domingo, 27 de novembro de 2011

O Show do Brasileirão – 27/11/11

Share |

O Brasileirão da Série A teve a última rodada disputada na tarde deste domingo com os 10 jogos da rodada disputados ao mesmo tempo. Por isto, muita emoção rolou nas disputas em jogo pelo título, Libertadores ou rebaixamento. O Blog traz um resumo destes jogos.

O Corinthians quase conquistou o título hoje. Foi a Florianópolis e a torcida dividiu o estádio com a torcida do Figueirense, ainda postulante a Libertadores e a surpresa do Campeonato. Quem esperava um jogo difícil para o líder acertou, pois o Figueira endureceu o jogo e criou muitas dificuldades para o time paulista, mas a maior qualidade do time corintiano falou mais alto e a vitória veio com um gol solitário do artilheiro Liédson. A torcida já comemorava o título com o final do jogo e o empate do Vasco diante do Fluminense, mas no último minuto do jogo do Engenhão, o cruzmaltino fez o gol que adiou a definição do título para a última rodada. O Corinthians precisa só de um empate para chegar ao penta no último jogo contra o rival Palmeiras. Já o Figueirense tem situação complicada na disputa pela Libertadores, pois depende de uma vitória contra o rebaixado Avaí e mais secar os outros postulantes a vaga pela Libertadores.

O Corinthians só não comemorou o título pois o Vasco conseguiu um gol no final do jogo no Clássico contra o Fluminense, que também disputava o título. O Engenhão estava lotado e o jogo foi bem disputado. Os gols saíram no segundo tempo, quando o Corinthians havia feito um gol em Florianópolis, o Cruzmaltino marcou com Alecsandro, Fred empatou e dava o título para o vencedor do jogo em Florianópolis. Quando os corintianos já ensaiavam uma comemoração, o meia Bernardo fez o gol e explodiu a parte preta do Engenhão. O Vasco só fica com o título se vencer o rival Flamengo e o Corinthians perder o seu clássico contra o Palmeiras. Já o Fluminense está na Libertadores e joga tranqüilo contra o Botafogo

Por falar no Flamengo, o rubro-negro fez uma partida em que a raça se sobressaiu contra o, também, postulante a Libertadores, o Internacional. A Libertadores está mais próxima com a vitória por um placar magro no confronto direto. Mas o jogo foi difícil para os flamenguistas, porque os gaúchos dominaram as ações, porem, esbarraram no goleiro Felipe. O gol da vitória veio com Ronaldinho, que viveu semana complicada com a divulgação de vídeo onde ele a imagem dele é denegrida. O Inter agora precisa de uma vitória no clássico grenal e de um tropeço de Coritiba ou do próprio Flamengo, que precisa apenas de um empate para conseguir a vaga na Libertadores.

O Coriiba foi o grande vencedor da rodada e assumiu o quinto lugar com uma vitória suada sobre o rebaixado Avaí em casa por 1 a 0. O Coxa foi favorecido com as derrotas dos clubes postulantes a Libertadores e virou forte candidato a uma vaga na competição sul-americana. O gol da vitória veio com o zagueiro Jeci e o time paranaense depende só de uma vitória no clássico contra o desesperado Atlético.

O São Paulo foi um desses times que facilitou a entrada paranaense no G-5. O Palmeiras entrou em campo disposto a atrapalhar a vida do rival e conseguiu com a vitória por 1 a 0 no Pacaembu. O Tricolor, muito instável nos últimos jogos, não conseguiu jogar bem e o gol saiu em mais uma falta cobrada com perfeição por Marcos Assunção. Depois de atrapalhar a vida do São Paulo, os palmeirenses esperam atrapalhar o outro rival, o Corinthians, na briga pelo título, já que Corinthians e Palmeiras se enfrentam na última rodada. Já o Tricolor viu a Libertadores ficar longe e agora precisa de uma combinação de resultados para se chegar a ela.

A mesma situação é para o Botafogo, que hoje foi goleado pelo Atlético-MG por 4 a 0. O Galo, que brigou o Campeonato todo para fugir do rebaixamento, finalmente se livrou do risco de voltar a segundona. Já o alvinegro se distanciou da zona da Libertadores e se vê em situação complicada. O destaque do jogo foi André que marcou dois gols. De quebra, o Atlético pode terminar o ano com uma grande conquista, rebaixar o rival Cruzeiro na última rodada.

Por falar na Raposa, ela continua seu sofrimento para sair da briga pelo rebaixamento. Quase conseguiu hoje no confronto direto contra o Ceará em um Presidente Vargas lotado. O jogo foi digno de Libertadores, mas valia para o Cruzeiro a saída de vez da briga pelo rebaixamento e a definição dos dois últimos rebaixados, dependendo dos resultados. E foi um jogo disputado em que os dois times buscaram a vitória, mas ela não veio e ficou para a última rodada a definição dos rebaixados com o empate em dois gols. O Vovô abriu o placar com Osvaldo, mas Anselmo Ramon e Ortigoza iam garantindo o fico azul com a vitória de virada, porém, Daniel Marques conseguiu o gol de empate e adiou toda a definição para a última rodada. O Cruzeiro precisa de uma vitória sobre o rival Galo e o Ceará precisa de uma vitória sobre o Bahia somada a um tropeço azul.

Quem precisa que os dois tropecem na última rodada para garantir a permanência na primeira divisão é o Atlético-PR. O Furacão poderia ter tido uma situação mais tranqüila, mas perdeu para o já rebaixado América em Uberlândia por 2 a 1 e viu o rebaixamento ficar mais perto. O América jogou melhor e mereceu a vitória. Kempes e Gilson marcaram para o Coelho e Paulo Baier diminuiu para os paranaenses, que precisam de vitória sobre o rival Coritiba somada a tropeços de Ceará e Cruzeiro para conseguir sair do Z-4.

O Bahia conseguiu a permanência em um grande resultado ao empatar com o time titular do Santos, que vai disputar o Mundial por 1 a 1 em uma Vila Belmiro lotada. O clima era de despedida para o Santos, já que foi o último jogo em casa antes de ir para o Japão. Souza abriu o placar para os nordestinos, mas Neymar empatou.

E o único jogo que não valeu muita coisa foi o empate em dois gols entre Grêmio e Atlético-GO. Os dois times estão próximos da Sul-Americana e jogam por ela na última rodada.

Série B

O último classificado para a elite foi o Sport, que precisava da vitória em Goiânia para conseguir o acesso. Mas o Vila Nova dificultou as coisas para o Leão e só cedeu o gol do acesso pernambucano aos 30 do segundo tempo com Bruno Mineiro.

A última vaga do rebaixamento a terceirona foi do Icasa que perdeu por 2 a 0 para a campeã Portuguesa.

Os acessos a elite foram para Portuguesa, Campeã, Náutico, Ponte Preta e Sport. Os rebaixados a terceira divisão foram Icasa, Vila Nova, Salgueiro e Duque de Caxias.

Série C

No jogo de ida da final, o Joinville colocou a mão na taça ao vencer o CRB em Alagoas por 3 a 1 e joga com enorme tranqüilidade em Santa Catarina podendo perder por 2 gols de diferença para conseguir o título da terceira divisão.