontinho terminando em 8º lugar.

Fernando Alonso, após os incidentes envolvendo a Renault na investigação do GP de Cingapura, fez uma boa corrida e conseguiu um honroso quinto lugar. Quem surpreendeu mesmo foi a Force India: Além de Sutil quase ter terminado a prova no pódio, o seu companheiro, Liuzzi, estava fazendo uma corrida sensacional até ter que abandonar a prova por problemas no câmbio. Fisichella não fez muita coisa com a Ferrari. Nem mesmo marcar pontos.

Voltando a corrida, quando Hamilton, Sutil e Raikkonen fizeram seus primeiros pit stops, Barrichello e Button aproveitaram para assumirem 1º e 2º lugar, respectivamente, e de lá não saíram mais.

Hamilton tentou recuperar a ponta de todas as formas, e isso lhe custou caro. Mesmo fazendo várias voltas mais rápidas que os concorrentes, ele não obteve sucesso. Então, na última volta ele forçou demais, sofreu um acidente e provocou a entrada do Safety Car. O suficiente para que Barrichello solidificasse sua vitória. Para quem estava ameaçado de largar em 10º lugar por problemas no motor, o resultado foi mais do que excepcional.

Classificação do GP da Itália:

1º Rubens Barrichello (Brawn GP)
2º Jenson Button (Brawn GP)
3º Kimi Raikkonen (Ferrari)
4º Adrian Sutil (Force India)
5º Fernando Alonso (Renault)
6º Heikki Kovalainen (McLaren)
7º Nick Heidfeld (BMW Sauber)
8º Sebastian Vettel (RBR)

9º Giancarlo Fisichella (Ferrari)
10º Kazuki Nakajima (Williams)
11º Timo Glock (Toyota)
12º Lewis Hamilton (McLaren, abandonou)
13º Sebastien Buemi (STR, abandonou)
14º Jarno Trulli (Toyota, abandonou)
15º Romain Grosjean (Renault, abandonou)
16º Nico Rosberg (Williams, abandonou)
17º Vitantonio Liuzzi (Force India, abandonou)
18º Jaime Alguersuari (STR, abandonou)
19º Robert Kubica (BMW Sauber, abandonou)
20º Mark Webber (RBR, abandonou)

Legenda:

Pódio
Marcaram pontos
Completaram a prova sem pontos
Abandonaram

Classificação dos Pilotos:

1º Jenson Button (ING, Brawn GP) - 80 pontos
2º Rubens Barrichello (BRA, Brawn GP) – 66 pontos
3º Sebastian Vettel (ALE, RBR) - 54 pontos
4º Mark Webber (AUS, RBR) – 51,5 pontos
5º Kimi Raikkonen (FIN, Ferrari) - 40 pontos
6º Nico Rosberg (ALE, Williams) – 30,5 pontos
7º Lewis Hamilton (ING, McLaren) - 27 pontos
8º Jarno Trulli (ITA, Toyota) – 22,5 pontos
9º Felipe Massa (BRA, Ferrari) - 22 pontos
10º Heikki Kovalainen (FIN, McLaren) - 20 pontos
11º Fernando Alonso (ESP, Renault) - 20 pontos
12º Timo Glock (ALE, Toyota) - 16 pontos
13º Nick Heidfeld (ALE, BMW Sauber) - 12 pontos
14º Giancarlo Fisichella (ITA, Ferrari) – 8 pontos
15º Robert Kubica (POL, BMW Sauber) - 8 pontos
16º Adrian Sutil (ALE, Force India) - 5 pontos
17º Sebastien Buemi (SUI, STR) - 3 pontos
18º Sebastien Bourdais (FRA, STR) - 2 pontos
19º Kazuki Nakajima (JAP, Williams) - 0 pontos
20º Jaime Alguersuari (ESP, STR) - 0 pontos
21º Romain Grosjean (FRA, Renault) - 0 pontos
22º Vitantonio Liuzzi (ITA, Force India) - 0 pontos

Classificação dos construtores:

1º Brawn GP – 146 pontos
2º RBR – 105,5 pontos
3º Ferrari – 62 pontos
4º McLaren – 47 pontos
5º Toyota – 38,5 pontos
6º Williams – 30,5 pontos
7º BMW Sauber – 20 pontos
8º Renault – 20 pontos
9º Force India – 13 pontos
10º STR – 5 pontos

Aleluia: Grêmio vence fora de casa

Share |

Por Leonardo Martins


Em mais uma partida valida pela 24ª rodada, o Náutico recebeu o Grêmio revivendo a Batalha dos Aflitos. Em um bom jogo, o Grêmio, finalmente, conseguiu a 1ª vitória longe de casa ao vencer por 2 a 0 e subiu na classificação.

Os gremistas contaram com o retorno de Maxi Lopez, ausente a 5 jogos por contusão. Com esse reforço de peso, o Grêmio se houve bem no jogo e contou com sua especialidade, o jogo aéreo para vencer o péssimo gramado dos Aflitos. Aos 17, Tcheco cruzou e Souza apareceu livre para cabecear para o gol, abrindo o placar nos Aflitos. Aos 24, Acosta saiu contundido para dar lugar a Márcio Barros. Mas o Grêmio continuara a dominar o jogo e a criar boas chances.

Aos 26, Jonas fez uma ótima jogada para ampliar o marcador. 2 a 0 e o fantasma de jogos sem vitórias fora de casa estava sendo exorcizado. O Náutico sofria com as contusões. Geninho teve que mudar novamente o time. Patrick saiu machucado e deu lugar a Sidny. O time pernambucano exigiu o goleiro Victor por duas vezes na 1ª etapa, mas foi só.

Na segunda etapa, a falta de qualidade do ataque do timbu falou mais alto e o time praticamente não assustou o gol de Victor. Já o Grêmio passou a administrar as ações, nem a expulsão de Maxi Lopez mudou a história do jogo. Geninho colocou 3 atacantes, mas foi em vão.

Final de jogo e alivio da 1ª vitória gremista fora de casa dentro do Campeonato Brasileiro. O Grêmio joga em casa contra o Fluminense. Enquanto o Timbu recebe o Atlético-MG nos Aflitos.

Outro jogo

Barueri 3x1 Goiás

Na Arena Barueri, o Barueri reencontrou com a vitória ao derrotar o Goiás por 3 a 1. Márcio Careca abriu o placar para a equipe branca, Vitor empatou para os esmeraldinos. Na segunda etapa, Thiago Humberto e Basílio marcaram os gols da vitória do Baruba.

Amanhã, os detalhes do Clássico dos desesperados entre Botafogo x Fluminense e a derrota do líder Palmeiras em Salvador aqui no Esporte é Vida

Cruzeiro vence e mantém boa fase fora de casa

Share |

Por Leonardo Martins


Em um dos clássicos da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro foi a Porto Alegre querendo se recuperar da derrota em casa ao enfrentar o Inter. A equipe colorada procurava a liderança, mas teve seu objetivo barrado com a derrota por 3 a 2.

O Cruzeiro teve Elicarlos na lateral direita no lugar do machucado Jonathan. O Inter contou com a volta de Sandro, que estava na Seleção Principal, mas teve Giuliano fora por conta da Seleção Sub-20.

Ao contrario do ano passado, onde a equipe azul tinha muitos problemas quando atuava fora, esse ano, o Cruzeiro joga bem melhor e hoje foi mais um exemplo disto. Desde o inicio a equipe mineira dominou o jogo. Logo no 1º minuto, Lauro salvou o gol de Thiago Ribeiro. Um pouco depois, Fabrício apareceu como surpresa na área, mas o cabeceio foi para longe. Na sequencia, Soares quase fez, mas Guiñazu salvou.
O Inter acordou. Alecsandro exigiu uma ótima defesa de Fábio em cabeceio após cruzamento de D’Alessandro. Taison ainda perdeu ótima chance ao chutar para fora. Estes lances foram antes dos 10 minutos.

Aos 18, Elicarlos derrubou Taison na área, mas o juiz ignorou o pênalti. A esta altura, a torcida já explodira com o gol do Vitória em Salvador, era o Inter voltando a liderança. O Inter voltou a ter uma ótima chance quando Kleber cruzou e Fabiano Eller cabeceou na trave. Mas os gols aconteceram de pênalti.

Aos 28, Magrão foi derrubado por Leonardo Silva. Alecsandro bateu bem e abriu o placar para os colorados. Aos 35, foi a vez de Thiago Ribeiro ser derrubado por Guiñazu. Gilberto bateu com categoria e empatou para os mineiros.

No segundo tempo, o Inter voltou disposto a ser líder. Sandro, no 1º minuto, acertou um chutaço, mas Fábio fez ótima defesa no reflexo. Mas o juiz voltou a prejudicar os gaúchos. Aos 7, Soares cruzou e Gilberto cabeceou no canto de Lauro, virando o jogo para a equipe azul. Gilberto estava 29cm adiantado, ou seja, gol ilegal marcado.

Com a vantagem, Adilson fez modificações defensivas. Primeiro, promoveu a estréia de Patrick no lugar de Soares. Depois, outra estréia, Cláudio Caçapa entrou no lugar de Elicarlos. Era 3 zagueiros, 3 volantes e apenas 1 atacante. O Inter reforçou o ataque com Andrezinho e Edu no lugares de Sandro e Taison.

As modificações fizeram com que a equipe da casa empatasse o jogo. Aos 29, Andrezinho bateu falta com perfeição e empatou o jogo. Mas no minuto seguinte, Patrick apareceu na área e chutou para a defesa de Lauro que deu rebote bem aproveitado por Thiago Ribeiro. 3 a 2 Cruzeiro e o Beira-Rio estava triste.

Nos últimos minutos, as duas equipes foram ao ataque, mas o Cruzeiro esteve mais próximo do 4º gol que o inter do empate. O jogo terminou com ótima vitória cruzeirense e o time foi para o 5º jogo seguido sem derrotas fora de casa.

Depois do Inter, o Cruzeiro volta a enfrentar um time que disputa a liderança. Joga contra o líder Palmeiras em Belo Horizonte. O Inter vai a Salvador enfrentar o Vitória.

Outro jogo

Atlético-MG 2x1 Atlético-PR

No duelo dos atléticos, o Galo reencontrou a vitória no Mineirão, mas foi sofrida. No sufoco, de virada por 2 a 1 e permanece na briga pela Libertadores. No 1º tempo, Alex Mineiro fez para o Furacão, Renteria empatou. No finalzinho, Diego Tardelli fez um lindo gol e garantiu a vitória para o Galo.

Flamengo vence e convence contra o Sport

Share |

Por Gabriel Seixas

O torcedor esperou um bom tempo, mas na 24ª rodada, os rubro-negros cariocas puderam ver o Flamengo jogando como Flamengo. Desde o início do jogo, o time carioca tomou conta da partida, empurrado por atuações individuais de grande destaque, sobretudo do aniversariante Petkovic (que fez 37 anos) e de Adriano, que marcou dois gols e se isolou na artilharia do campeonato. Zé Roberto, que também teve boa atuação, completou o placar de 3 a 0, que faz o time voltar a sonhar com a Libertadores do ano que vem. O Sport sentiu o baque de um gol sofrido logo aos três minutos, e ainda no primeiro tempo perdeu o capitão Durval, expulso. Os pernambucanos continuam afundados na zona do rebaixamento, e pra piorar, têm mais um confronto fora de casa na próxima rodada, contra o Atlético Paranaense.

Ousadia é a palavra chave

Andrade sabia que a vitória era imprescindível para as pretensões do Flamengo de chegar a Libertadores. Sem o volante Willians, maior ladrão de bolas do campeonato, expulso na rodada passada, o treinador resolveu mudar o esquema do time: colocou o meia atacante Zé Roberto auxiliando Petkovic na armação. E deu certo. O time foi muito mais incisivo na frente, e chegou ao gol do Leão várias vezes na partida, podendo marcar muito mais que três gols.

O Sport pecou por também apostar num esquema ofensivo para surpreender o Fla. A intenção de Péricles Chamusca era colocar um jogador com as mesmas características de Luciano Henrique para a armação. Então, fez a estreia de Paulinho, que não teve boa atuação nem no sistema ofensivo, e muito menos no defensivo. Com dois meias de características ofensivas, e mais dois atacantes, o time pernambucano deu muitos espaços para o Flamengo jogar, sobretudo quando o zagueiro Durval foi expulso, complicando de vez a situação dos pernambucanos.

Imperador e Gringo decidem a parada para o Fla

O Flamengo começou com um ritmo frenético, embalado pela mudança de esquema, e porque não de atitude, que lhe faltou contra o Atlético-PR na rodada passada. Adriano voltava ao time após defender a seleção brasileira. E pra quem diz que a camisa do Brasil “faz mal” ao jogador quando volta ao clube, o Imperador tratou de negar essa afirmação: Ele recebeu um lançamento milimétrico de Petkovic, matou no peito e ajeitou para a perna esquerda, acertando o ângulo do goleiro Magrão: Golaço, para explodir a nação rubro-negra no Maraca. Isso logo aos três minutos.

O Sport sentiu o gol, e permitiu as descidas dos jogadores rubro-negros, sobretudo de Adriano. Ele recebeu cruzamento da esquerda, matou no peito e acertou um voleio, pra fora. Novamente o camisa 10 do Fla entrou em ação, quando colocou Denis Marques na cara do gol. O atacante se enrolou quando tentou driblar Magrão, e foi parado pelo goleiro.

Aliás, a única investida do time pernambucano no primeiro tempo foi na principal característica da equipe: a bola parada. Paulinho cobrou falta rente ao gol de Bruno. Realmente, nada ia bem para o Sport. A dupla de zaga estava perdida, sobretudo Juliano, que atuava pela direita. Os alas, Élder Granja e Dutra, eram facilmente superados por Léo Moura e Everton, do Flamengo. E na criação de jogadas, Fabiano e Paulinho ficaram devendo, fazendo com que Wilson e Arce mal aparecessem na partida.

O Flamengo aproveitou as limitações técnicas do adversário para marcar mais um gol. Petkovic, que estava fazendo 37 anos, deu mais uma assistência. Dessa vez para Zé Roberto, que entrou pela direita e bateu no contrapé de Magrão, fazendo 2 a 0 para os cariocas.

Ainda deu tempo para, antes do intervalo, o capitão Durval, do Sport, ser expulso. Ele parou Denis Marques próximo a área, e como era o último homem, recebeu o vermelho direto. A situação já estava ruim, mas conseguiu ficar pior. Péricles Chamusca, carrasco do Flamengo na fatídica final da Copa do Brasil de 2004 contra o Santo André (Chamusca dirigia o Ramalhão), colocou o zagueiro César no lugar de Arce, para tentar estabilizar o sistema defensivo.

Magrão minimiza o vexame do Sport

O jogo recomeçou com o Flamengo explorando a fragilidade da defesa do Sport na bola aérea. Nos primeiros minutos, Léo Moura cruzou para Adriano, que de cabeça, mandou pra fora. Minutos depois, foi a vez de Álvaro cabecear, mas dessa vez Magrão trabalhou fazendo boa defesa.

Com apenas 14 minutos, começou a brilhar ainda mais a estrela do goleiro Magrão. Ele impediu outra tentativa de voleio de Adriano, mandando a bola para escanteio. Na cobrança, Álvaro apareceu novamente livre para cabecear, e Magrão teve de trabalhar novamente para evitar o terceiro gol.

A atuação do Flamengo era mesmo de encher os olhos. Os alas começaram com uma postura mais defensiva, mas logo se soltaram, pois o jogo não exigia que o Fla priorizasse a defesa. Maldonado, e principalmente Álvaro, já mostram entrosamento no sistema defensivo do Fla, que está “invicto” há três jogos. Na armação, Petkovic e Zé Roberto se entenderam muitíssimo bem, e infernizavam a defesa pernambucana. Na frente, nem se fala. Adriano era a figura do jogo. De fato, a seleção brasileira o deixou mais leve.

Ele exigiu reflexo de Magrão, quando completou, de cabeça, um cruzamento da esquerda de Everton. Minutos depois, quem apareceu foi Petkovic, que surpreendentemente aos 30 minutos do segundo tempo, com seus 37 anos, deu uma arrancada, chutou forte e exigiu outra ótima defesa do inspirado Magrão.

Adivinha quem apareceu aos 33 minutos? Sempre ele, Magrão. E foi novamente Petkovic que atazanou a vida do goleiro pernambucano, numa bela cobrança de falta em que Magrão evitou o gol.

Com o jogo ganho, Andrade aproveitou para descansar jogadores como Denis Marques, que cedeu lugar a Fierro – passando Zé Roberto para o ataque -, e Petkovic, que saiu ovacionado com os gritos de “Pet, Pet!” para a entrada de Erick Flores, que voltou a atuar pelos profissionais após a frustrante não-convocação para o Mundial Sub-20 pela seleção brasileira. Mesmo mudado, o Flamengo conseguiu fazer o terceiro gol nos minutos finais, mais precisamente aos 44 do segundo tempo: Léo Moura cobrou escanteio e Adriano achou espaço entre os defensores do Sport para cabecear no canto de Magrão, que dessa vez não pôde evitar a tragédia. 3 a 0, e poderia ter sido mais. Ah, e Adriano se isolou na artilharia do Brasileirão com 12 gols, podendo ser alcançado por vários jogadores ainda neste domingo.

Com o resultado, o Flamengo pula momentaneamente para o 8º lugar com 34 pontos, mesmo número do Avaí. O Sport terminará a rodada em 19º com 20 pontos, mesmo que o Fluminense, que está na lanterna com 17, vença o Botafogo – afinal, os cariocas teriam uma vitória a menos que os pernambucanos.