quinta-feira, 29 de maio de 2008

Riquelme dá show, mas Fluminense arranca empate na Argentina

Share |

Por Leonardo Martins



Na noite desta quarta-feira, em Avellaneda na grande Buenos Aires, o Fluminense fez o 1º jogo pelas semifinais da Libertadores contra o Boca Juniors. A equipe brasileira não temeu os argentinos e conseguiu um excelente empate por 2 a 2.

Como era esperado, os argentinos partiram para cima do Flu, mas os brasileiros não se intimidaram e equilibraram o jogo. Foi da equipe carioca a 1ª chance da partida, Thiago Neves chutou com perigo. O Boca começou a tocar a bola e a envolver o time brasileiro. Foi em um lance desses que os argentinos marcaram o 1º gol. Após boa jogada, Palácio cruza rasteiro e o craque argentino Riquelme empurrou a bola para o fundo das redes. Festa argentina em Avellaneda. Mas a resposta carioca foi rápida e certeira. Aos 15 minutos, Thiago Neves cruza na área e Thiago Silva sobe mais do que a zaga argentina para empatar a partida. 1 a 1.

Depois dos gols, o Boca continuou em cima dos brasileiros. Riquelme era um maestro em campo, mas sua vida era dificultada devido a boa marcação de Arouca. O Boca quase chegou ao 2º em um chute de Chavez que bateu no travessão. O Flu não deixava os argentinos criarem chances maiores. A zaga carioca trabalhava muito bem e era segura. Os argentinos chegaram novamente com Dátolo que chutou com perigo. Mas a última chance do 1º tempo foi da equipe tricolor. Júnior César entrou com perigo na área e chutou cruzado, a bola passou perto, mas ele poderia ter cruzado que Washington tinha boa posição para marcar.

Os Xeneizes voltaram com tudo na 2ª etapa e o Fluminense recuou. Resultado, uma pressão incrível dos argentinos aconteceu. Nesta fase do jogo brilhou a estrela de Fernando Henrique, o goleiro tricolor fez 2 milagres seguidos em cabeçadas de Palermo e Paletta. Chavez ainda assustou o gol brasileiro em um chute de longe. Mas o craque argentino voltou a aprontar aos 19 minutos. Riquelme bate falta com maestria e marca o 2º dos argentinos. Após o gol, o técnico Renato Gaúcho mudou seu centroavante, Washington deu lugar a Dodô.

Mas antes de sair, o camisa 9 desperdiçou boa chance de empatar ao aproveitar um cruzamento e o goleiro argentino defendeu. Mesmo tímido em campo, os brasileiros chegaram novamente ao empate. Aos 31, Thiago Neves acertou um bom chute, mas contou com a ajuda de Migliore que falhou feio para empatar a partida. Aos 35, Palácio mandou a bomba e Fernando Henrique fez ótima defesa. Nos últimos minutos, os portenhos continuaram pressionando, mas o tricolor segurou o excelente resultado que trouxe de terras argentinas.

O Fluminense pode até empatar por 0 a 0 ou 1 a 1 que chegará a final inédita da Libertadores. E para isto contará com sua torcida que lotará o Maracanã na partida de volta, semana que vem.

Na outra semifinal, América do México e LDU do equador empataram por 1 a 1 na capital mexicana e também vão decidir na próxima semana, uma vaga na final.