quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Messi garante o triunfo hermano

Share |
Por Leonardo Martins

A tarde de hoje foi marcada por um clássico entre brasileiros e argentinos na cidade de Doha no Catar. O jogo marcou o encontro de Ronaldinho Gaúcho e Messi e também, o primeiro grande teste de Mano Menezes a frente do comando técnico do Brasil. Foi um grande jogo em que a Argentina se valeu do talento de Messi para ganhar por 1 a 0.

O Brasil iniciou o jogo com o trio Neymar, Robinho e Ronaldinho, que voltara a Seleção após um ano e meio sem atuar pela camisa amarela da seleção brasileira. Do outro lado, tinha os ótimos atacantes Messi e Higuain, além da grande sensação da temporada italiana, Pastore, no meio. Os ingredientes para um grande jogo.

O início do jogo mostrou duas potencias do futebol mundial com muita vontade, principalmente por se tratar de um clássico sul-americano. O Brasil teve maior domínio de bola nos primeiros minutos, enquanto que a Argentina inistia nas jogadas com Messi, mas a marcação brasileira se mostrou eficiente. Os hemanos tentaram o gol com Zanetti, aos seis minutos, mas o chute ficou fácil para defesa de Victor. Aos oito Ramires desviou de dentro da área, mas Romero também defendeu com tranqüilidade.

O toque de bola da Seleção Brasileira ainda envolvia os argentinos e mais uma chance foi criada aos 18. Daniel Alves invadiu a área pelo lado direito e chutou forte, mas a bola explodiu no travessão de Romero. Aos 21, Neymar cruzou rasteiro do lado esquerdo e Mascherano quase marca gol contra ao fazer o corte pela linha de fundo. No minuto seguinte, Ronaldinho Gaúcho tenta de calcanhar de dentro da pequena área, mas o toque sai fraco e Romero defende no centro do gol.

Mesmo pressionada, a Argentina provou que pode ser forte também na bola parada. Aos 28, após cobrança de escanteio, Pareja desviou de cabeça e Victor fez a defesa no canto esquerdo. Na sobra, Higuaín chutou forte e o arqueiro brasileiro salvou novamente, porém, a arbitragem já assinalava impedimento do argentino. Messi também levou perigou ao gol da Seleção. Aos 38, o jogador do Barcelona chutou de fora da área e a bola acertou justamente na junção da trave com o travessão no ângulo direito. Mas o primeiro tempo terminou sem gols.

Na etapa final, o futebol brasileiro continuou com passes envolventes, mas a marcação da Argentina estava funcionando bem. Aos oito minutos, Ronaldinho avançou pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro para Neymar, porém, Romero saiu bem e defendeu nos pés do atacante do Santos. Aos 11, a Argentina chegou com perigo. Lavezzi, que entrou no lugar de Higuaín, cruzou da direita e Victor evitou o gol com a ponta dos dedos. Na sobra, Messi chutou forte e a bola explodiu na zaga do Brasil.

Relembrando a dupla do começo do ano, Neymar e Robinho fizeram excelente jogada e a Seleção por muito pouco não abriu o placar. Aos 17, Neymar avançou pelo lado direito, e serve para Robinho. Dentro da área, o atacante chutou cruzado e Romero saltou no canto esquerdo e fez a defesa com a ponta dos dedos, mandando pela linha de fundo. As duas seleções passaram a se arriscar menos no final do jogo, como se o empate estivesse de bom tamanho.

Dessa maneira, os técnicos aproveitaram para fazer alguns testes. Pelo lado do Brasil, o técnico Mano Menzes tirou Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Ramires para as entradas de Douglas, André e Jucilei, respectivamente. Por outro lado, Sérgio Batista ainda sacou Pastore para a entrada de D’Alessandro, meia do Internacional. Aos 46 minutos, veio o lance mais importante do jogo. Em uma falha gritante do meio-campo brasileiro, Messi recebeu passe de Lavezzi, avançou com liberdade e chutou da entrada da área. A bola foi rasteira no canto esquerdo de Victor: 1 a 0.

E foi o fim da invencibilidade de Mano Menezes no comando técnico da Seleção Brasileira. O Brasil volta a campo no ano que vem quando enfrenta a França em Saint-Denis.