segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Giro Esportivo

Share |
Por Leonardo Martins

- Hamilton com a mão no título

Uma corrida confusa e com muitas surpresas marcou o GP do Japão de Fórmula 1, disputado na madrugada de domingo. A corrida foi disputada sob uma chuva torrencial e só 10 carros completaram a corrida devido as batidas. Quem se saiu bem desta confusão foi o inglês Lewis Hamilton que ganhou a corrida e colocou a mão no titulo, abriu 12 pontos do espanhol Fernando Alonso, que bateu durante a corrida. Hamilton pode ser campeão na próxima corrida no próximo domingo em Xangai na China. Os filandeses Kovalainen e Rakkonen completaram o pódio no Japão. Felipe Massa terminou em 6º e Rubens Barrichello não completou a corrida.

- É campeão

A seleção feminina de vôlei faturou ontem o título do Campeonato Sul-Americano disputado no Chile. As meninas derrotaram as peruanas na decisão por 3 sets a 0 (25/20, 25/17 e 25/15), com o título o Brasil garantiu a vaga na Copa do Mundo em novembro no Japão, competição que vale vaga para as Olimpíadas de Pequim.

- Vôlei de Praia

Neste fim de semana em Fortaleza, foi realizada a última etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Sábado, na final feminina, a dupla campeã do circuito, as brasileiras Juliana e Larissa, perderam para a dupla campeã olímpica, Walsh e May, por 2 sets a 0 (21/16 e 21/14). A festa brasileira veio no domingo, onde, os também campeões do circuito, Ricardo e Emanuel venceram Rogers e Daulhauser por 2 sets a 0 (21/13 e 21/15) e conquistaram a etapa brasileira.

- EUA dominam no Chile

Neste fim de semana aconteceu as finais do Pré Olímpico Feminino, em Valdívia no Chile. E deu a lógica, os EUA detonaram a seleção cubana na final por 101 a 71 e conseguindo a vaga direta para a Pequim. A seleção brasileira ficou com o bronze ao derrotar as argentinas por 73 a 41 e agora joga o Pré Olímpico mundial para confirmar a vaga olímpica.

Palmeiras empata e sai do G-4

Share |

Por Saimon Nouh


O adversário de ontem era o ideal para que o Palmeiras conseguisse uma vitória tranqüila e continuasse por duas rodadas seguidas dentro do G-4, a zona de classificação a Libertadores 2008. Só que na noite deste domingo em Natal, o Palmeiras bobeou e apenas empatou com o último colocado e praticamente rebaixado América-RN. Assim, os comandados do técnico Caio Júnior chegaram aos 44 pontos e saíram do G-4 do Campeonato Brasileiro, já que o Santos venceu o Vasco por 1x0. A última vez que o Palmeiras havia permanecido por duas rodadas consecutivas nesta parte da tabela de classificação foi no dia 14 de julho, após vitória sobre Náutico por 1x0 e empate contra o Grêmio. No fim de semana passado o Palmeiras venceu o Corinthians por 1x0. A vitória no clássico garantiu esta posição ao time do Palestra Itália. Agora o empate faz o time cair para a quinta posição.

Já o clube do Rio Grande do Norte, praticamente rebaixado à Série B, conseguiu seu terceiro ponto nos últimos quatro compromissos. Agora com 13, o time alvirrubro tem 21 pontos de desvantagem em relação ao Paraná Clube, primeiro figurante fora da degola. É óbvio que não há chance de recuperação.


Mesmo sem poder contar com seus principais jogadores Valdivia e Edmundo, o Palmeiras iniciou a partida dominando as ações ofensivas e criando várias chances de gol, principalmente com Caio, em cobranças de falta. Mas a ausência da dupla responsável por 10 gols do time na competição pareceu pesar. Intranqüilos à frente do goleiro Sérvulo, os atacantes Luiz Henrique e Max não foram efetivos ao concluir as jogadas. Principalmente Max que perdeu pelo menos três gols incríveis. E a situação piorou ainda mais quando o meio-campista Martinez, que já marcou cinco vezes no Nacional, chocou-se com adversário, sangrou o nariz e teve de ser substituído. Hoje o médico do Palmeiras afirmou que ele ficará de três a seis semanas sem jogar. Ele perderá jogos importantes contra Santos, Vasco e Grêmio. A partir daí, o América-RN acreditou em suas forças e arriscou algumas investidas contra Diego Cavalieri.

Na etapa final, o Palmeiras buscou alternativas, com a substituição de sua dupla de ataque, mas novamente esbarrou em seus próprios erros de finalização e nas intervenções do camisa 1 americano, que foi o melhor jogo do América-RN ontem. Enquanto que a situação se repetiu do outro lado, com Cavalieri defendendo as poucas situações criadas pelos anfitriões. No fim, Sérvulo salvou o América-RN em dois lances e decretou o placar de 0x0.

Na seqüência do Campeonato, o Palmeiras volta a encarar um adversário nordestino. Às 19h30 da próxima quarta-feira, recebe no Parque Antarctica o Náutico, que vem em ascensão. Já o América-RN, no dia seguinte, encara o Paraná Clube, novamente em seus domínios.

Cruzeiro perde em casa e dá adeus ao título

Share |

Por Leonardo Martins


Nem o mais pessimista torcedor cruzeirense poderia imaginar o que aconteceu ontem no Mineirão. Onde jogaram Figueirense e Cruzeiro, jogo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro esbarrou em seus próprios erros e na ótima partida do time catarinense e perdeu por 2 a 1, dando adeus, praticamente, a qualquer chance de título.

Parecia que seria mais um show do ataque cruzeirense no campeonato, pois, começou o jogo impondo um ritmo elétrico, com muita velocidade e pressionando o Figueira. O time mineiro foi no embalo da torcida que compareceu em bom número ao estádio e criou chances com Roni e Marcelo Moreno. O gol era questão de tempo, tanto é que, aos 18 minutos, Leandro Domingues cruzou rasteiro e o zagueiro Felipe Santana do Figueira desviou o cruzamento para o gol marcando gol contra. Todos acharam que iria ser mais uma goleada cruzeirense no campeonato, mas o que se viu em campo, após o gol, foi um acomodamento inexplicável do time do Cruzeiro que passou a tocar a bola e a não impor o ritmo forte do inicio de jogo. O Figueirense começou o jogo perdido em campo mas, devido a essa acomodação do time da casa, foi melhorando e gostando do jogo, impondo uma ótima marcação que neutralizava os ataques cruzeirenses. O Figueira empatou no final do 1º tempo, aos 42, Fernandes chutou erradamente mas a bola foi na direção de André Santos que deu um lindo toque encobrindo a zaga cruzeirense.

No intervalo, o técnico Dorival Júnior mexeu na equipe tirando o lateral João Vitor e colocando o volante Aldo improvisado na esquerda. Porém, essa substituição não deu certo, pois o time ficou sem jogadas pela esquerda e sobrecarregou o esforçado Mariano na direita. Mesmo assim, o Cruzeiro pressionava mas não tinha muita objetividade. A torcida pediu os xodós da torcida, Guilherme e Kerlon, que entraram mas muito a quem do que eles jogam. Resumo, o Cruzeiro fazia uma má partida, errava muitos passes, mas teve chances de desempatar a partida, com Guilherme e os zagueiros, todos defendidos por Wilson. A noite não era cruzeirense. O Figueira, a essa altura do jogo, já não ia muito ao ataque se contentando com um empate, mas conseguiu o gol da vitória no último lance da partida. Aos 47 minutos, Guilherme saiu jogando errado e deu o contra-ataque veloz aos catarinenses que Peter aproveitou e marcou na saída de Fábio. O jogo termina com a vitória justa do Figueirense que impôs uma ótima marcação e aproveitou as chances.

O resultado fez com que os mineiros dessem, praticamente, adeus ao título brasileiro, já que o líder São Paulo abriu uma vantagem de 12 pontos. Mas o Cruzeiro ainda tem excelentes chances de ir para a Libertadores e na próxima rodada tem confronto direto por ela enfrentando o Santos no Mineirão. A vitória afastou os catarinenses, momentaneamente, da zona vermelha com 37 pontos e na 11ª posição, na próxima rodada o Figueira tem confronto direto contra o Inter em casa.
Juventude 1x2 Grêmio
O Grêmio consolida como um dos melhores times do Campeonato ao vencer o Juventude em Caxias do Sul por 2 a 1. Os gols da partida saíram no 2º tempo, Jonas e Diego Souza fizeram para o Grêmio, enquanto Bruno descontou para o time da serra gaúcha. O Grêmio, com o resultado, continua em 3º com 47 pontos e o Ju vê sua situação se complicar já que ocupa o penúltimo lugar com 27 pontos.

São Paulo vira e coloca a mão na taça

Share |

Por Leonardo Martins


O São Paulo deu mais um grande passo rumo ao título brasileiro. O time venceu o Internacional em Porto Alegre, em jogo disputado na tarde de hoje e foi válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O tricolor não fez uma boa partida mas a sorte de campeão agiu mais uma vez e conseguiu uma ótima virada, vencendo o Inter por 2 a 1.

O jogo começou com o Inter dominando as ações mas a defesa quase intransponível do São Paulo não deixava os gaúchos criarem chances. O São Paulo também esbarrava na ótima marcação do Inter, que tinha uma zaga firme, o tricolor não repetia as boas atuações dos últimos jogos errando muitos passes. Esse domínio colorado resultou no 1º gol da partida, aos 21, Alex cobrou escanteio na cabeça do uruguaio Sorondo que mandou a bola para o fundo do gol de Rogério. No minuto seguinte, o zagueiro Índio recebeu o 2º cartão amarelo na partida e foi expulso. Para recompor a zaga, o técnico Abel não fez substituição, ele recuou o volante Edinho para a zaga e funcionou muito bem. O time não perdeu em marcação e continuou bem no jogo. O Internacional perdeu muitas chances para ampliar o placar e isso fez falta no final. A etapa termina com os donos da casa na frente por méritos.

No intervalo, o técnico Muricy tirou o ala Souza e colocou o volante Zé Luiz e puxando Leandro para a ala direita. Porém, essa substituição não deu um resultado rápido, pois o Inter continuava melhor no jogo e criando chances, principalmente com Fernandão, mas não as aproveitando. Logo depois, os gaúchos reclamaram pênalti em Fernandão não marcado, fato que revoltou a torcida e o técnico do Inter. Depois deste lance, o São Paulo começou a mostrar porque é virtualmente campeão, aos 28 minutos, Diego Tardelli, que havia entrado no lugar de Dagoberto, cruzou rasteiro e Edinho marcou contra empatando a partida. 5 minutos mais tarde, o São Paulo chegou a virada, Jorge Wágner cruzou e Borges subiu mais que a zaga e cabeceou para a meta do Inter. A virada do São Paulo fez o Inter se animar em campo e tentar o empate mas não obtendo o resultado esperado.

O São Paulo foi ajudado pela surpreendente derrota do vice líder Cruzeiro para o Figueirense e abriu uma vantagem praticamente irreversível de 12 pontos, 63 a 51. Na próxima rodada, o Tricolor vai ao Maracanã enfrentar o Flamengo. O Inter se aproximou da zona vermelha no 14º lugar com 36 pontos e na próxima rodada enfrenta o Figueirense em um confronto direto em Florianópolis.

Botafogo segue o seu calvário e é humilhado pelo Goiás em pleno Maraca

Share |

Por Gabriel Seixas


- Comprovando a péssima fase em que vive, tanto dentro quanto fora do campo, o Botafogo foi derrotado pelo Goiás no Maracanã por 3 a 0 de forma humilhante e se complica no Campeonato Brasileiro. Na partida em que marcou a estréia de Mário Sérgio no comando alvinegro, substituindo Cuca, a equipe foi apática em toda a partida, sentindo a pressão exercida pela torcida. O Goiás, aproveitando-se disso, controlou a partida do início ao fim e conseguiu um excelente resultado, melhorando sua campanha fora de casa na competição, e se distanciando da zona do rebaixamento.

- A derrota para o River Plate ainda está na cabeça de jogadores, torcida e dirigentes do Botafogo. Prova disso foi a atuação de hoje, que não poderia ser pior. Sob o comando de Mário Sérgio, a equipe se entregou após sofrer o primeiro gol, e o estreante não soube como conter as falhas de sua equipe. Já não bastasse o grito de “Cuca, Cuca” nas arquibancadas, o Fogão ainda foi vítima de um olé goiano no final da partida. Com o resultado, o Botafogo é o sétimo colocado, mantendo os 42 pontos, enquanto o Goiás soma 37, e está em 10º.

- Sem poder contar com Dodô, Jorge Henrique e Túlio, o estreante Mário Sérgio inovou na escalação da equipe. Pela primeira vez, a equipe atuou com três zagueiros de ofício, já que Luciano Almeida foi para o banco de reservas. No meio-campo, Adriano Felício era o encarregado de fazer a ligação entre defesa e ataque no meio, enquanto na lateral-esquerda, Alessandro foi improvisado. Porém, o 3-4-2-1 de Mário não funcionou na partida.

- Do outro lado, o técnico Márcio Araújo, que faz sua estréia dirigindo o Goiás em partidas no Campeonato Brasileiro, atuou no 3-4-2-1 variando para 3-4-1-2, já que Harrison variava entre meia armador e 2º atacante. Outra novidade foi a presença de Danilo Portugal na zaga, atuando como líbero, posição nova para o volante de origem.

- O Botafogo começou avassalador, visando reabilitar-se com a torcida alvinegra. Lúcio Flávio e Reinaldo, nos minutos iniciais da partida, pararam na muralha chamada Harlei, que por sinal, quase entrou um gol de bandeja para Alex poucos minutos depois. Porém, o Goiás foi mais eficiente, e em seu primeiro lance efetivo de gol, Vitor chutou para defesa parcial de Roger, já que no rebote, Élson acertou um peixinho e abriu o placar para a equipe da serra.

- A partir daí, o Botafogo perdeu o equilíbrio emocional na partida. Pressionado pela torcida, que protestava bastante na arquibancada, o Fogão não conseguia criar chances de gol, já que seu meio-campo era praticamente nulo. E após o pontapé de Lúcio Flávio em Paulo Baier, que resultou na expulsão do camisa 10 alvinegro, as coisas pioraram de vez. Rinaldo, que acabara de entrar na vaga de Fabrício Carvalho, aproveitou roubada de bola e passe de Vítor, e completou para o gol, fazendo o segundo. Ainda deu tempo de Ernando fazer o terceiro, após rebatida de Roger na cobrança de falta de Paulo Baier. No final da partida, o lateral Maurinho, que entrou no segundo tempo, fez falta dura em Leandro Guerreiro e também foi expulso. Igualdade em expulsões, soberba do Goiás contra o Botafogo. Te cuida, Mário Sérgio!