quarta-feira, 21 de abril de 2010

Bayern vence Lyon e se aproxima da final da Champions League

Share |

Por Gabriel Seixas

- No jogo de ida das semifinais da Champions League, o Bayern de Munique fez valer o mando de campo e derrotou o Lyon por 1 a 0, jogando pelo empate na partida de volta, em Lyon. O gol do jogo, pra variar, foi marcado pelo holandês Robben.

- O jogo foi pegado, com duas expulsões, e apesar de ter carecido de brilho técnico, foi agradável de assistir. Louis van Gaal e Claude Puel, técnicos de Bayern e Lyon, respectivamente, tiveram problemas para montar seus times. van Gaal não contou com os suspensos Badstuber e van Bommel, que foram substituídos pelo jovem Contento e pelo holandês Pranjic. Do lado francês, além dos desfalques, Puel resolveu inventar na escalação: deixou Michel Bastos no banco, optando por Ederson no meio-campo, e escalou o artilheiro Lisandro Lopez, visivelmente fora de forma, no lugar de Gomis.

- As melhores ações da partida eram do Bayern, que chegava mesmo com perigo nas bolas paradas. Ribéry quase marcou um gol olímpico, e no lance seguinte, em nova cobrança de escanteio, Schweinsteiger não soube aproveitar falha do goleiro Lloris na saída do gol, e sozinho, cabeceou pra fora. As jogadas eram concentradas mais pelo flanco esquerdo, com Ribéry, enquanto Robben era muito bem marcado por Cissokho do outro lado.

- O Lyon chegou pela primeira vez com perigo apenas aos 30 minutos, num chute da entrada da área de Ederson, que bateu na zaga e saiu pela linha de fundo. Sete minutos depois, o árbitro Roberto Rossetti expulsou Ribéry, que simplesmente solou Lisandro Lopez no campo de ataque alemão. Expulsão boba, porém justa. Com um a mais, os franceses cresceram no jogo, e só não marcaram num chute de longa distância de Källström porque Butt fez grande defesa.

- Na etapa final, um lance determinante para o andamento do jogo. Toulalan recebeu amarelo pelo Lyon, e 160 segundos depois, recebeu mais um e foi pro chuveiro mais cedo. Como era o único jogador “amarelado” do Lyon, nada mais óbvio do que ser o alvo para o árbitro Rossetti expulsá-lo quando tivesse a oportunidade. E foi o que aconteceu.

- A expulsão fez o Bayern crescer no jogo, assim como Robben, que passou a se movimentar mais pelos dois flancos. Com Tymoschuk e Mario Gomez nos lugares de Olic e Pranjic, foi Schweinsteiger quem teve a chance de colocar o Bayern na frente, quando o alemão driblou Cris e bateu de direita, pra fora.

- Visivelmente melhor em campo, o Bayern abriu o placar aos 24 minutos com um jogador capaz de decidir uma partida: Arjen Robben. O camisa 10 holandês fez o seu gol característico, dominando a bola pela direita, cortando pro meio e soltando um petardo de perna esquerda. O leve desvio da pelota na cabeça de Müller traiu o goleiro Lloris, que nada pôde fazer.

- Sem recursos, o Lyon não fez por onde empatar o jogo. Apesar da entrada de Michel Bastos no lugar de Ederson, o time continuou inoperante no sistema ofensivo, e agora precisa vencer no jogo da volta (e sem sofrer gols, de preferência) se quiser se classificar. O Bayern já sabe o caminho para a classificação: com Robben inspirado, azar dos adversários. Mas não se anime muito, torcedor bávaro: nada veio fácil na campanha do time na Champions, e dificilmente virá nas semifinais. O jogo em Gerland promete.