segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Cruzeiro perde em casa e dá adeus ao título

Share |

Por Leonardo Martins


Nem o mais pessimista torcedor cruzeirense poderia imaginar o que aconteceu ontem no Mineirão. Onde jogaram Figueirense e Cruzeiro, jogo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro esbarrou em seus próprios erros e na ótima partida do time catarinense e perdeu por 2 a 1, dando adeus, praticamente, a qualquer chance de título.

Parecia que seria mais um show do ataque cruzeirense no campeonato, pois, começou o jogo impondo um ritmo elétrico, com muita velocidade e pressionando o Figueira. O time mineiro foi no embalo da torcida que compareceu em bom número ao estádio e criou chances com Roni e Marcelo Moreno. O gol era questão de tempo, tanto é que, aos 18 minutos, Leandro Domingues cruzou rasteiro e o zagueiro Felipe Santana do Figueira desviou o cruzamento para o gol marcando gol contra. Todos acharam que iria ser mais uma goleada cruzeirense no campeonato, mas o que se viu em campo, após o gol, foi um acomodamento inexplicável do time do Cruzeiro que passou a tocar a bola e a não impor o ritmo forte do inicio de jogo. O Figueirense começou o jogo perdido em campo mas, devido a essa acomodação do time da casa, foi melhorando e gostando do jogo, impondo uma ótima marcação que neutralizava os ataques cruzeirenses. O Figueira empatou no final do 1º tempo, aos 42, Fernandes chutou erradamente mas a bola foi na direção de André Santos que deu um lindo toque encobrindo a zaga cruzeirense.

No intervalo, o técnico Dorival Júnior mexeu na equipe tirando o lateral João Vitor e colocando o volante Aldo improvisado na esquerda. Porém, essa substituição não deu certo, pois o time ficou sem jogadas pela esquerda e sobrecarregou o esforçado Mariano na direita. Mesmo assim, o Cruzeiro pressionava mas não tinha muita objetividade. A torcida pediu os xodós da torcida, Guilherme e Kerlon, que entraram mas muito a quem do que eles jogam. Resumo, o Cruzeiro fazia uma má partida, errava muitos passes, mas teve chances de desempatar a partida, com Guilherme e os zagueiros, todos defendidos por Wilson. A noite não era cruzeirense. O Figueira, a essa altura do jogo, já não ia muito ao ataque se contentando com um empate, mas conseguiu o gol da vitória no último lance da partida. Aos 47 minutos, Guilherme saiu jogando errado e deu o contra-ataque veloz aos catarinenses que Peter aproveitou e marcou na saída de Fábio. O jogo termina com a vitória justa do Figueirense que impôs uma ótima marcação e aproveitou as chances.

O resultado fez com que os mineiros dessem, praticamente, adeus ao título brasileiro, já que o líder São Paulo abriu uma vantagem de 12 pontos. Mas o Cruzeiro ainda tem excelentes chances de ir para a Libertadores e na próxima rodada tem confronto direto por ela enfrentando o Santos no Mineirão. A vitória afastou os catarinenses, momentaneamente, da zona vermelha com 37 pontos e na 11ª posição, na próxima rodada o Figueira tem confronto direto contra o Inter em casa.
Juventude 1x2 Grêmio
O Grêmio consolida como um dos melhores times do Campeonato ao vencer o Juventude em Caxias do Sul por 2 a 1. Os gols da partida saíram no 2º tempo, Jonas e Diego Souza fizeram para o Grêmio, enquanto Bruno descontou para o time da serra gaúcha. O Grêmio, com o resultado, continua em 3º com 47 pontos e o Ju vê sua situação se complicar já que ocupa o penúltimo lugar com 27 pontos.

Nenhum comentário: